Importante você que quer fazer um site para sua empresa, um site pessoal, ou acha que redirecionar o domínio para a página do Facebook, isso não é o que você poderia considerar sua presença online mínima.
Algumas pessoas me perguntaram como fazer isso na prática, então resolvi escrever um pouco mais para ajudar – eu espero.
É muito fácil listar aqui um monte de coisas que você supostamente deveria ter, e quem sou eu para sugerir isso?
Bem, tenho ajudado empresas e empreendedores de todos os portes há mais de 20 anos a construir sua presença online mínima!
Recomendação para presença online mínima
- Registre um domínio;
- Ative uma hospedagem em um local apropriado, não economizar tanto na hospedagem e pegar algo melhor vai poupar sofrimentos no futuro;
- O domínio deve apontar para a hospedagem do site, não para uma rede social. Tenha certeza que vai registrar em seu nome e ter controle sobre ele;
- Preferencialmente tenha serviços de e-mail externos ao local da hospedagem do site, recomendo o G Suite do Google. Se o seu site ficar fora do ar por problemas no provedor, os e-mails poderão seguir funcionando;
- Contrate alguém ou faça você mesmo um site, lembrando de algumas coisas. Você pode utilizar ferramentas que fazem isso (não recomendo) ou o WordPress, eu acho que é a melhor alternativa;
- Página principal: destaques principais, lista de produtos e serviços, local para opt-in de e-mail marketing, links para suas redes sociais;
- Tenha o seu perfil nas redes sociais que fizerem sentido, não faça em todas para deixar abandonado depois;
- Não esqueça de criar uma conta e cadastrar seu negócio no Google Meu Negócio, é importantíssimo e muito útil;
- Certifique-se que o seu site será indexado pelo Google e pelo Bing;
Estrutura do de páginas do site
- Página de sobre: detalhando um pouco sobre sua empresa ou sobre você, pequeno histórico, se tiver missão, visão e outras informações do tipo definidas coloque lá também;
- Página específica sobre produtos ou serviços: se precisar crie páginas adicionais para cada um deles;
- Página exclusiva de novidades, ou blog: você precisa produzir conteúdo com frequência, isso vai ajudar você muito;
- Página de contato: onde você deve ter um formulário (e tenha certeza que ele funciona), telefone, endereço ou canais de contato que preferir.
Só isso?
Não, na verdade isso é o começo.
Você precisará de certa forma integrar os canais, site com redes sociais, publicações do site nas redes sociais, enviar publicações e novidades para as pessoas por email marketing.
Aliás, email marketing precisa começar a ser implementado desde o instante zero, você precisa cuidar deste ponto.
E quanto às redes sociais a menos que você tenha um nicho muito específico, cuide disso sem dar mais atenção do que ela merece.
Se possível integre e compartilhe algumas coisas de maneira automatizada no início, caso não tenha braço para fazer manualmente.
Para muitas das alternativas acima você precisará utilizar plugins (se estivermos falando do WordPress) ou serviços e ferramentas de terceiros, alguns pagos e alguns gratuitos.
Falando do layout do site, lembro que ele precisará ser responsivo, isto é, precisa se adaptar ao dispositivo onde será ser exibido.
Isso é fundamental, vivemos numa época de mobile first. Isso impacta diretamente também nos resultados da busca, impacta no ranking do Google por exemplo.
Entendo que a presença online mínima é um ponto de partida.