Produção de conteúdo para a web

Eu sou meio suspeito, mas uma vez que comecei ajudar meus clientes a produzirem conteúdo para a web, desde 2000 aproximadamente, percebi que existem alguns problemas comuns que a maioria das empresas sofre:

  • Acham que não tem conteúdo para produzir;
  • Sempre imaginam escassez de assuntos para escrever a respeito;
  • Demoram para criar metodologia própria;
  • Sofrem para manter a periodicidade de geração / publicação de conteúdos;
  • Tem dificuldade para acrescentar conteúdos adicionais ao texto, imagens, links, vídeos, esquemas, arquivos, etc;
  • Quando conseguem deixar o processo azeitado e funcional, perdem o colaborador responsável e aí a coisa toda degringola;
  • Tem dificuldade de envolver todos os departamentos da empresa na produção de conteúdo;

Enfim, poderia acrescentar mais uma dúzia de itens à lista, mas por hora é isso.

Escrever para quem?

Claro que você precisa pensar no seu público (e normalmente não faz ideia de quem seja), pensar nos tipos de conteúdo que seja relevante para o seu nicho de mercado, que tenha a ver com seus produtos e serviços, e que seja importante para seu segmento de negócios.

Saiba que as vezes os concorrentes são fonte importante de subsídios e de inspiração para você criar seus conteúdos originais. Então sim, você deve monitorar a concorrência e o seu mercado de atuação, além daqueles indiretos ao seu.

Saber quais são os temas “na moda”, as tendências do momento, isso tudo ajuda a criar um “banco de ideias” do que pode ser produzido.

Além disso, manter o calendário periódico ajuda a manter o fluxo de publicações necessárias para você ter sucesso, e aí isso quer dizer relevância no SEO, visitas, consultas e é claro, se traduzir em vendas.

Além disso tudo, é importante enriquecer o conteúdo textual com os recursos que forem possíveis, isso mostra que você teve um trabalho para produzir o material, além é claro de deixar a experiência mais enriquecida. E não esqueça de citar as referências!

Se você quer melhorar a sua produção de conteúdo para a web, que tal fazer o meu curso gratuito? Você pode ir direto aos módulos que tiver interesse mais imediato, confira aqui o curso e se cadastre ainda hoje.

Posso viver de conteúdo?

Claro que sim, você pode criar seus próprios conteúdos / sites / blogs, monetizar, pode criar conteúdo para terceiros, pode oferecer ajustes em conteúdos existentes, criar publicações periódicas para pessoas físicas e jurídicas, existe um mundo completo de oportunidades para isso.

Ainda que fui muito genérico no parágrafo anterior, lembre, sites, blogs, email marketing, redes sociais, e-books, livros, podcasts, vídeos, produtos, serviços, e por aí vai.

Onde surgiu o marketing de conteúdo?

Dizem que foi por volta de 1890, o pessoal da John Deere percebeu que poderia informar melhor os agricultores, sobre os seus produtos e como resolver problemas comuns. Estava inventada a treta!

Então é fácil fazer conteúdo para a web?

Não necessariamente, mas se você sabe estruturar um texto, seja bem-vindo, se eu consigo alguma coisa, certamente você também conseguirá.

Utilize as dicas dos outros, crie seu próprio método, utilize ferramentas, comece com as gratuitas, entenda mais de SEO, pense nas máquinas que vão indexar seus conteúdos, mas escreva para os humanos!

Lembre-se que quanto mais você escrever, mais fácil ficará, e muito melhor você se tornará, é incrível como isso funciona.

Alguns dirão que é sorte 😉

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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