Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Meu blog não dá resultados, e agora?

Meu blog não dá resultados

Deixa adivinhar, você passa horas por semana escrevendo, lendo, coletando informações, tratanto imagens, produzindo vídeos. Escreve, edita, posta, publica em redes sociais, comenta, compartilha links, troca links e nada…

Parece que os banners não são clicados, que o post que você se esforçou tanto para pesquisar e escrever não é tão lido quanto você imaginou. E o vídeo no YouTube? Pouquíssimas visualizações.

Algumas pessoas me enviam e-mails sempre dizendo isso: Meu blog não dá resultados. Você pode me ajudar?

Já se identificou com alguma situação acima? Isto é bem comum, mais do que você imagina. A maioria dos bloggers já passou ou passa por este tipo de situação.

Possíveis causas do baixo resultado do seu blog

  • Você não pesquisou seu nicho: resolveu um dia sair escrevendo e escrevendo, sem se preocupar se realmente existiam pessoas interessadas no assunto. Não adianta escrever muito e bem, e simplesmente esperar que as pessoas lhe encontrem pelos mecanismos de busca. Mas você precisa olhar as estatísticas, olhar os números, e se for o caso mudar.
  • Seu blog não é realmente sua prioridade: você se dedica a ele mas nem tanto. Quando dá escreve e posta, se está bom o post vai, e se não está tão bom vai igual. Não dá, exige alguns sacrifícios, exige dedicação, e talvez exija isso durante algum tempo antes de dar resultados expressivos.
  • Você quer ganhar dinheiro mas não investe nada: já pensou que o blog está lento porque a hospedagem é bem ruinzinha? Se o blog é lento é ranqueado para baixo. Se não tem certificado SSL é ranqueado para baixo. Se você escreve e não divulga, não adianta muito. Postagens no Facebook sem pagar pela impulsão são como atirar com uma arma no oceano. Um banner no Google também ajuda. Um logotipo profissional, um e-book produzido com mais amor por um designer especializado. Então, você vai investir alguma coisa no blog?
  • E a concorrência? Sabe quem são? Já tentou se aproximar? Trocou links alguma vez? Fez algum post como convidado? Sabe o que eles tem feito de bom – e de ruim? Descubra quem são os líderes do seu nicho, copie as coisas boas reinventando-as.
  • Os leitores até entram no blog: e você faz o que? Coleta os e-mails? Envia e-mail marketing? Fez um funil básico? Envia conteúdo relevante? Criou uma isca para baixar um conteúdo ou desbloquear algo especial com um e-mail ou uma compartilhada em rede social?
  • E o que você escreve, como está? Já pediu uma opinião sincera? Uma avaliação sobre seus posts? Não adianta ser muito bonito e não ser atrativo e engajante para a audiência. Gravou um vídeo? Pediu uma curtida ou compartilhamento? Ou mesmo um comentário? Talvez deva rever seus padrões e ajustar.
  • Pense mais no conteúdo: Pense que ele tem que ser altamente compartilhável, bonito de ver, ou seja, uma imagem destaque atrativa. Se puder insira mais informações visuais, gráficos, esquemas, infográficos. Faça o leitor rir. Depois de publicar pense em compartilhar, redes sociais, grupos de discussão, fóruns, grupos do Facebook. Mas cuide, não faça largar lá o link, tem que ser relativo a algum assunto sendo discutido, tenha cuidado. Cuide do SEO, se puder estude palavras de cauda longa, mas não pense só nisso ao escrever.
  • Procure criar relevância: links de outros blogs para o seu auxiliam incrivelmente o rankeamento e relevância. Mas faça só com blogs honestos e relevantes também. Procure os melhores.
  • Tenha certeza de estar indexado: Google e Bing tem ferramentas para webmasters, tenha certeza que está lá, seus arquivos de sitemap estejam cadastrados e atualizados;
  • Mantenha regularidade de conteúdo.
  • Quer saber mais sobre seu público? Pergunte, crie questionários, quizes. Saiba o que eles querem e buscam.
  • Entregue mais do que retire: dê para a sua audiência antes de pedir algo em troca. Crie a sua relevância.
  • Escreva posts mais relevantes, 3000-5000 palavras. Planeje conteúdos fantásticos e publique. Em algum tempo você vai perceber a diferença.

E comente ali abaixo as suas dúvidas, eu sempre respondo!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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