Fazer conteúdo é a melhor forma de fazer um negócio ou marca crescer hoje.
No entanto, a maioria das pessoas erra, postando coisas aleatoriamente ou correndo atrás de modinhas, o que torna o trabalho muito mais difícil do que precisa ser.
O segredo é que, quando você entende como o conteúdo funciona, ele se torna supersimples.
Utilize um sistema simples de três etapas que, com a ajuda de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), que transforma uma única ideia em mais de 20 peças de conteúdo para várias redes sociais.
O sistema se baseia em três etapas principais e no uso estratégico de uma IA para multiplicar o trabalho:
Utilize um processo com três fases para garantir que as ideias sejam fortes e possam ser usadas em vários lugares:
- Passo 1: Base de ideias: É o momento de coletar inspirações de outros criadores e também usar seus próprios vídeos antigos para criar ideias de títulos “matadoras” para o YouTube,.
- Passo 2: O pilar: É a sua ideia principal. O conteúdo pilar é a peça mais importante de todo o sistema.
- Passo 3: A Cascata de Conteúdo: Este é o sistema que pega a ideia principal e a transforma em 20 ou mais conteúdos menores para outras redes.
O conteúdo pilar deve ser uma peça de conteúdo longo, geralmente um vídeo do YouTube.
A razão para isso é que esse vídeo longo serve como a “fonte” de todo o resto.
A partir dele, você pode criar: posts para o LinkedIn, carrosséis e reels para o Instagram, shorts para o YouTube, vídeos para o TikTok e até posts curtos para o X (Twitter).
Utilize uma ferramenta de IA para a multiplicação de conteúdo.
Nela o usuário pode adicionar referências de várias plataformas (YouTube, Instagram, X, LinkedIn).
A IA é capaz de transcrever o conteúdo dessas referências automaticamente e usá-lo para criar coisas novas, como ideias de roteiro e títulos.
Para que o conteúdo criado pela IA soe como o criador de verdade e não como um robô, é fundamental dar a ela uma grande base de conhecimento.
Isso significa alimentar a IA com seus vídeos e textos antigos, garantindo que a linguagem, o estilo e a personalidade únicos sejam mantidos no novo conteúdo.
O resultado da IA depende de duas coisas: o comando (prompt) que você dá e a base de conhecimento que você oferece.
É preciso ser super específico nas instruções, combinando as inspirações, o estilo pessoal e os frameworks de escrita para gerar ideias de alta qualidade.
O poder da reciclagem
A grande vantagem da Cascata de Conteúdo é que você não precisa “reinventar a roda”.
Ao criar o Pilar, a IA usa esse material longo para adaptá-lo a formatos curtos.
Por exemplo, ela pode pegar uma ideia do vídeo pilar para transformá-la em um reel viral para o Instagram com ganchos específicos.
Essa estratégia economiza tempo e permite que o criador se concentre na ideia principal, deixando que a ferramenta faça o trabalho pesado de adaptação.
Conclusão
Ao seguir as três etapas e usar uma ferramenta de IA como o Poppy AI, ChatGPT, Gemini, Claude ou Perplexity, você deixa de criar conteúdo de forma aleatória e passa a ter uma estratégia de alto nível.
Você consegue pegar uma única ideia de vídeo (o pilar) e transformá-la em mais de 20 conteúdos estratégicos para todas as redes sociais.
Esse método oferece uma “vantagem injusta” na criação de conteúdo, permitindo que você escale sua marca muito mais rápido e com eficiência.
Se isso fez sentido para você, considere se inscrever na newsletter.







