O que verificar antes de colocar o seu blog no ar?

A menos que você esteja “construindo em tempo real” o seu blog, não precisará saber o que verificar antes de colocar seu blog no ar, afinal está fazendo e testando, não é mesmo? 😉

Embora isso não seja recomendado, nem viável no caso de ser um serviço prestado, você deverá ter em mente que existem dezenas de itens a serem verificados, ainda que você tenha uma área de testes, nem sempre ela terá todos os plugins e outras particularidades que existirão apenas na versão que vai ao ar propriamente.

Mas o que podemos fazer é minimizar os riscos. Elaborei uma lista de coisas que você deve verificar, se não faz ideia do que se trata a maior parte dos itens desta lista, então deve estudar mais o WordPress e tudo que está em volta a fundo! Vamos lá, confira.

1 – Domínio e Hospedagem

  • Verifique se o domínio está apontado, se os servidores de DNS estão ok;
  • Certifique que o PHP está configurado para a última versão (7.0 ou superior);
  • Por padrão as extensões do PHP deverão estar configuradas, se tiver erros instalando o WordPress, tem que rever as mesmas;
  • Verifique no PHP o memory_limit, se puder coloque 256M, no post_max_site pelo menos 32M, e o upload_max_filesize 64M.
  • As configurações acima você encontra no PHP Selector (options), no cPanel é fácil de achar, senão terá que contactar seu provedor de hospedagem;

2 – WordPress

  • Uma vez o site/blog finalizado, comece a fazer as configurações mais específicas;
  • Título e descrição do blog;
  • Timezone;
  • Configure os permalinks;
  • Não utilize o usuário admin;
  • Mova o arquivo wp-config.php para uma pasta acima da raiz do seu FTP;
  • Ative autenticação de duas etapas na área de login;
  • Altere as chaves de segurança (salts) no wp-config.php;
  • Bloqueie muitas tentativas de login;

3 – Plugins importantes

  • Akismet (elimina spam dos comentários);
  • Broken Links Checker (verifica links quebrados);
  • Contact Form 7 (formulários de contato);
  • Imagify (otimização de imagens);
  • iThemes Security (segurança, configura dezenas de configurações);
  • WP Rocket (cache e melhoria de performance);
  • Yoast SEO (SEO, metatags e sitemap);
  • UpDraft (backup de arquivos e banco de dados na nuvem);
  • Google Recaptcha (um passo a mais para evitar SPAM e tentativas de invasão);

4 – Serviços de terceiros

  • Google Apps (recomendo que você utilize e-mails corporativos do Google);
  • CloudFlare (CDN e cache de arquivos estáticos);
  • dlvr.it (compartilhamento de conteúdos em redes sociais);
  • Google Webmaster Tools (indexação e informações sobre seu site no índice do Google);
  • Bing Webmaster Tools  (indexação e informações sobre seu site no índice do Bing);
  • SparkPost (utiliza API para envio de e-mails ao invés de SMTP da sua hospedagem);
  • Google Analytics (estatísticas detalhadas de visitação do seu blog);
  • e-mail marketing (talvez a coisa mais importante que você tenha que fazer);

5 – Após publicar o site, revise

  • Logotipo;
  • Menus;
  • Imagens;
  • Conteúdos textuais;
  • Cabeçalhos e rodapés;
  • Links;
  • Formulários (teste envio e recebimento);
  • Mapas;
  • Informações de contato;
  • Widgets das barras laterais;
  • Links de mídias sociais;
  • Login de acesso;
  • Favicon;
  • Política de privacidade e termos de uso;
  • Páginas de erro 404;
  • Publique algo e veja se será publicado automaticamente nas redes sociais;
  • Robots.txt
  • sitemap.xml
  • Verifique em um dispositivo móvel se está responsivo;
  • Ative um certificado SSL;

Se você é um usuário avançado, confira o checklist do WP Mentor aqui. Ou o infográfico abaixo que o pessoal da Capsicum Mediaworks elaborou com muito esmero. Não tem desculpa para não saber o que fazer antes de colocar o seu blog no ar!

