Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Reaproveitando conteúdos antigos

reaproveitando conteudos antigos

Como produtor de conteúdos frequentes, sempre preciso utilizar técnicas e dicas para melhorar minha performance seja criando novos conteúdos seja reaproveitando conteúdos antigos.

Preferencialmente utilize os conteúdos que tenham dado maior resultado ou que você tenha tido mais trabalho em produzir.

Falando aqui especificamente de utilizar como base conteúdos textuais que você publicou anteriormente no seu site ou blog.

Dicas para reaproveitar conteúdos antigos

  • Crie uma apresentação: isso mesmo, crie uma apresentação, a partir de um conteúdo seu, como se fosse apresentar a uma audiência qualificada. E depois publique a mesma no SlideShare ou em outra plataforma. Obviamente coloque links para seu site/blog. Muita gente irá encontrar você a partir deste novo formato.
  • Faça um vídeo: a partir do seu texto, podendo inclusive aproveitar a apresentação acima, produza um vídeo, e publique o mesmo em uma plataforma como o YouTube. Lembre-se que o vídeo ao ser cadastrado lá terá recursos de SEO, e você novamente pode ser alcançado por uma audiência nova, gerando novas visitas, leads e por aí vai. O seu celular também servirá para fazer bons vídeos, utilize um microfone de lapela.
  • Crie e-books: a partir de uma ou de várias postagens sobre um determinado assunto, você pode criar um e-book, e para dar ele de presente ao usuário, solicitar uma curtida ou mesmo seu e-mail para liberar o acesso.
  • Produza infográficos: a partir de suas postagens que fizerem sentido. Faça em um formato que seja fácil de ser compartilhado em redes sociais facilmente.
  • Crie um podcast: lembre-se que também pode ser feito a partir das postagens mais interessantes, você pode inclusive transformar os seus vídeos em podcasts, e publicar em plataformas específicas, e atingir novos usuários desta forma.
  • Envie email marketing: se você publica frequentemente, não tem nenhum motivo para não fazer email marketing. Utilize inicialmente uma ferramenta gratuita como a MailerLite, e agende automaticamente os envios a cada 15 ou 30 dias, mesmo que a base inicialmente seja apenas você e seus familiares.
  • Aproveite mais as redes sociais: não que você tenha que estar em todas elas, mas automatizar a publicação dos seus posts, e a republicação automática, pode lhe trazer excelentes resultados. Lembre-se de testar ferramentas como o Dlvr.it e mesmo o IFTTT para automatizar a publicação. Tenha certeza que seu site/blog suportará o compartilhamento das imagens destaque das postagens nas redes sociais.
  • Atualizando os posts: sim, eventualmente você tem mais elementos para atualizar em um conteúdo mais antigo, as coisas sempre mudam, então sempre que possível mantenha as coisas atualizadas, inclusive suas postagens que posteriormente serão reaproveitadas!
  • Crie webinars: sim, você já tem uma apresentação, pode inclusive utilizar ferramentas de webinar gratuitas e deixar tudo no “piloto automático”, gerando novos leads se for o seu caso. Só deixe claro que o conteúdo é gravado, não finja ser ao vivo se realmente não for ao vivo.
  • Crie postagens de listas: você pode criar uma postagem sobre um assunto e nela mesma linkar todos os posts sobre o assunto que você escreveu anteriormente. Não faça isso com muita frequência. E depois que fizer você pode sempre atualizar essas listas!
  • Faça entrevistas: utilize sua rede de contatos e entreviste especialistas da sua área, lembrando que isso acrescentaria aos seus posts, vídeos e podcasts.
  • Perguntas e respostas: você pode utilizar questionamentos dos usuários para produzir conteúdos. Se vende produtos ou serviços ainda mais fácil receber estes conteúdos. Se você tem um nicho específico pode pesquisar dúvidas dos usuários e responder as mesmas, agregando a posts antigos ou mesmo criando novos.
  • Melhorar o SEO: se tiver publicações com alguma relevância, considere verificar o SEO, e naquelas menos visitadas também, observe os pontos que poderia melhorar e invista algum tempo nisso.
  • Links internos: considere relacionar postagens internas sobre um mesmo assunto. Criar links internos também melhora aspectos de SEO.

Conteúdos atemporais, não datados, tendem a facilitar o processo. Eu mesmo produzi vários conteúdos com o ano da postagem vinculado ao assunto.

Passados alguns meses fica facilmente visível que está desatualizado. Então você pode evitar esse tipo de erro.

Revisitar as postagens de maior sucesso pode lhe fornecer pistas sobre o que foi feito diferente nesta postagem – além do conteúdo – que a tornou melhor que as demais.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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