Dei uma verificada em diversas empresas, observando análises de 2016 no mercado de email marketing, e o que pode ser traduzido como tendências para email marketing em 2017. Acompanhe.
- A frequência de envio aumentará: as empresas enviarão mais, baseadas em mais segmentação, e-mails transacionais e automações em geral. E isso é bom. A tendência vem desde a Black Friday de 2016;
- A receita para email marketing aumentará: as empresas investirão mais e melhor em 2017 no email marketing;
- Automação agora é regra: A Econsultancy prevê um boom na utilização de automação de email marketing em 2017, mas a ideia é utilizar mais conteúdo existente para criar e automatizar as peças para envio;
- O mobile se consolida como canal primário de leitura: seguindo tendência desde 2015 o mobile reina absoluto. É preciso ficar atento a isto e as mudanças que podem ocorrer durante o ano nos aplicativos mobile para suportar a demanda;
- Utilização de texto ALT: mas não simplesmente texto, estilizado para caso as imagens falhem;
- Simplicidade é tudo: seguindo tendência de 2016 nas peças de email marketing, mais espaço, menos texto, imagens maiores, tendências minimalistas mas de grande impacto ao usuário;
- Utilização de imagens maiores: ou retina-optimized, para facilitar a visualização (e aumentar as vendas), se as pessoas não enxergam direito não compram;
- Utilização de GIFs animados: já era uma tendência em 2016 mas agora está claro que prende os olhos, aumenta a taxa de CTA, e facilita a demonstração de produtos quando for o caso;
- Teste A/B para pre-header: Segundo a Litmus está sendo testado e utilizado com mais frequência apenas esta variação no teste A/B. Eu vou testar;
- Planejar com antecedência os envios: cuidando mais do conteúdo, assunto e outros elementos necessários a criação e envio de email marketing;
- Personalização: Já era muito utilizada, mas melhorar a utilização está dentro da lista das maiores empresas para 2017;
- Integração das plataformas de envio: de forma facilitada e com mais fornecedores de BI, social media, analytics, CRM, tecnologias cognitivas e ERP se faz necessária;
- Contas de e-mail vão crescer: veremos aumento de cerca de 3% na quantidade de contas de e-mail, alcançando cerca de 2,7 bilhões de usuários;
- Vídeo: voltará a ser utilizado com a massificação e facilitação de sua produção e recursos de HTML5;
- Domínio: seguirá sendo importante na reputação e entregabilidade;
- Engajamento: seguirá muito importante para manter a entrega dos e-mails em níveis aceitáveis;
- CSS: inline seguirá sendo o carro chefe;
- Yahoo: poderá ser migrado para Alto Mail, então poderemos ter surpresas;
- Benefícios do e-mail marketing: segundo os marqueteiros o maior de todos seguirá sendo geração de leads em 2017;
- IPs compartilhados: tenderão a seguir em destaque em 2017;
- Big data: pode não ser coisa nova, mas em 2017 será muito utilizada no email marketing;
- Microsites: veremos mais neste ano sliders, banners rotativos, menus, busca e outros elementos mais comuns em web sites diretamente no e-mail enviado;
- A estratégia: será mais importante do que a parte técnica do envio. Veremos!
E por último:
O e-mail não vai morrer!
Agradecimentos à Econsultancy, Campaign Monitor, Enchant, Litmus, MessageGears, Email Vendor, The Radicati Group, Direct Marketing Association, Return Path e GetResponse.
Ah, foi só eu publicar que o pessoal da Litmus veio no rastro! 😉