Claro que além do domínio, da hospedagem, da instalação do WordPress, a parte mais importante é a produção de conteúdo.
Imagino que você além do nome tenha pensado inicialmente sobre o que vai escrever, o que te motiva, o que te inspira, algo que queira escrever para compartilhar, ou transformar muito do seu conhecimento tácito em conhecimento explícito.
É importante lembrar de começar de maneira simples, escrever (pelo menos para mim), é bem diferente de ter boas idéias, ou ir ao banheiro. Eu tenho um método, e sempre o tento seguir.
Algumas dicas que utilizo para criar conteúdo
- Para organizar as idéias sugiro criar mapas mentais, eu utilizo o XMind, a versão gratuita já é bem poderosa!
- Crie um documento no seu editor de textos favorito, para facilitar a correção do texto, sugiro fortemente utilizar o Google Apps for Work ou mesmo a versão paga do Office 365, são excelentes ferramentas.
- Não adianta achar que todos os posts sairão facilmente. Alguns serão mais fáceis de produzir, outros mais difíceis.
- Deixe posts em modo rascunho, para manter diversas idéias diferentes e você vai atualizando os mesmos até ficarem prontos.
- No começo tente escrever mais, sem ser muito crítico com você mesmo. Sim, estou falando de escrever e publicar, não importa se não está ótimo. Afinal você tem que criar alguma massa crítica.
- Utilize recursos multimídia, imagens, sons, vídeos, apresentações, links, etc. Mas não precisa utilizar todos todo o tempo!
- Posts longos, títulos longos, posts curtos, títulos curtos;
- Livre-se de distrações, Facebook, Twitter, Whats App, tenha foco em escrever.
- Leia muito, muito mesmo. Veja o que outras pessoas andam fazendo. Não tenha medo de se inspirar. Mas não copie!
E assim você pode começar a pensar em escrever. Não pense que isso é fácil, não é. Mas com o tempo, foco você chegará lá. É mais ou menos como o princípio de Pareto.
Um método um pouco mais científico para escrever seu conteúdo
- Pesquise bastante (mecanismos de busca, livros, outras fontes, dependendo do assunto) e anote as referências;
- Faça mapas mentais ou esquemas dos tópicos mais relevantes;
- Então comece a escrever, apenas escreva, mas escreva num documento do Word ou no Google Docs, assim já verifica e corrige quando necessário;
- Quando finalizar, verifique se está tudo correto, edite se necessário;
- Passe para o Blog;
- Verifique o título e o slug;
- Verifique palavras-chave;
- Publique na categoria adequada;
- Revise sua lista de referências, insira fotos, gráficos, imagens, vídeos, infográficos, links, e tudo o que for relevante;
- Verifique se está pelo menos razoável o SEO;
- Publique;
- Divulgue.
Não quero o método científico, quero escrever mais rápido!
- Separe a pesquisa da escrita;
- Pesquise, anote, faça esquemas, saia de perto do computador;
- Apenas escreva, escreva e escreva sobre o que pesquisou e anotou;
- Lembre-se de ter uma estrutura mínima no post:
- Introdução;
- Corpo;
- Conclusão;
- Comece com essa estrutura e vá expandindo;
- Escreva a introdução no final!
- E na conclusão, lembre-se de estimular alguma ação, ou call to action, comentar, cadastrar para receber a newsletter, e por aí vai;
- O ótimo é inimigo do bom, o próximo post vai ficar melhor, então siga em frente;
- A prática leva a perfeição;
- Utilize a técnica do timer, coloque 20 ou 30 minutos para escrever cada post;
- Se estiver completamente exaurido de inspiração, vá fazer exercícios, vá dar uma volta, ler uma revista, um livro, até o jornal. Só não recomendo ver TV!
- Utilize algum software para organizar seus links, posts, referências, arquivos segmentados por assuntos, assim você começa a organizar conteúdos antes mesmo de decidir escrever sobre eles!
Tipos de conteúdos para inserir no post
Lembre-se que ao inserir conteúdos de outras mídias, estará divulgando e criando links de um lugar para outro, sendo de terceiros para eles, sendo conteúdos seus, para você mesmo, o que traz mais relevância.
Alguns conteúdos fáceis de serem inseridos em seus posts são:
- YouTube;
- SlideShare;
- Facebook;
- Instagram;
- Flickr;
- Pinterest;
- Google Maps;
- Imgur;
- Issuu;
- Reddit;
- PollDaddy;
- Scribd;
- SoundCloud;
- Spotify;
- TED;
- Tumblr;
- Vimeo;
- Vine;
- Speaker Deck;
Tá eu já escrevi o conteúdo, e agora?
- Importante reler e revisar;
- Verifique as palavras-chave;
- Compartilhe nas redes sociais;
- Envie na próxima newsletter;
- Compartilhe em grupos de discussão e agregadores de conteúdos;
- Coloque links para posts relacionados ou antigos;
- Responda os comentários;
- Compartilhe com parceiros;
- Reaproveite o conteúdo antigo nas redes sociais, republique em diferentes dias e horários.
Tudo é importante, mas é fundamental você ter um método e sempre repetir quando publicar novos conteúdos. Mas não confunda métodos com estilos de escrever, tenha vários estilos!
Inspiração para escrever seus posts
- Comece fazendo a coisa certa, olhe seus Analytics, verifique os conteúdos mais acessados!
- Atualize conteúdos antigos, escreva novos posts com assuntos antigos mudando o enfoque;
- Eu consigo milagres caminhando 20 minutos na rua, normalmente voltando do escritório no final da tarde;
A importância das imagens nos posts
Numa pesquisa de 2015, a Adobe descobriu algumas coisas interessantes, acompanhe:
- Se forem demorar 15 minutos para ler algo online, 66% das pessoas preferem algo bonito ao invés de um simples texto;
- Se as imagens falharem para carregar, 39% abandona o site;
- Se as imagens demorarem para carregar, 39% também indicou que deixaria o site;
- Quando visitam um site que não tem um design atrativo ou é visualmente desorganizado, 38% abandona.
Onde conseguir imagens posts no blog
- Aqui tem centenas de links de sites gratuitos, Guru Sabe Tudo!
- Aqui você encontra freebies diários;
Confira o vídeo
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