No início de junho, conversando com um cliente, este manifestou sua insatisfação quanto ao seu prestador de serviços de conexão, uma grande empresa de telefonia. Ponderei perguntando sobre o contrato de prestação de serviços e sobre o SLA, ele riu, desconhecia tais documentos.
Já no início de 2002, cerca de 59% das empresas brasileiras que utilizam serviços de conexão e data centers exigem de seus fornecedores os respectivos SLAs (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) e SLMs (Service Level Management), e os que não exigem estavam cientes disso quando da renovação dos seus contratos.
Imagine o seu data center oferecendo um SLA onde você tem 99,95% de disponibilidade num ano, parece muito, mas no nosso ambiente de disponibilidade de 24x7x365, ficar mais de 6 horas fora do ar não é uma coisa muito agradável.
Não que seja uma tarefa fácil definir os melhores fornecedores, e ainda assim ter o melhor suporte técnico e jurídico para certificar as soluções e os aspectos legais que atuam em cada tipo de serviços. O seu fornecedor tem fornecedores com os SLAs atrelados aos seus serviços.
Logo, pense no pior ao fazer o melhor. Os melhores contratos são aqueles que nunca são utilizados. Não fique em dúvida, consulte seu prestador de serviço, seus parceiros de negócio, seu advogado. Tenha em mente manter o seu serviço vivo e principalmente, garantir a disponibilidade dos seus clientes. O sucesso deles depende do seu.
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.
Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).
Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora
Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.
Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.
Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.
Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.