Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Produzindo conteúdo para seu blog

produzindo conteudo para seu blog

Claro que além do domínio, da hospedagem, da instalação do WordPress, a parte mais importante é a produção de conteúdo.

Imagino que você além do nome tenha pensado inicialmente sobre o que vai escrever, o que te motiva, o que te inspira, algo que queira escrever para compartilhar, ou transformar muito do seu conhecimento tácito em conhecimento explícito.

É importante lembrar de começar de maneira simples, escrever (pelo menos para mim), é bem diferente de ter boas idéias, ou ir ao banheiro. Eu tenho um método, e sempre o tento seguir.

Algumas dicas que utilizo para criar conteúdo

  • Para organizar as idéias sugiro criar mapas mentais, eu utilizo o XMind, a versão gratuita já é bem poderosa!
  • Crie um documento no seu editor de textos favorito, para facilitar a correção do texto, sugiro fortemente utilizar o Google Apps for Work ou mesmo a versão paga do Office 365, são excelentes ferramentas.
  • Não adianta achar que todos os posts sairão facilmente. Alguns serão mais fáceis de produzir, outros mais difíceis.
  • Deixe posts em modo rascunho, para manter diversas idéias diferentes e você vai atualizando os mesmos até ficarem prontos.
  • No começo tente escrever mais, sem ser muito crítico com você mesmo. Sim, estou falando de escrever e publicar, não importa se não está ótimo. Afinal você tem que criar alguma massa crítica.
  • Utilize recursos multimídia, imagens, sons, vídeos, apresentações, links, etc. Mas não precisa utilizar todos todo o tempo!
  • Posts longos, títulos longos, posts curtos, títulos curtos;
  • Livre-se de distrações, Facebook, Twitter, Whats App, tenha foco em escrever.
  • Leia muito, muito mesmo. Veja o que outras pessoas andam fazendo. Não tenha medo de se inspirar. Mas não copie!

E assim você pode começar a pensar em escrever. Não pense que isso é fácil, não é. Mas com o tempo, foco você chegará lá. É mais ou menos como o princípio de Pareto.

Um método um pouco mais científico para escrever seu conteúdo

  • Pesquise bastante (mecanismos de busca, livros, outras fontes, dependendo do assunto) e anote as referências;
  • Faça mapas mentais ou esquemas dos tópicos mais relevantes;
  • Então comece a escrever, apenas escreva, mas escreva num documento do Word ou no Google Docs, assim já verifica e corrige quando necessário;
  • Quando finalizar, verifique se está tudo correto, edite se necessário;
  • Passe para o Blog;
  • Verifique o título e o slug;
  • Verifique palavras-chave;
  • Publique na categoria adequada;
  • Revise sua lista de referências, insira fotos, gráficos, imagens, vídeos, infográficos, links, e tudo o que for relevante;
  • Verifique se está pelo menos razoável o SEO;
  • Publique;
  • Divulgue.

Não quero o método científico, quero escrever mais rápido!

  • Separe a pesquisa da escrita;
  • Pesquise, anote, faça esquemas, saia de perto do computador;
  • Apenas escreva, escreva e escreva sobre o que pesquisou e anotou;
  • Lembre-se de ter uma estrutura mínima no post:
    • Introdução;
    • Corpo;
    • Conclusão;
  • Comece com essa estrutura e vá expandindo;
  • Escreva a introdução no final!
  • E na conclusão, lembre-se de estimular alguma ação, ou call to action, comentar, cadastrar para receber a newsletter, e por aí vai;
  • O ótimo é inimigo do bom, o próximo post vai ficar melhor, então siga em frente;
  • A prática leva a perfeição;
  • Utilize a técnica do timer, coloque 20 ou 30 minutos para escrever cada post;
  • Se estiver completamente exaurido de inspiração, vá fazer exercícios, vá dar uma volta, ler uma revista, um livro, até o jornal. Só não recomendo ver TV!
  • Utilize algum software para organizar seus links, posts, referências, arquivos segmentados por assuntos, assim você começa a organizar conteúdos antes mesmo de decidir escrever sobre eles!

Tipos de conteúdos para inserir no post

Lembre-se que ao inserir conteúdos de outras mídias, estará divulgando e criando links de um lugar para outro, sendo de terceiros para eles, sendo conteúdos seus, para você mesmo, o que traz mais relevância.

Alguns conteúdos fáceis de serem inseridos em seus posts são:

  • YouTube;
  • SlideShare;
  • Twitter
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Flickr;
  • Pinterest;
  • Google Maps;
  • Imgur;
  • Issuu;
  • Reddit;
  • PollDaddy;
  • Scribd;
  • SoundCloud;
  • Spotify;
  • TED;
  • Tumblr;
  • Vimeo;
  • Vine;
  • Speaker Deck;

Tá eu já escrevi o conteúdo, e agora?

  • Importante reler e revisar;
  • Verifique as palavras-chave;
  • Compartilhe nas redes sociais;
  • Envie na próxima newsletter;
  • Compartilhe em grupos de discussão e agregadores de conteúdos;
  • Coloque links para posts relacionados ou antigos;
  • Responda os comentários;
  • Compartilhe com parceiros;
  • Reaproveite o conteúdo antigo nas redes sociais, republique em diferentes dias e horários.

Tudo é importante, mas é fundamental você ter um método e sempre repetir quando publicar novos conteúdos. Mas não confunda métodos com estilos de escrever, tenha vários estilos!

Inspiração para escrever seus posts

  • Comece fazendo a coisa certa, olhe seus Analytics, verifique os conteúdos mais acessados!
  • Atualize conteúdos antigos, escreva novos posts com assuntos antigos mudando o enfoque;
  • Eu consigo milagres caminhando 20 minutos na rua, normalmente voltando do escritório no final da tarde;

A importância das imagens nos posts

Numa pesquisa de 2015, a Adobe descobriu algumas coisas interessantes, acompanhe:

  • Se forem demorar 15 minutos para ler algo online, 66% das pessoas preferem algo bonito ao invés de um simples texto;
  • Se as imagens falharem para carregar, 39% abandona o site;
  • Se as imagens demorarem para carregar, 39% também indicou que deixaria o site;
  • Quando visitam um site que não tem um design atrativo ou é visualmente desorganizado, 38% abandona.

Onde conseguir imagens posts no blog

Confira o vídeo

Créditos da imagem utilizada: Designed by Freepik

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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