Criar conteúdo para a Internet é importante?

Eu não diria que criar conteúdo é importante, criar conteúdo para a Internet é fundamental e necessário.

Eu recebo muitas solicitações, de clientes, de fornecedores, de amigos, de colegas da comunidade de WordPress, como faço para manter o fluxo de conteúdo e como manter a “torneira” aberta.

Bem na verdade é a prática. Você precisa se manter ativo na criação de conteúdo. As coisas virão mais facilmente se você mantiver uma frequência, criar um método.

As principais perguntas sobre produção de conteúdo

  • Como criar conteúdo para site?
  • Como gerar conteúdo? Não consigo!
  • Como criar conteúdo para vendas? Preciso vender mais.
  • Como criar conteúdo para email marketing? Não consigo fazer envios.
  • Como criar conteúdo de qualidade? É muito difícil.
  • Como criar conteúdo com frequência? É impossível, tenho que tocar a empresa.

Bem na verdade tudo fica mais difícil quando vamos focar no problema apenas na véspera.

Com a Black Friday chegando parece que piora, vamos fazer os últimos 6 meses em algumas semanas!

Aí é claro que não vai funcionar. Você precisa criar conteúdo que tenham alguma relevância para a sua audiência. As vezes nem sabendo quem ela é de fato.

E depois medir o resultado do que está criando e medir o impacto disso, para poder ajustar e seguir em frente.

E fazer isso na semana de maior volume de vendas para alguns, fica realmente muito difícil.

Você pode ter números conflitantes, seu site provavelmente será acessado pelas vendas, interesses em produtos e serviços, neste período, não necessariamente pelo esforço recente na produção de conteúdo.

Então não deixe isso para a última hora, o marketing de conteúdo é um grande aliado, o SEO, e os resultados começam a aparecer se você fizer o básico bem-feito.

E falando nele, é importante lembrar que o marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3X mais leads, em média, que o marketing convencional (sim, todo ele).

Então não é possível que você não possa levar isso um pouco mais a sério e começar a tirar proveito disso.

Os blogs são o terceiro recurso mais influente na hora da compra, só perde para sites de varejo e sites institucionais.

A busca orgânica pode mudar tudo, pense nisso!

Mas não é tão simples produzir conteúdo

Você terá que se preocupar com muitos pontos para gerar conteúdo:

  • A ideia;
  • O conteúdo;
  • A formatação;
  • A divulgação;
  • A interação;
  • A requalificação;

Todos os pontos são importantes. Eu creio que você pode ir mais a fundo nesse assunto. Se quiser se aprofundar observe aqui o curso ou o livro.

Eu sou meio suspeito, mas uma vez que comecei ajudar meus clientes a produzirem conteúdo para a web, desde 2000 aproximadamente, percebi que existem alguns problemas comuns que a maioria das empresas sofre:

  • Acham que não tem conteúdo para produzir;
  • Sempre imaginam escassez de assuntos para escrever a respeito;
  • Demoram para criar metodologia própria;
  • Sofrem para manter a periodicidade de geração / publicação de conteúdos;
  • Tem dificuldade para acrescentar conteúdos adicionais ao texto, imagens, links, vídeos, esquemas, arquivos, etc;
  • Quando conseguem deixar o processo azeitado e funcional, perdem o colaborador responsável e aí a coisa toda degringola;
  • Tem dificuldade de envolver todos os departamentos da empresa na produção de conteúdo;

Enfim, poderia acrescentar mais uma dúzia de itens à lista, mas por hora é isso.

Escrever conteúdo para quem?

Claro que você precisa pensar no seu público (e normalmente não faz ideia de quem seja), pensar nos tipos de conteúdo que seja relevante para o seu nicho de mercado, que tenha a ver com seus produtos e serviços, e que seja importante para seu segmento de negócios.

Saiba que as vezes os concorrentes são fonte importante de subsídios e de inspiração para você criar seus conteúdos originais. Então sim, você deve monitorar a concorrência e o seu mercado de atuação, além daqueles indiretos ao seu.

Saber quais são os temas “na moda”, as tendências do momento, isso tudo ajuda a criar um “banco de ideias” do que pode ser produzido.

Além disso, manter o calendário periódico ajuda a manter o fluxo de publicações necessárias para você ter sucesso, e aí isso quer dizer relevância no SEO, visitas, consultas e é claro, se traduzir em vendas.

Além disso tudo, é importante enriquecer o conteúdo textual com os recursos que forem possíveis, isso mostra que você teve um trabalho para produzir o material, além é claro de deixar a experiência mais enriquecida. E não esqueça de citar as referências!

Se você quer melhorar a sua produção de conteúdo para a web, que tal fazer o meu curso gratuito? Você pode ir direto aos módulos que tiver interesse mais imediato, confira aqui o curso e se cadastre ainda hoje.

Posso viver de produção de conteúdo?

Claro que sim, você pode criar seus próprios conteúdos / sites / blogs, monetizar, pode criar conteúdo para terceiros, pode oferecer ajustes em conteúdos existentes, criar publicações periódicas para pessoas físicas e jurídicas, existe um mundo completo de oportunidades para isso.

Ainda que tenha sido muito genérico no parágrafo anterior, lembre, sites, blogs, email marketing, redes sociais, e-books, livros, podcasts, vídeos, produtos, serviços, e por aí vai.

Onde surgiu o marketing de conteúdo?

Dizem que foi por volta de 1890, o pessoal da John Deere percebeu que poderia informar melhor os agricultores, sobre os seus produtos e como resolver problemas comuns. Estava inventada a treta!

20 sugestões para se produzir um conteúdo de qualidade para a web

  1. Identifique seu público-alvo e escreva de forma clara e objetiva para atender às suas necessidades.
  2. Pesquise e organize suas ideias antes de começar a escrever.
  3. Utilize uma linguagem simples, evitando jargões e termos técnicos complexos.
  4. Mantenha o foco no assunto principal, sem se perder em detalhes irrelevantes.
  5. Utilize fontes confiáveis e faça referência a elas ao longo do conteúdo.
  6. Utilize exemplos concretos para ilustrar seus pontos de vista.
  7. Use imagens e vídeos para tornar seu conteúdo mais atrativo e compreensível.
  8. Utilize títulos e subtítulos para organizar seu conteúdo e facilitar a leitura.
  9. Faça uso de palavras-chave para facilitar a pesquisa e a indexação nos mecanismos de busca.
  10. Evite o plágio, dando crédito às fontes consultadas e usando sua própria linguagem para expressar suas ideias.
  11. Revise seu conteúdo para garantir que ele esteja livre de erros gramaticais e de ortografia.
  12. Utilize links internos e externos para direcionar os leitores a conteúdos relacionados e complementares.
  13. Adapte seu conteúdo para diferentes dispositivos, como desktops, smartphones e tablets.
  14. Seja criativo na apresentação do conteúdo, utilizando elementos como infográficos e animações.
  15. Inclua um call-to-action para incentivar o engajamento dos leitores.
  16. Mantenha-se atualizado sobre as tendências e novidades do seu nicho de mercado.
  17. Utilize uma linguagem acessível, evitando termos técnicos que possam confundir o leitor.
  18. Seja objetivo e conciso, evitando repetições desnecessárias.
  19. Use uma estrutura clara e lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  20. Peça feedback dos leitores para entender suas necessidades e aprimorar seu conteúdo.

 Então é fácil fazer conteúdo para a web?

Não necessariamente, mas se você sabe estruturar um texto, seja bem-vindo, se eu consigo alguma coisa, certamente você também conseguirá.

Utilize as dicas dos outros, crie seu próprio método, utilize ferramentas, comece com as gratuitas, entenda mais de SEO, pense nas máquinas que vão indexar seus conteúdos, mas escreva para os humanos!

Lembre-se que quanto mais você escrever, mais fácil ficará, e muito melhor você se tornará, é incrível como isso funciona.

Alguns dirão que é sorte 😉

Se preferir assista ao vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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