Escrevendo uma postagem sobre vídeo marketing percebi que não abordei recentemente esse assunto, se você já percebeu as vantagens, muito bem, se não, deveria estar reaproveitando conteúdos!
Sugestões para reaproveitamento de conteúdo
- Posts: você pode atualizar o conteúdo, mesclar alguns posts relacionados e fazer um melhor (não esqueça de redirecionar as URLs) ou mesmo remover posts que não dão resultados;
- Transformar posts: você pode utilizar seus posts para gerar webinars, podcasts ou mesmo vídeos. Além disso, conjuntos de posts podem virar e-books;
- Categorias de posts: podem virar um post com guias sobre um assunto;
- Posts e Apresentações: o caminho é para os dois lados, posts virando apresentações (de PowerPoint mesmo) e indo para o SlideShare por exemplo, assim como suas apresentações feitas podem virar posts;
- Infográficos: transforme vídeos ou posts em infográficos, e compartilhe os mesmos nas redes sociais;
- Conteúdos com estatísticas: podem virar imagens para compartilhamento em redes sociais ou mesmo textualmente no Twitter;
- Régua de conteúdo: ajuste periodicamente sua régua de conteúdo de email marketing com os posts que deram mais resultados, ou até com aqueles que precisam de mais divulgação;
- Utilize seu atendimento: as perguntas mais frequentes do atendimento/suporte podem virar novas postagens, e essas virarem vídeos explicativos;
- Seus melhores posts: podem virar cursos online, inclusive pagos;
- Recompartilhamento social: se utiliza uma ferramenta automatizada, faça a republicação automática de conteúdos nas redes sociais que utilizar;
- Email marketing: utilize seus conteúdos já publicados para alavancar seus envios;
Importante lembrarmos que a produção de conteúdo continua sendo a coisa mais importante. A divulgação obviamente em segundo lugar.
E o reaproveitamento de conteúdos é fundamental na estratégia. Algumas das vantagens dessa abordagem são alcançar novos públicos, reforçar a sua imagem e ganhar alguma autoridade extra.
Você pode consultar o Analytics a começar pelas postagens mais populares inclusive.
Importante: só faça isso com conteúdos que ainda agreguem valor! Não faça isso com todos os conteúdos que tiver. Filtre a melhor parte.
Ainda, ajustar o SEO pode ajudar!