Como deixar seu site mais atraente

Você pode se perguntar como deixar seu site mais atraente, mas o importante é qual o objetivo de fazer isso?

Mais importante de tudo é lembrar que o site é o seu hub. Ele normalmente vai ser o local de maior contato com todos os seus tipos de clientes, ele que vai dar aquela primeira impressão do seu negócio.

E a primeira impressão é a que fica, ainda mais se você quiser vender algo pela Internet, ou ao menos causar uma excelente primeira impressão e causar no pretendente a intenção de entrar em contato de alguma forma.

Construindo confiança

Uma estratégia planejada quando o site estiver sendo apenas pensado, pode facilitar todo o processo. Escrever quem são os clientes, ou pelo menos o perfil do cliente que se pretende atingir, e quais as suas métricas de sucesso, vão ajudar o processo como um todo.

Se o seu site não tem como objetivo ser apenas bonitinho, e você entende que ele é sua principal ferramenta de negócios, então pense o tempo todo no usuário, promover interação, construir melhor sua marca e alavancar conversões.

Aliás, promover a marca é a ponta do iceberg. Construir o que sua marca representa no site é o desafio. Comparar com a concorrência ajuda a definir o escopo inicial e corta o caminho, aproveitando parte do trabalho feito pelos seus concorrentes, mas não pode se resumir a isso.

O planejamento do design precisa antecipar todas as necessidades, requisitos, da sua marca, do seu mercado, e no outro lado atingir o maior número de clientes, em todos os tipos de dispositivos.

E na hora de desenhar?

Quando o planejamento sair do papel, é preciso ajustar todos elementos, logotipo, paleta de cores, experiência do usuário, tipos de conteúdos a serem utilizados, compatibilidade entre diferentes dispositivos e sistemas operacionais, tudo junto ao mesmo tempo.

Se existir então um design, precisa ser implementado, vai ficar um monte de códigos, imagens recortadas e muito CSS e outro scripts, no framework que melhor atender aos seus requisitos.

No final para que tudo isso?

Um site atraente vai trazer melhores impressões, mais visitas eventualmente e o principal, facilitar a conversão, isto é, tornar o usuário um cliente.

Importante lembrar que nos dias de hoje o usuário não tem tempo a perder, passar a sua mensagem, cortar as coisas desnecessárias, deixar o CTA no local apropriado, tudo ajuda a converter, que é o que nos interessa no final.

Lembre-se que o processo não tem fim, lamento se você contratou uma empresa ou um designer/programador “só para fazer o site”, colocar no ar e esquecer.

Não, o processo nunca termina, nem estou falando de testes A/B ou melhorias. É porque você vai ter que ficar constantemente melhorando e ajustando, simples assim.

Ainda, poderia dedicar a maior parte da postagem para um dos fatores mais importantes – até que o design / layout propriamente, que é a produção de diferentes tipos de conteúdos, que você deveria certamente se planejar e passar a manter uma regular agenda de publicações.

Mantenha as coisas simples, mas mantenha as coisas atualizadas!

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Deixar uma resposta