WordPress Checklist Infographic - Capsicum Mediaworks

Antes de colocar o site com WordPress no ar

Separei alguns pontos importantes para você observar antes de colocar o site com WordPress no ar.

Alguns pontos são oriundos de minha própria experiência, outros foram elaboradas a partir de dicas de pessoas e empresas qualificadas.

Uma lista deste tipo ajuda você a evitar problemas antes de lançar o seu site ou blog.

Fique atento e observe, nem tudo poderá se aplicar ao seu caso.

Conteúdo

  • Verifique se não existe conteúdo de demonstração, como o famoso Lorem Ipsum, faça uma busca!
  • Verifique os textos se estão corrigidos, se não existem erros de escrita ou gramática;
  • Verifique se textos e imagens estão formatados adequadamente;
  • Os parágrafos devem ter um tamanho adequado, cuide com os tijolos!
  • Verifique se não existem imagens de marcação, se você tem direitos sobre todas as fotos de banco de imagens, se colocou os direitos autorais conforme as licenças de uso;
  • Da mesma forma se tiver vídeos, e eles tiverem vídeos, imagens e áudios de terceiros, devem estar em conformidade;
  • Faça a verificação dos links;
  • Verifique arquivos para download;
  • Dê uma verificada na página de erro, se pode ser melhorada e se a mensagem de erro é útil;
  • Otimize as imagens do site (que estiverem com o conteúdo) e as imagens do tema;
  • Existem categorias de posts configuradas?

 

Layout

  • O layout do site está agradável?
  • É responsivo? Faça um teste nas ferramentas do Google
  • Você testou em diferentes navegadores, sistemas operacionais e dispositivos móveis?

 

Funcionalidades

  • Testou os formulários?
  • Testou integração com serviços de terceiros como email marketing?
  • Verificou o Analytics?
  • O compartilhamento em redes sociais funciona?

 

Otimização e performance

  • Verificou o PageSpeed, Pingdom e GT Metrix?
  • Como está a velocidade de carregamento?
  • Instalou um cache?
  • Instalou a CDN?

 

Otimização para mecanismos de busca

  • O título do site e descrição estão ok?
  • O plugin de SEO foi instalado?
  • Os textos estão otimizados para SEO?
  • Os links permanentes estão corretamente configurados?
  • As imagens estão otimizadas para SEO?
  • O XML do sitemap está funcionando?
  • Está integrado ao Google e Bing Webmaster Tools?
  • O site pode ser indexado?

 

Outros aspectos

  • As páginas legais (notas legais, termos de uso, GDPL) estão ok?
  • A política de privacidade está clara aos usuários?
  • As mensagens de copyright e direitos reservados estão atualizadas?
  • O fuso horário está correto?
  • Os comentários estão sendo gerenciados?
  • O CRON está funcionando?
  • Preencheu seus dados de usuário?

 

Segurança

  • Certifique-se que seu usuário não se chama admin;
  • Certificado SSL está ativo e funcionando?
  • Plugin Akismet está instalado?
  • Plugin de ReCaptcha ativado para formulários e comentários?
  • Proteção da página administrativa?
  • Backup externo funcionando?
  • Tudo atualizado?
  • Monitoramento está ativo?
  • Alguma solução mais robusta com firewall e anti vírus está ativa?
  • Exclua temas e plugins inativos;
  • Se puder altere o nome padrão das tabelas;
  • Elimine listagem em diretórios;
  • Projeja o arquivo wp-config.php movendo para uma pasta acima da raiz do site;
  • Esconda as mensagens de erro;
  • Elimine dados de versões do WordPress do código;
  • Se puder ative autenticação em duas etapas no login;

Isso é tudo? Certamente que não, mas é um bom ponto de partida para você eu espero!

Se tiver alguma dúvida comente aí ou entre em contato.

Se preferir, assista ao vídeo!

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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