Recentemente tivemos uma reunião na AGADi (Associação Gaúcha das Agências Digitais), onde entre discursos, alguns mais inflamados e outros não, se chegou a conclusão que na maioria das vezes disputamos com um concorrente, ou mais de um, determinado projeto composto de migalhas.
Explico, composto de migalhas porque normalmente as empresas (de todos os portes) não pensam muito, não planejam muito, e não tem muito conhecimento sobre o que devem fazer e porque devem fazer alguma coisa para a Internet. E mais ainda, reservar um orçamen-to específico para isto! Não as sobras do pequeno orçamento do marketing ou de TI.
Hora, se é a forma mais simples, eficaz e acessível, porque normalmente o web site é rele-gado ao terceiro plano?
Aí caímos no ciclo vicioso, o projeto de R$ 50.000,00 tem verba de R$ 5.000,00 e aí se faz à concorrência entre 10 fornecedores que se debatem para ver quem abocanha. Normalmente ainda sai para o guri da Internet, aquele que faz pela metade da verba disponível e desaparece antes do projeto acabar, ou faz tudo em flash e na hora de atualizar tem-se que fazer tudo novamente. Afinal economizar 50% da verba disponível já faz uma boa média na empresa.
Oras, boa parte dos fornecedores que está ali brigando se conseguisse o projeto entregaria algo de qualidade superior e custo idem, mas pelo preço combinado, porque tem metodolo-gia e qualidade naquilo que faz. É difícil diminuir seus requisitos mínimos para se adequar a uma verba menor que aquela necessária para desenvolver um bom projeto, assim como ficar cortando serviços do web site. Economiza no preço em detrimento das funcionalidades de quem vai utilizar o mesmo.
Não é feio não se saber o que é preciso fazer. É feio não querer aprender e descobrir o que é preciso fazer. E esta é a proposição inicial da AGADi, mostrar o que é preciso fazer, para se atingir resultados e se ter pelo menos as mínimas métricas que irão justificar os projetos futuros.
Está na hora de começar a pensar em Internet como ela deve ser, que resultados se busca com isso. E se você não tem a mínima idéia de por onde começar ou do que é preciso alterar no web site existente, ligue, pergunte.
Existem ótimas empresas que podem fazer um projeto para você começar a pensar em como vai executá-lo.