Verifique os relatórios de envio
Os usuários estão recebendo? Estão lendo? Estão clicando? Se descadastrando? Estão denunciando como spam? É importante você manter esses dados numa planilha, acompanhar os indicadores mais importantes de perto e observar alterações muito significativas. Investigue. Aprimore suas práticas e tenha melhores resultados. Crie suas métricas.
Verifique as estatísticas do seu site
A cada envio o que acontece? Estou convertendo bastante no e-mail mas isso não se traduz em mais vendas, porque? O bounce rate está alto? Veja se os números batem, veja as páginas de entrada e de saída. Tenha em mente que o e-mail marketing pode criar uma expectativa que não se concretiza no outro lado (no seu site/blog). Vá atrás da informação.
Utiliza landing pages?
São ótimos recursos para rapidamente informar, recolher dados e converter o usuário. Ainda normalmente (se forem ferramentas especializadas) lhe fornecem informações adicionais sobre o usuário e seus números em geral, ou mesmo que sejam dentro do seu site lhe dão dados valiosos para analisar e aprimorar seu e-mail marketing.
Utilize os recursos de enviar para quem visualizou/clicou
Não faça envios simplesmente por fazer. Se o usuário clicou em determinado link, utilize essa informação para segmentar seu próximo envio. Talvez um pequeno envio focado em um segmento de interesse dos seus usuários possa trazer uma conversão bem maior que um grande envio genérico para sua base inteira. Utilize esta informação e enriqueça seu conhecimento sobre sua base, gerando é claro mais vendas.
Você monitora a concorrência?
Não? Pois devia. Um e-mail genérico, não identificando você detalhadamente (afinal eles podem estar monitorando você também), podem lhe dar uma idéia do que seus concorrentes estão fazendo, lhe dar idéias sobre seu potencial público e até insights sobre práticas que não estão funcionando e o que poderá melhorar.
Mas eu faço diferente e tem funcionado!
Sim, nossas dicas são amplas e genéricas, atendemos muitos tipos de segmento de empresas e profissionais e estes atingem diferentes nichos de mercado. O que detalhamos acima são muitas coisas que tem funcionado bem para a maior parte dos nossos clientes. Mas só você conhece seu público (ou vai conhecer) e depois vai melhorar para manter o interesse dele no seu produto e serviço. Não tenha medo de testar!
E se tiver feito alguma coisa legal que deu bom resultado compartilhe aqui. 😉