Não pense que é uma exclusividade sua, muita gente (a maioria talvez) que me procura, tem praticamente as mesmas dúvidas – e certezas, meu blog não está dando resultados, socorro, me ajude!
Poxa, você se esforça, escreve posts com regularidade, é inteligente, é ligado, conhece bem o seu nicho ou aqui que escreve a respeito, e ainda assim percebe que as coisas não estão andando como deveriam, isto é, o resultado, visitação, conversão, opt-in e tudo mais atrelado a isso parece dar poucos resultados.
E aí bate aquela sensação ruim, que seus esforços (e eu sei o quanto isso consome) não dão resultados que você esperava. Mas as coisas são assim, não, não é para não dar resultado, quis dizer que são assim mesmo, difíceis. Ainda mais no começo.
E mesmo que não seja no começo, se manter atualizado com as alterações frequentes do Google ainda complica mais.
Mas o que fazer para melhorar os resultados do blog?
Se o problema parece ser de iniciante, comece pelas coisas mais básicas para verificar o que está acontecendo.
- Você está voando as cegas? Segue pesquisando blogs do mesmo nicho e as melhores maneiras de escrever seus posts?
- Está observando o que a audiência quer e analisando as estatísticas do Google Analytics?
- Está conferindo os posts mais lidos dos blogs do mesmo nicho?
- Se a audiência está muito diversa – e os seus posts também – tente mirar em um único perfil nos próximos posts;
- Lembre-se do que atrai muito a audiência, sua personalidade, sua paixão, seu estilo, sua opinião e sua experiência única;
- Já estabeleceu a missão do seu blog?
- Quem sabe você está escrevendo muito sobre várias coisas e aparecendo de menos? Já pensou que a sua figura é importante para o público estabelecer um vínculo de confiança?
- Sucesso da noite para o dia não existe. Mesmo que você escreva algo que viralize, repetir isso é muito difícil. Pense que o trabalho á longo e o resultado aparecerá depois de muito esforço;
- Você está divulgando o que escreve adequadamente, via redes sociais e email marketing?
- Planeje os conteúdos para frente, não precisa ser um planejamento de um projeto, mas pelo menos 30 dias a frente ajuda a ter o calendário editorial mais claro e a você estabelecer os pontos para trabalhar no período.
- Se alguém entrar em contato, comentar ou mesmo criticar em algum canal, não deixe de responder!
Ainda assim pode parecer uma tarefa gigantesca mudar a situação. E talvez seja mesmo. Não existe fórmula mágica, senão todos teriam blogs de extremo sucesso. Da noite para o dia.
Você precisa ter em mente, siga mais seus instintos. Tenha em mente que pode ser necessário alguma ajuda, um designer se você tiver dificuldades gráficas, um programador ou desenvolvedor para ter certeza que o blog está adequado, algum impulsionamento (pago) em redes sociais ou mesmo no Google.
Nem tudo vem fácil e gratuitamente. Não fique extremamente estressado com os números, foque em escrever – mais e melhor – trabalhe melhor as suas ideias, enriqueça seus posts com elementos gráficos, vídeos e listas. Não tenha medo de citar as fontes.
Faça contatos e estabeleça relacionamentos com outros blogueiros. Divulgue bem. Para quem acha que o Twitter está morto, não se engane, o resultado ali pode ser importante para você.
Claro, existem regras para algumas coisas, mas não se prenda somente as regras. Não ache que tem que escrever todos os dias. Assim como escrever apenas quando tem vontade. Um post mais ou menos pode ser melhor que nenhum post para a sua audiência. Mostrar algumas falhas faz de você tão humano quanto os demais.
As coisas boas acontecem com o tempo. Escreva do jeito que gostaria de ler. Nunca deixe de aprender coisas novas, nós nunca saberemos o suficiente sobre tudo.
E se divirta, para mim pelo menos se não tiver diversão não terá valido a pena!
Está com dúvidas? Comente aí!
Photo Credits: Ahmet Sülek