Marketing de conteúdo: como divulgar

Não adianta dar foco no marketing de conteúdo, o importante é como divulgar!

Você perde tempo, investe, pesquisa, planeja, escreve e aí nada acontece. Um dos pontos principais é divulgar corretamente o conteúdo que você produz.

Isso é fundamental para você ter mais retorno com sua estratégia de marketing de conteúdo e médio e longo prazo.

Também é fundamental você variar e analisar as estratégias que está utilizando, e quais estão dando mais ou menos resultados.

Mas saiba que ao produzir e divulgar conteúdos em diferentes formatos você tende a agregar mais valor para o seu público.

Seja compartilhável

Lembre-se de permitir todos os tipos de compartilhamentos a partir do seu próprio conteúdo, pelo menos nas redes sociais que você gostaria de ser compartilhado, bem como envio por e-mail, impressão e até WhatsApp.

Aqui estou falando do usuário que está lendo o seu conteúdo, assim como você. Observe que lá no final do post eu tenho o compartilhamento – que eu acho adequado – para o meu público aqui, na verdade são nativos do meu tema.

Lembre-se que o Facebook é página, é o seu perfil pessoal e os grupos que você participa – desde que seja permitido.

Facilite para o usuário

Faça o compartilhamento visível e fácil de utilizar pelos seus usuários.

Não adianta encher de redes que nunca são utilizadas ou não tem uso direto para sua audiência.

Lembre-se que para compartilhar na maioria das redes, a correta utilização do OpenGraph é o suficiente, entendendo que você terá o título do post, a imagem destaque e as primeiras linhas da postagem, além do link da publicação, indo sempre.

Pelo menos isso seria o básico necessário.

Adaptando o conteúdo

Caso você tenha mais tempo, ou alguma ajuda, até uma equipe, poderá adaptar os conteúdos para cada mídia, criando conteúdos adicionais à sua postagem, como por exemplo:

  • Uma imagem destaque personalizada;
  • Um GIF animado;
  • Um vídeo (para o Instagram por exemplo);
  • Um infográfico com algumas informações chave;
  • Um texto diferente com CTA (call to action) – por favor não confunda com clickbait!
  • Pode fazer uma transmissão ao vivo para divulgar um post;

De fato, não existe limites para sua criatividade. Claro, sendo você uma pessoa ou uma empresa, trabalhe o seu público alvo de acordo.

Sim eu tenho que falar de SEO

Pois a busca orgânica faz parte da divulgação, talvez a mais importante parte, a que vai lhe trazer visitas por muitos e muitos anos depois da publicação – se o conteúdo ainda fizer algum sentido.

Lembre-se, títulos (H1), subtítulos (H2, H3, H4), imagens com nomenclatura e descrição adequada, textos fáceis de ler, densidade de palavras-chave, tudo vai impactar.

Até a URL do link ajuda. Ainda tem a meta descrição, as tags do cabeçalho, tudo aqui você já deve estar ciente.

Mas isso tudo não adianta se o texto não for agradável, rico e pertinente.

Alguns conteúdos são mais compartilhados que outros

Estranhamente, mesmo posts bem escritos e relevantes, eventualmente não tem muito compartilhamento, mesmo com uma imagem destaque bonita ou muito customizada.

Entendemos que alguns tipos, listas de postagens (aqueles posts que você faz de tempos em tempos sobre determinados assuntos), estudos de caso, e guias especializados tendem a ter mais compartilhamentos.

Ainda, infográficos também são muito compartilhados.

Talvez o usuário se sinta compelido a fazer isso em função da percepção do conteúdo ter mais relevância do que um post simples.

Lembre-se de captar os e-mails

Sim, porque o email marketing é uma das maneiras mais efetivas para divulgar o seu conteúdo.

Mantendo seu site atualizado e com pontos de coleta, opt-in e pop-ups você tende a aumentar a sua base.

Pode aproveitar ainda para enviar conteúdos exclusivos como e-books para quem lhe fornecer o e-mail.

Lembre-se de sempre fazer double opt-in. E falando nisso aproveite a dica e se cadastre aí para receber meu email marketing!

E ainda, se puder, automatize. Faça o seu cadastro aqui e quando receber o primeiro e-mail você perceberá que está tudo automatizado.

Links internos

Pode não parecer importante, mas relacionar o conteúdo com outros conteúdos que você já publicou é de extrema importância.

Primeiro os mecanismos como o Google pontuam isso.

Segundo que os usuários percebem indiretamente que você já tem mais conteúdo relacionado sobre o assunto.

Isso lhe dá, digamos assim, relevância, você está de fato falando sobre o mesmo assunto e seus relacionamentos, então é muito possível que você seja um especialista nisso.

Automatize

Eventualmente você pode automatizar a divulgação do seu conteúdo, sei que pode parecer sem muito amor envolvido, mas ajuda.

Inclusive utilizo ferramentas para me ajudar nesse ponto.

E uma das coisas que eu acho mais importantes é o recompartilhamento automático, digamos que uma semana depois, um mês depois e três meses depois de publicado o conteúdo.

Tudo ajuda.

Influenciadores e autoridades

Se você conseguir captar a atenção de alguém relevante no seu mercado, que cite, replique ou mesmo comente na sua postagem, isso pode lhe dar uma grande visibilidade adicional.

Uma maneira de conseguir isso é comentar nas postagens alheias, desde que faça sentido, sem abusar, e quando for o caso colocar o link do seu blog, ou até da sua postagem.

E se você utilizou conteúdo de alguém, cite na sua publicação, dê os créditos devidamente.

Nem sempre espere ser bem recebido.

Crie apresentações e vídeos

É outra forma, de vez em quando eu consigo fazer isso, não só crio uma apresentação em PowerPoint, como a compartilho no SlideShare ou outras ferramentas, com links para a postagem original.

E também a partir da apresentação, ou mesmo com vídeo direto, eventualmente crio algum vídeo que publico no YouTube, linkando também para a postagem original.

Devo anunciar meu conteúdo?

Se o dinheiro estiver disponível e sobrando vá lá, mas não espere audiência qualificada se fizer isso apenas no Facebook.

Tenho muita coisa publicada, o que faço?

Reaproveite, reaproveite, ajuste, e vamos de novo!

Lembre-se, divulgar o conteúdo certo para a audiência correta, tráfego não qualificado não serve muito para nada.

Lembre-se de verificar e atualizar os conteúdos de tempos em tempos, até o título pode ser atualizado.

E o seu blog?

Sim ele precisa ser bonito, atraente, carregar rápido e ainda, ter conteúdo relevante. Se quiser melhorar o seu blog, posso lhe ajudar.

Como produzir e divulgar conteúdos?

Eu lhe ajudo e você me ajuda.

Dê uma olhada aqui no curso Preciso criar conteúdo e comente, quem sabe te dou um voucher com desconto?

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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