Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Reaproveitando conteúdos

Reaproveitando conteúdos

Escrevendo uma postagem sobre vídeo marketing percebi que não abordei recentemente esse assunto, se você já percebeu as vantagens, muito bem, se não, deveria estar reaproveitando conteúdos!

Sugestões para reaproveitamento de conteúdo

  • Posts: você pode atualizar o conteúdo, mesclar alguns posts relacionados e fazer um melhor (não esqueça de redirecionar as URLs) ou mesmo remover posts que não dão resultados;
  • Transformar posts: você pode utilizar seus posts para gerar webinars, podcasts ou mesmo vídeos. Além disso, conjuntos de posts podem virar e-books;
  • Categorias de posts: podem virar um post com guias sobre um assunto;
  • Posts e Apresentações: o caminho é para os dois lados, posts virando apresentações (de PowerPoint mesmo) e indo para o SlideShare por exemplo, assim como suas apresentações feitas podem virar posts;
  • Infográficos: transforme vídeos ou posts em infográficos, e compartilhe os mesmos nas redes sociais;
  • Conteúdos com estatísticas: podem virar imagens para compartilhamento em redes sociais ou mesmo textualmente no Twitter;
  • Régua de conteúdo: ajuste periodicamente sua régua de conteúdo de email marketing com os posts que deram mais resultados, ou até com aqueles que precisam de mais divulgação;
  • Utilize seu atendimento: as perguntas mais frequentes do atendimento/suporte podem virar novas postagens, e essas virarem vídeos explicativos;
  • Seus melhores posts: podem virar cursos online, inclusive pagos;
  • Recompartilhamento social: se utiliza uma ferramenta automatizada, faça a republicação automática de conteúdos nas redes sociais que utilizar;
  • Email marketing: utilize seus conteúdos já publicados para alavancar seus envios;

Importante lembrarmos que a produção de conteúdo continua sendo a coisa mais importante. A divulgação obviamente em segundo lugar.

E o reaproveitamento de conteúdos é fundamental na estratégia. Algumas das vantagens dessa abordagem são alcançar novos públicos, reforçar a sua imagem e ganhar alguma autoridade extra.

Você pode consultar o Analytics a começar pelas postagens mais populares inclusive.

Importante: só faça isso com conteúdos que ainda agreguem valor! Não faça isso com todos os conteúdos que tiver. Filtre a melhor parte.

Ainda, ajustar o SEO pode ajudar!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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