A virtual assistant for web sites

Authors: Lizandro Kirst da Silva, Daniel Ribeiro Brahm, Gustavo Tagliassuchi (ADS Digital), José Luiz Duizith (ULBRA), Stanley Loh (ULBRA, UCPEL) and Feliz Gouveia (University Fernando Pessoa / CEREM)

Abstract: This work presents a Virtual Assistant (VA) whose main goal is to supply information for Websites users. A VA is a software system that interacts with persons through a Web browser, receiving textual questions and answering automatically without human intervention. The VA supplies information by looking for similar questions in a knowledge base and giving the corresponding answer. Artificial Intelligence techniques are employed in this matching process, to compare the user’s question against questions stored in the base. The main advantage of using the VA is to minimize information overload when users get lost in Websites. The VA can guide the user across the web pages or directly supply information. This is especially important for customers visiting an enterprise site, looking for products, services or prices or needing information about some topic. The VA can also help in Knowledge Management processes inside enterprises, offering an easy way for people storing and retrieving knowledge. An extra advantage is to reduce the structure of Call Centers, since the VA can be given to customers in a CD-ROM. Furthermore, the VA provides Webmasters
with statistics about the usage of the VA (themes more asked, number of visitants, time of conversation).

Click here to download the original PDF.

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 325