Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

O Cliente e o consumidor

Em outros tempos, tempos antigos da Internet, a diversidade de tecnologias, a qualificação dos poucos prestadores de serviços na área, e alguma especulação financeira, permitiam que projetos fossem orçados em patamares inimagináveis no dia de hoje.

Falo isso porque muita coisa mudou de lá pra cá, muita gente boa começou a trabalhar, muitos mitos e bolhas se estouraram, muitas tecnologias foram criadas, muitos preços que foram artificialmente inflados se viram obrigados a retroceder, porém uma coisa não mudou muito, o Cliente.

Lembre-se que o Cliente é aquele que aposta com você, lhe dá as chances e subsídios para efetuar um ótimo trabalho, lhe permite ousar enquanto cria e presta um serviço de boa qualidade. Ah, detalhe, o Cliente ainda sabe que você mora, compra roupa e paga as suas contas!

Porém temos ainda a categoria do consumidor, que por certas vezes nos aborda como se fosse um bom Cliente, mas conversa vai, conversa vem, pode espremer um pouco mais no orçamento, pedir aquelas coisinhas que não estavam previstas, esticar um pouco os prazos de pagamento e ainda, querer que você de amém em todas as novidades por ele estipuladas.

É claro que não existe uma regra para separar estas duas situações, e volta e meia nos depararemos com ela, sempre na expectativa de concretizar a atração de um novo Cliente a cada abordagem.

Mas acima de tudo, o Cliente é o chefe, é ele quem manda, e precisa ser bem tratado, respeitado e de preferência ouvido com frequência, porque por mais incrível que pareça, o Cliente sabe demais sobre nosso negócio, e suas palavras valem ouro.

Nem sempre a atenção a ele se dá da maneira adquada, mas quando somos atenciosos ele nos brinda com a indicação de outro Cliente! É o ciclo virtuoso do processo comercial da empresa.

Salve todos os Clientes, meu respeito profundo e os votos de um 2005 mais atencioso a você e sua empresa, querido Cliente!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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