É preciso esclarecer uma coisa quanto aos e-mails não solicitados, ou SPAM, você normalmente é o culpado por receber tanta coisa não solicitada. Também é fato que a maioria das pessoas como eu por mais que nos cuidemos não conseguimos eliminar esse problema.
Desde os primórdios da Internet eu recebo SPAM, a diferença é que antigamente era só solicitar para ser removido de uma lista e você era prontamente atendido. Hoje não, com a proliferação da utilização do e-mail muitas talvez milhares de pessoas nem sabem a real utilização dos campos BCC ou CCO dos respectivos programas clientes de e-mail que utilizam no seu dia a dia.
Quando você envia aquela piada para toda a sua lista de amigos, no campo TO ou PARA, se recebesse a mensagem notaria que todos os e-mails dos seus amigos estão lado a lado, inclusive daqueles que nem se conhecem. E cada vez que um deles responder, ou responder a todos, todos os seus queridos amigos vão receber a resposta do seu SPAM! E imagine então que num Webmail, os endereços vão junto do corpo do e-mail, para talvez todos os amigos de cada amigo seu, se eles resolverem disseminar o seu e-mail engraçado.
Com o advento da banda larga e da facilidade de se utilizar softwares que fazem varredura em web sites, newsgroups e em servidores de e-mails não configurados de maneira correta, todos esses e-mails correm o risco (e certamente isso vai acontecer) de serem capturados e passarem a ser comercializados nessas listas de e-mails de SPAMMERS pelo mundo afora. E a culpa é sua.
Logo, para manter o relacionamento saudável sem parar de enviar e-mails aos seus amigos, tenha mais cuidado, utilize somente os campos BCC ou CCO do seu programa preferido de e-mail, assim eles permanecerão ocultos uns aos outros. E evite na maioria das vezes que puder repassar e-mails de pessoas pedindo ajuda, nenhuma empresa pagará centavos por mensagens enviadas, nem por e-mail nem por programas de mensagens como ICQ, MSN Messenger ou outros similares.
Isso serve somente para gerar tráfego desnecessário nos servidores e em toda a Internet. Assim como não apague os arquivos do Windows que seu amigo que é expert mandou você apagar, por achar que a mensagem era sobre vírus, mas na realidade era um HOAX (boato) que circulava nos e-mails dos amigos dos seus amigos.
E se você já sabia disso tudo que falei aqui anteriormente, e está sem saber o que fazer para parar de receber SPAM, seguem algumas dicas:
1 – Utilize o e-mail de trabalho para aquilo que ele foi feito, TRABALHO. Deixe as piadas e cadastamentos em listas que você nunca vai ler para um e-mail pessoal no seu provedor ou algum outro gratuito;
2 – Se um amigo seu enviar um e-mail com uma dezena de outros endereços junto, tenha paciência e instrua ele a como proceder para manter todos ocultos uns dos outros e não gerar SPAM em breve;
3 – Quando receber um SPAM não responda, nem clique no e-mail de descadastramento, normalmente eles só servem para confirmar que seu e-mail é válido e alguém lê o que chega a ele;
4 – Se você recebe muita porcaria, tente reclamar junto ao provedor que originou a mensagem, normalmente copiando todo o conteúdo da mensagem (inclusive os cabeçalhos cheios de números e códigos) e enviando para o endereço [email protected], ou mesmo [email protected] chegará ao departamento encarregado, se for uma empresa séria alguém irá atrás do SPAMMER e fará com que ele pare de enviar;
5 – Sempre que possível troque seu e-mail se ele estiver sendo muito bombardeado, ou solicite ao seu provedor que mantenha ele desativado por um período de tempo antes de voltar a utilizar, é provável que a quantidade de e-mails diminua;
6 – Se as dicas anteriores não surtirem efeito, utilize softwares para detecção de SPAM, eles funcionam e são bons, dou duas dicas para você, o EMC, em português, Freeware, filtra spam e vírus de e-mail, de uma olhada em http://www.abreuretto.com/, e a segunda, o McAfee SpamKiller, http://www.mcafee.com/, não é gratuito, mas funciona muito bem!
Sinta-se a vontade para comentar e enviar suas dicas de como eliminar o SPAM da nossa vida.