Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Test Drive do Baguete: Mininote HP 2133

O Baguete estreia nesta sexta-feira, 20, a sessão Test Drive, que entrega novidades em tecnologia para avaliação de leitores selecionados. O primeiro equipamento testado foi o mininote HP 2133, aposta da multinacional dentro do segmento dos ultra portáteis.

Avaliaram o equipamento: a CIO da Unimed Porto Alegre, Magda Targa; o gerente de TI e Infraestrutura do Banco Matone, Elton Peiter; executivo sênior da área de tecnologia da Dinamize, Gustavo Tagliassuchi e a repórter do Baguete Márcia Lima. Foram avaliados ítens como desempenho, mobilidade, conectividade, comunicação, estética, resistência e ergometria.

O Test Drive do Baguete é feito em parceria com a HervalTech, braço de tecnologia do grupo Herval e revenda da HP no Rio Grande do Sul. A empresa entra no acordo com os equipamentos e com a seleção dos testadores, que incluirá sempre os jornalistas do portal.

Os conceitos vão de 1 a 5, onde 1 representa ruim; 2 regular; 3 bom, 4 muito bom e 5 excelente.

Magda Targa (Unimed POA)
Mobilidade (05) Tamanho e peso adequados
Desempenho (04) Adequado conforme as expectativas de configuração
Conectividade (05) Fácil conexão uso intuitivo
Comunicação (05) Nenhum registro de restrição ou limitação
Capacidade de processamento (03) Bom nível de processamento
Capacidade de navegação web (05) Boa navegabilidade, tamanho do teclado e maciez representam diferencial importante para navegação
Estética (04) Design agradável
Resistência (04) Refere-se à percepção de resistência pois não foi realizado nenhum teste específico sobre esse ítem
Compatibilidade (-) não testado
Ergometria (03) Teclado confortável, o que facilita o uso nota, porém o monitor é pequeno demais para competir

Elton Peiter (Banco Matone)
Mobilidade (05) Leve e fácil de transportar. Porém, a fonte é grande.
Desempenho (04) Bom desempenho nos processos. Não testado clientes server.
Conectividade (05) Ótima. Testado com modem 3G.
Comunicação (-) Não testado
Capacidade de processamento (03) Adequado. Bom desempenho no uso do navegador e do Office.
Capacidade de navegação web (05) Muito bom
Estética (04) Tela pequena. O teclado não tem bom acabamento, poderia ser melhor.
Resistência (04) Adequado, mas pode ser fragil em ambientes mais agressivos.
Compatibilidade (-) não testado
Ergometria (03) Tela muito pequena, deve ser usado com resolução menor.

Gustavo Tagliassuchi (Dinamize)
Mobilidade (05) Execelente mobilidade, muito compacto e resistente.
Desempenho (04) Embora o tempo de boot quando desligado seja alto – diferente da hibernação – a utilização se deu de boa à ótima em diversos tipos de aplicativos. E rodando windows vista business.
Conectividade (05) Excelente conectividade em todos os sentidos.
Comunicação (04) Boa capacidade de comunicação.
Capacidade de processamento (05) O pacote Office rodou perfeitamente.
Capacidade de navegação web (05) Todos aplicativos web funcionaram perfeitamente, navegação e utilização normais
Estética (05) excelente acabamento metálico teclado de bom tamanho design moderno e sofisticado.
Resistência (05) Aparenta ser bem resistente no uso constante.
Compatibilidade (04) Embora facilmente conectável a um monitor externo e dispositivos USB em geral (inclusive tem saída adicional de energia) poderia ter uma ou duas portas USB adicionais
Ergometria (04) Boa utilização. Tamanho reduzido não atrapalha a mobilidade porém no uso diário recomendaria monitor e teclado adicionais.

Márcia Lima (Baguete Diário)
Mobilidade (05) Leve e fácil de transportar mesmo em bolsas pequenas, ou junto com livros.
Desempenho (04) O sistema operacional pesado compromete o desempenho, mas a máquina dá conta mesmo assim. A bateria poderia ter vida útil maior, dura cerca de 1h30 no modo econômico. Do boot até a tela de login do Windows Vista Business, passaram-se 3min25seg
Conectividade (05) Fácil reconhecimento de redes wi-fi, 3G e dispositivos bluetooth
Comunicação (04) Webcam e alto falantes de boa qualidade
Capacidade de processamento (05) Testado com BrOffice, apresentou resultado positivo, sem lentidão de processamento mesmo com vários documentos abertos.
Capacidade de navegação web (05) O trackpad conta com uma funcionalidade de navegação muito boa. Mesmo com várias abas do Firefox/Chrome abertas, o desempenho manteve-se satisfatório.
Estética (05) Ao contrário de alguns mininotes, não parece um computador de brinquedo. Design clean.
Resistência (05) Resistiu à queda sem desligar ou apresentar algum problema maior.
Compatibilidade (05) conecta-se facilmente a dispositivos e hubs USB, HD externo e monitor.
Ergometria (03) Teclado confortável, silencioso. A tela poderia ser maior.

Opinião do Baguete:
Um mininote deve ser pensado e comprado como equipamento adicional, para uso rápido, e não como a única máquina a ser usada em um dia de trabalho, por exemplo.

Aqui na redação, ele foi usado na cobertura de eventos. Com isso, dispensa-se o carregamento de um notebook maior, mochila, fonte e fios. Pode ser levado em qualquer bolsa e conecta-se facilmente a redes wi-fi.

O HP 2133 vem com sistema pré-instalado. Cronometramos o tempo de boot e, para carregar o Windows Vista Business, passaram-se 3 minutos e 25 segundos. Para reiniciar, o computador leva cerca de 2 minutos e 50 segundos. Um downgrade para Windows XP ou troca para Linux pode ser interessante.

Após acostumar-se com a disposição das teclas, a escrita flui facilmente e sem aquele som irritante de digitação. A empresa firma que o teclado mede 92% do tamanho de um teclado convencional. E é definitivamente maior do que os concorrentes Mobo e eeePC.

Um detalhe no trackpad pode passar despercebido: ao deslizar por uma leve saliência encontrada à direita do trackpad, ativa-ser a barra de rolagem dos navegadores e aplicativos de escritório – o que é uma dificuldade quando não há mouse.

O número reduzido de portas USB é facilmente contornado com um HUB USB. O modelo também conta com slot para cartão de expansão e um leitor de memory card SD.

O ápice do desempenho se dá quando os aplicativos como e-mail, processadores de texto, editores de imagem e comunicadores instantâneos são utilizados na nuvem: o computador funciona muito bem com várias janelas do navegador aberto. Como o Mozilla é mais pesado, recomendados o uso do Google Chrome.

Configurações:
Peso: 1,27
Dimensões: 2,7 cm. X 25,5 cm. X 16,5 cm
Tela: 8,9 polegadas
Resolução: 1280×768
OS: Windows Vista Business
Processador: VIA C7-M ULV (1,6 GHZ)
Webcam integrada
Memória: 2GB (1X2GB) SDRAM DDR2-667 (PC2-5300)
Redes sem fio: Broadcom 802.11 B/G e Bluetooth
HD: 120GB 5400RPM SATA
Cache: 128KB L2
Bateria: Íon de Lítio de 3 Células
Teclado: 92% do tamanho de um teclado convencional
USB: 2 portas 2.0
Ethernet RJ45, Express Card, VGA

Preço: R$ 2.099

Link original da matéria, clique aqui!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *