Você pode se perguntar como deixar seu site mais atraente, mas o importante é qual o objetivo de fazer isso?
Mais importante de tudo é lembrar que o site é o seu hub. Ele normalmente vai ser o local de maior contato com todos os seus tipos de clientes, ele que vai dar aquela primeira impressão do seu negócio.
E a primeira impressão é a que fica, ainda mais se você quiser vender algo pela Internet, ou ao menos causar uma excelente primeira impressão e causar no pretendente a intenção de entrar em contato de alguma forma.
Construindo confiança
Uma estratégia planejada quando o site estiver sendo apenas pensado, pode facilitar todo o processo. Escrever quem são os clientes, ou pelo menos o perfil do cliente que se pretende atingir, e quais as suas métricas de sucesso, vão ajudar o processo como um todo.
Se o seu site não tem como objetivo ser apenas bonitinho, e você entende que ele é sua principal ferramenta de negócios, então pense o tempo todo no usuário, promover interação, construir melhor sua marca e alavancar conversões.
Aliás, promover a marca é a ponta do iceberg. Construir o que sua marca representa no site é o desafio. Comparar com a concorrência ajuda a definir o escopo inicial e corta o caminho, aproveitando parte do trabalho feito pelos seus concorrentes, mas não pode se resumir a isso.
O planejamento do design precisa antecipar todas as necessidades, requisitos, da sua marca, do seu mercado, e no outro lado atingir o maior número de clientes, em todos os tipos de dispositivos.
E na hora de desenhar?
Quando o planejamento sair do papel, é preciso ajustar todos elementos, logotipo, paleta de cores, experiência do usuário, tipos de conteúdos a serem utilizados, compatibilidade entre diferentes dispositivos e sistemas operacionais, tudo junto ao mesmo tempo.
Se existir então um design, precisa ser implementado, vai ficar um monte de códigos, imagens recortadas e muito CSS e outro scripts, no framework que melhor atender aos seus requisitos.
No final para que tudo isso?
Um site atraente vai trazer melhores impressões, mais visitas eventualmente e o principal, facilitar a conversão, isto é, tornar o usuário um cliente.
Importante lembrar que nos dias de hoje o usuário não tem tempo a perder, passar a sua mensagem, cortar as coisas desnecessárias, deixar o CTA no local apropriado, tudo ajuda a converter, que é o que nos interessa no final.
Lembre-se que o processo não tem fim, lamento se você contratou uma empresa ou um designer/programador “só para fazer o site”, colocar no ar e esquecer.
Não, o processo nunca termina, nem estou falando de testes A/B ou melhorias. É porque você vai ter que ficar constantemente melhorando e ajustando, simples assim.
Ainda, poderia dedicar a maior parte da postagem para um dos fatores mais importantes – até que o design / layout propriamente, que é a produção de diferentes tipos de conteúdos, que você deveria certamente se planejar e passar a manter uma regular agenda de publicações.
Mantenha as coisas simples, mas mantenha as coisas atualizadas!