Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Tendências de email marketing para 2019

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Primeiro de tudo: Fora morte do e-mail! Como faço todo ano publico aqui as tendências de email marketing para 2019.

Agora vamos ao que importa. Bom lembrar que o email marketing continua lindo, muito barato e tem ganhado ainda mais relevância.

Algumas coisas para ficar de olho em 2019

  • Mais que enviar a mesma coisa para muitos, foco agora é estratégia. Enviar o quê para quem?
  • Mensagens de pós-vendas, a tendência é engajar mais para gerar mais vendas;
  • Privacidade e segurança de dados, cada vez mais importante e sendo exigida;
  • Integração com outros canais digitais, principalmente redes sociais e busca;
  • Automação direcionada, capaz de gerar 50% a mais de receitas no email marketing;
  • Nutrindo mais ao invés de vender, coletar, descobrir mais dos usuários, princialmente cruzando dados de redes sociais;
  • E-mails interativos, podem ser criados com pesquisas por exemplo, atualizações quase em tempo real como previsão do tempo, data, contadores passarão a ser comuns;
  • Otimização móvel, além de ser a principal preferência do usuário, as otimizações deverão ser facilitadas;
  • Hiper-personalização, capaz de criar conexões mais fortes com os usuários, colocando os conteúdos certos no e-mail dos destinatários certos;
  • Personalização da entrega, garantindo um alcance personalizado e conteúdo dinâmico;
  • Métricas com foco nas receitas: Melhorando o controle sobre as métricas que importam mais, sem desperdiçar recursos;
  • Crescimento do valor médio do e-mail mobile;
  • Qualidade sobre quantidade, privilegiando o envio de conteúdo relevante apenas a quem interessa de fato;
  • Programas de fidelidade = coleta de mais dados dos clientes;
  • Mudança de templates híbridos para 100% responsivos;
  • Simplificação de layouts, privilegiando a criação da peça de forma facilitada e o consumo do conteúdo em qualquer destino;
  • Simplificação do tom corporativo, linguagem direta e simplificada tende a ser uma constante;
  • Utilização de layouts que suporte “dark mode” parece ser uma tendência;
  • Vem alguma atualização nova no Outlook 2019?
  • Algumas fusões e aquisições no setor…
  • Design mais acessível, fácil, simples e direto;
  • IA ganhando forma e peso, assim como machine learning;
  • A IA tende a impulsionar a remoção e categorização automática dos e-mails das listas;
  • A análise preditiva é uma forte tendência neste ano, otimização em tempo real e testes A/B automatizados vão aparecer mais;
  • Os e-mails dos clientes tendem a ser um canal de luxo e altamente direcionado;
  • Experiências mais imersivas no e-mail, será?
  • A reputação de domínio tem ganhado terreno;
  • Mais controle sobre as informações do usuário (pelo usuário) e sobre o descadastro;
  • E para quem acha que o e-mail morreu, ele não só não morreu como vai ajudar as midias (agonizantes) sociais a crescerem ou perdurarem;
  • Espero que o AMP não se propague no e-mail, mas posso estar enganado! 😉

E tem mais? Claro que sim, o ano está apenas começando. Até eu estou preparando algumas surpresas para você.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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