Tenho auxiliado muitas empresas e pessoas a produzirem melhores conteúdos. Não que eu seja um especialista, apenas consigo organizar melhor as informações. Dito isso, vamos ver dezenas de tipos de conteúdo para você produzir.
Tudo é uma postagem
É claro, é verdade. A postagem básica, o título H1, introdução, assuntos secundários com H2 e seus respectivos parágrafos e o fechamento no final.
Parece simples, e é mesmo. Vamos sofisticar isso um pouco para incrementar os resultados.
Tipos de conteúdo
- Listas: lembre-se de utilizar bullets ou mesmo listas ordenadas para organizar o conteúdo. Funcionam muito bem.
- Posts do tipo “Como Fazer”: postagens com passo à passo de alguma coisa que você queira esclarecer, produto, serviço, instruções, normalmente tem excelente resultado.
- Perguntas e respostas: o título principal já é a pergunta base para a resposta, que obviamente deve ocupar o conteúdo todo do post. As pessoas costumam pesquisar pelas perguntas que querem ver respondidas.
- Casos de uso, ou cases: são aquelas postagens onde você conta como por exemplo instalou um equipamento na empresa do cliente, explicando como tudo foi feito, os benefícios alcançados e até um depoimento do cliente acrescenta pontos importantes. Se você colher esse depoimento em vídeo melhor ainda.
- Depoimentos: imagine no exemplo acima, casos de uso, você gravou em vídeo o depoimento do cliente sobre seu produto. Além de utilizar esse vídeo no seu canal no YouTube, ainda pode transcrever o que ele falou, incluir em seu caso de uso, incluir apenas o depoimento em uma seção de depoimentos do seu site, ou mesmo produzir uma postagem com o depoimento se for extenso. Pense nisso como uma oportunidade de aproveitar conteúdos.
- Entrevistas: da mesma forma que os depoimentos podem ser utilizados em diversos formatos.
- Demonstração de produtos e serviços: você pode fazer postagens demonstrando seus produtos ou serviços, textualmente, com vídeos e screencasts. Mas não faça longo demais, deixe o usuário querer saber mais e aproveite para colocar um CTA (call to action) no final e fisgar ele.
- Novidades: além das novidades da sua empresa, novidades do mercado que você atua, novidades que impactam sua empresa ou clientes, tudo pode ser aproveitado.
- Opinião de especialistas: aproveite os especialistas da área e produza entrevistas em vídeo, depois fatore o material e coloque nas outras mídias como o blog.
- Materiais eletrônicos: assim como e-books, documentos, templates, demonstração, software, você pode produzir postagens com esse chamariz e pedir o e-mail do usuário para dar acesso ao material.
Só isso de sugestões?
Não, isso são apenas algumas sugestões. Vou sugerir que você vá mais a fundo, vá espionar a concorrência, olhe os blogs deles, se tiverem aquelas dicas valiosas de “posts mais lidos”, estude estes primeiro.
Devem ser mais lidos por algum motivo. Se fizer sentido faça a sua versão para os materiais, provavelmente conseguirá trazer uma parte dos usuários que eles estão atraindo, com os mesmos conteúdos, claro, a sua versão, não vá copiar!
É uma ideia para criar uma quantidade adicional de posts e alimentar o seu calendário de conteúdo, pelo menos por um tempo.