Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Tendências de email marketing para 2019

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Primeiro de tudo: Fora morte do e-mail! Como faço todo ano publico aqui as tendências de email marketing para 2019.

Agora vamos ao que importa. Bom lembrar que o email marketing continua lindo, muito barato e tem ganhado ainda mais relevância.

Algumas coisas para ficar de olho em 2019

  • Mais que enviar a mesma coisa para muitos, foco agora é estratégia. Enviar o quê para quem?
  • Mensagens de pós-vendas, a tendência é engajar mais para gerar mais vendas;
  • Privacidade e segurança de dados, cada vez mais importante e sendo exigida;
  • Integração com outros canais digitais, principalmente redes sociais e busca;
  • Automação direcionada, capaz de gerar 50% a mais de receitas no email marketing;
  • Nutrindo mais ao invés de vender, coletar, descobrir mais dos usuários, princialmente cruzando dados de redes sociais;
  • E-mails interativos, podem ser criados com pesquisas por exemplo, atualizações quase em tempo real como previsão do tempo, data, contadores passarão a ser comuns;
  • Otimização móvel, além de ser a principal preferência do usuário, as otimizações deverão ser facilitadas;
  • Hiper-personalização, capaz de criar conexões mais fortes com os usuários, colocando os conteúdos certos no e-mail dos destinatários certos;
  • Personalização da entrega, garantindo um alcance personalizado e conteúdo dinâmico;
  • Métricas com foco nas receitas: Melhorando o controle sobre as métricas que importam mais, sem desperdiçar recursos;
  • Crescimento do valor médio do e-mail mobile;
  • Qualidade sobre quantidade, privilegiando o envio de conteúdo relevante apenas a quem interessa de fato;
  • Programas de fidelidade = coleta de mais dados dos clientes;
  • Mudança de templates híbridos para 100% responsivos;
  • Simplificação de layouts, privilegiando a criação da peça de forma facilitada e o consumo do conteúdo em qualquer destino;
  • Simplificação do tom corporativo, linguagem direta e simplificada tende a ser uma constante;
  • Utilização de layouts que suporte “dark mode” parece ser uma tendência;
  • Vem alguma atualização nova no Outlook 2019?
  • Algumas fusões e aquisições no setor…
  • Design mais acessível, fácil, simples e direto;
  • IA ganhando forma e peso, assim como machine learning;
  • A IA tende a impulsionar a remoção e categorização automática dos e-mails das listas;
  • A análise preditiva é uma forte tendência neste ano, otimização em tempo real e testes A/B automatizados vão aparecer mais;
  • Os e-mails dos clientes tendem a ser um canal de luxo e altamente direcionado;
  • Experiências mais imersivas no e-mail, será?
  • A reputação de domínio tem ganhado terreno;
  • Mais controle sobre as informações do usuário (pelo usuário) e sobre o descadastro;
  • E para quem acha que o e-mail morreu, ele não só não morreu como vai ajudar as midias (agonizantes) sociais a crescerem ou perdurarem;
  • Espero que o AMP não se propague no e-mail, mas posso estar enganado! 😉

E tem mais? Claro que sim, o ano está apenas começando. Até eu estou preparando algumas surpresas para você.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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