Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Criar conteúdo para a Internet é importante?

Criar conteúdo para a Internet é importante?

Eu não diria que criar conteúdo é importante, criar conteúdo para a Internet é fundamental e necessário.

Eu recebo muitas solicitações, de clientes, de fornecedores, de amigos, de colegas da comunidade de WordPress, como faço para manter o fluxo de conteúdo e como manter a “torneira” aberta.

Bem na verdade é a prática. Você precisa se manter ativo na criação de conteúdo. As coisas virão mais facilmente se você mantiver uma frequência, criar um método.

As principais perguntas

  • Como criar conteúdo para site?
  • Como gerar conteúdo? Não consigo!
  • Como criar conteúdo para vendas? Preciso vender mais.
  • Como criar conteúdo para email marketing? Não consigo fazer envios.
  • Como criar conteúdo de qualidade? É muito difícil.
  • Como criar conteúdo com frequência? É impossível, tenho que tocar a empresa.

Bem na verdade tudo fica mais difícil quando vamos focar no problema apenas na véspera.

Com a Black Friday chegando parece que piora, vamos fazer os últimos 6 meses em algumas semanas!

Aí é claro que não vai funcionar. Você precisa criar conteúdos que tenham alguma relevância para a sua audiência. As vezes nem sabendo quem ela é de fato.

E depois medir o resultado do que está criando e medir o impacto disso, para poder ajustar e seguir em frente.

E fazer isso na semana de maior volume de vendas para alguns, fica realmente muito difícil.

Você pode ter números conflitantes, seu site provavelmente será acessado pelas vendas, interesses em produtos e serviços, neste período, não necessariamente pelo esforço recente na produção de conteúdos.

Então não deixe isso para a última hora, o marketing de conteúdo é um grande aliado, o SEO, e os resultados começam a aparecer se você fizer o básico bem feito.

E falando nele, é importante lembrar que o marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3X mais leads, em média, que o marketing convencional (sim, todo ele).

Então não é possível que você não possa levar isso um pouco mais a sério e começar a tirar proveito disso.

Os blogs são o terceiro recurso mais influente na hora da compra, só perde para sites de varejo e sites institucionais.

A busca orgânica pode mudar tudo, pense nisso!

Mas não é tão simples

Você terá que se preocupar com muitos pontos para gerar conteúdo:

  • A ideia;
  • O conteúdo;
  • A formatação;
  • A divulgação;
  • A interação;
  • A requalificação;

Todos os pontos são importantes. Eu creio que você pode ir mais a fundo nesse assunto.

Se quiser se aprofundar observe aqui o curso ou o livro.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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