Primeiro de tudo: Fora morte do e-mail! Como faço todo ano publico aqui as tendências de email marketing para 2019.
Agora vamos ao que importa. Bom lembrar que o email marketing continua lindo, muito barato e tem ganhado ainda mais relevância.
Algumas coisas para ficar de olho em 2019
- Mais que enviar a mesma coisa para muitos, foco agora é estratégia. Enviar o quê para quem?
- Mensagens de pós-vendas, a tendência é engajar mais para gerar mais vendas;
- Privacidade e segurança de dados, cada vez mais importante e sendo exigida;
- Integração com outros canais digitais, principalmente redes sociais e busca;
- Automação direcionada, capaz de gerar 50% a mais de receitas no email marketing;
- Nutrindo mais ao invés de vender, coletar, descobrir mais dos usuários, princialmente cruzando dados de redes sociais;
- E-mails interativos, podem ser criados com pesquisas por exemplo, atualizações quase em tempo real como previsão do tempo, data, contadores passarão a ser comuns;
- Otimização móvel, além de ser a principal preferência do usuário, as otimizações deverão ser facilitadas;
- Hiper-personalização, capaz de criar conexões mais fortes com os usuários, colocando os conteúdos certos no e-mail dos destinatários certos;
- Personalização da entrega, garantindo um alcance personalizado e conteúdo dinâmico;
- Métricas com foco nas receitas: Melhorando o controle sobre as métricas que importam mais, sem desperdiçar recursos;
- Crescimento do valor médio do e-mail mobile;
- Qualidade sobre quantidade, privilegiando o envio de conteúdo relevante apenas a quem interessa de fato;
- Programas de fidelidade = coleta de mais dados dos clientes;
- Mudança de templates híbridos para 100% responsivos;
- Simplificação de layouts, privilegiando a criação da peça de forma facilitada e o consumo do conteúdo em qualquer destino;
- Simplificação do tom corporativo, linguagem direta e simplificada tende a ser uma constante;
- Utilização de layouts que suporte “dark mode” parece ser uma tendência;
- Vem alguma atualização nova no Outlook 2019?
- Algumas fusões e aquisições no setor…
- Design mais acessível, fácil, simples e direto;
- IA ganhando forma e peso, assim como machine learning;
- A IA tende a impulsionar a remoção e categorização automática dos e-mails das listas;
- A análise preditiva é uma forte tendência neste ano, otimização em tempo real e testes A/B automatizados vão aparecer mais;
- Os e-mails dos clientes tendem a ser um canal de luxo e altamente direcionado;
- Experiências mais imersivas no e-mail, será?
- A reputação de domínio tem ganhado terreno;
- Mais controle sobre as informações do usuário (pelo usuário) e sobre o descadastro;
- E para quem acha que o e-mail morreu, ele não só não morreu como vai ajudar as midias (agonizantes) sociais a crescerem ou perdurarem;
- Espero que o AMP não se propague no e-mail, mas posso estar enganado! 😉
E tem mais? Claro que sim, o ano está apenas começando. Até eu estou preparando algumas surpresas para você.
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