Planejando o calendário de envios de email marketing

Planejando o calendário de envios de email marketing

Muita gente nem imagina que é relativamente fácil planejar o calendário de envios de email marketing. Vamos começar pelo básico.

Reúna os calendários disponíveis, datas nacionais, datas estaduais e regionais e datas específicas da sua cidade.

Perceba que tem que fazer sentido a data para a base que vai receber tais e-mails. É preciso ter alguma segmentação para se certificar que a pessoa certa vai receber seus e-mails personalizados e com motivações especiais.

Analisando os calendários você consegue descobrir algumas coisas como:

  • Datas imperdíveis (natal, ano novo, dia dos pais, etc);
  • Datas recomendadas;
  • Datas inusitadas;
  • Dia de alguma profissão;
  • Data sazonais;

Você tem opções de planejar envios alguns dias antes, como por exemplo no Carnaval, e logo em cima da data e logo após. Isso lhe dá alguma margem de manobra.

Veja que olhando o calendário para o ano todo, já começa a ficar mais fácil esboçar o seu calendário de envios e planejar suas peças de email marketing, pelo menos algumas delas.

É claro que você precisa ter em mente que no Natal, os filtros de spam tendem a estar mais ajustados para este termo em especial, e assim pode ser em outras datas mais concorridas.

Mas se você trabalha em algum segmento específico da economia, conseguirá retirar algumas datas interessantes para formular seu calendário deste ano.

Outra coisa importante é atentar quanto à segmentação. Oportunamente imagine algo como o Aniversário da cidade de São Paulo. Pode ser um feriado no meio da semana.

Embora só interesse diretamente a quem reside lá, quem viaja para lá também gostaria de saber disso, uma vez que há alterações de trânsito e outros serviços que podem deixar de funcionar.

E se você tem problemas em gerar mais conteúdos para seus envios, pelo menos os envios secundários ficarão mais fáceis se você estudar o calendário de eventos e planejar antecipadamente.

Outras facilidades que você tem é planejar envios recorrentes em função das datas do calendário. São coisas que ocorrem todo ano.

Planeje suas promoções baseado nas datas, e com alguma antecipação. Vai lhe dar fôlego para criar o material e ter os produtos disponíveis para seus clientes.

E é claro, faça promoções adicionais aos e-mails que enviar nas mídias sociais.

Alguns destes envios inclusive vão permitir que você segmente a sua lista em mais categorias, ou mesmo solicite informações adicionais para completar dados que ainda não possui de seus clientes.

Utilizar as datas é uma excelente alternativa para enviar e-mails promocionais e não promocionais para a sua base.

Além disso é um excelente local para testar recursos adicionais como o Teste A/B e ficar bem treinado para os envios mais promocionais que fizer.

Aproveite o calendário e já comece a planejar, data/motivação, assunto do e-mail, objetivos do envio, base que deve ser atingida.

Faça em 2017 a coisa toda mais planejada que em 2016. Vai fazer toda a diferença contra seus concorrentes.

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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