Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Programas de Mensagens Instantâneas

Se você vive na Internet, e está sempre numa sala de chat, talvez ache mais prático falar diretamente com seus amigos (e até fazer novos) através de um programa de mensagens instantâneas.

Um dos primeiros e com certeza o mais famoso, o ICQ, (nome que simboliza “I Seek You”), é atualmente utilizado por boa parte dos internautas. É simples, você baixa o arquivo, instala, preenche seus dados e recebe um número chamado UIN (Universal Internet Number).

Atualmente o ICQ está na versão 2000, não se assuste em fazer o download deste programa na versão Beta (versão de testes antes do lançamento), pois o ICQ está sempre em versão beta! Outro programinha muito utilizado é o AIM, AOL Instant Messenger, que vinha embutido no Netscape Navigator e se instalava mesmo sem você ter pedido. É bem mais simples que o ICQ mas também funciona. Algumas pessoas (principalmente nos escritórios) têm alguns problemas em fazer o ICQ funcionar, e acabam optando pelo AIM.

Outros programinha semelhantes como o Odigo também é muito interessante e oferece um recurso interessante, você pode trocar mensagem com os usuários que estão acessando a mesma página que você! Às vezes isso poupa um bocado de tempo perguntando pra alguém a respeito de alguma informação que você acharia que encontraria ali.

Naturalmente os maiores provedores brasileiros lançaram suas versões destes programas, o UOL lançou o ComVC, e a Terra o InstanTerra, que na realidade são bem simplinhos, mas servem pra o objetivo à que se propõe. Se você for usuário de um destes provedores fica ainda mais fácil. Existem ainda programas como o MSN Messenger da Microsoft, o Yahoo! Messenger e outros, que são muito similares, então vou ficar com esses por enquanto.

Claro que também não adianta você utilizar um vídeo cassete Betamax se os seus amigos só utilizam DVD! Faça uma pesquisa com seus amigos e veja que programinha eles utilizam, para optar. O ICQ oferece uma gama enorme de “features” e de serviços que até podem complicar um pouco.

Os programinhas estão listados abaixo, e são fáceis de instalar. Vale lembrar que backup bom é aquele que você vai fazer agora. Caso você não se sinta confortável para instalar programas no seu PC, chame alguém mais experiente ou um técnico. Se quiser instalar no escritório chame alguém responsável pelo departamento de TI, ou comunique ao seu chefe.

A maioria deles é freeware, não precisa pagar nada!
AIM – AOL Instant Messenger versão 4.0, para windows, da America Online.
ComVC versão 1.22, do UOL, para windows 95, 98 e NT.
ICQ verão 2000 beta, da ICQ Inc, Windows e Mac/OS. Visite o site ICQ.com.br também.
InstanTerra, da Terra, para windows somente eu imagino.
– Odigo versão 2.0, para windows 9X, NT 4 e 2000. Página em português.

Aproveite e bom divertimento.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *