Desde os primórdios admirei a Microsoft, por diversos motivos. Quem usava Lotus 1-2-3 para DOS certamente teve um choque ao utilizar o Excel 1.0. Eu tive.
Era bugado, mais lento, mas o futuro estava nas janelas. Dali em diante todos os esforços da Microsoft foram de encontro a melhorar a experiência do usuário, e com a massificação e o barateamento dos PCs, tudo colaborou para ela se tornar a potência que é.
Ok, O Bill foi muito importante. Inclusive pro pessoal que adora a Apple, se não fosse o Bill Gates dar uns trocos para a Apple lá nos anos difíceis, ela teria fechado. E ele fez isso pra evitar que ela se fosse.
Mas enfim, porque escrevo este? Porque como usuário da MS, e mantenho em casa 5 computadores, dos quais 4 rodam Windows e ainda um Xbox 360, estou muito insatisfeito. É tremendamente difícil manter o Office 365 rodando sem que ocorra algum problema com a bilhetagem. Da mesma forma adquirir jogos online para o Xbox.
Chegamos a ficar 6 meses sem conseguir comprar jogos para download. O suporte também, não pense que não abri diversos chamados. Alguns aguardo até hoje o retorno. Depois dessas experiências fica muito fácil entender – e pensei muito nisso – a pirataria de software, pois é difícil fazer a coisa certa com a Microsoft. Se não fizesse uso de software registrado com diversas outras empresas, que cobram de diversas maneiras diferentes, acharia que seria um problema burocrático ou da legislação brasileira, mas neste caso não é.
Prevejo nesse ritmo problemas a frente. Se o usuário que se esforça não consegue comprar e manter seus softwares rodando, imaginem o resultado. O Bill saiu fora merecidamente, anos de esforço, agora se dedica habilmente a tarefa de melhorar o mundo que vivemos, doando sua fortuna de maneira sem precedentes, desejo muito sucesso Bill.
Espero que o Satya Nadella perceba esses pequenos problemas e os resolva, pois o preço não é mais um impeditivo, mas a experiência da compra está ruim, muito ruim. Ah e o Ballmer? Bom, já foi tarde. Espero que bloqueiem suas compras no Xbox também.