Divulgando o seu blog

Somente divulgando o seu blog da maneira adequada é que terá alguma visitação ou quem sabe vai fazer você ficar conhecido. Se você acha que montou o blog, escreveu e era isso, está enganado! Tem que divulgar. 

E aí acontecerá o ciclo virtuoso, mais visitas, mais leituras, mais conversões, mais opt-in, mais monetização! Não tem desculpas, nem todas as maneiras de divulgação são necessariamente difíceis ou custarão algum investimento.

Mas se você está pensando seriamente nisso, tem que considerar alguns investimentos para a divulgação do seu blog.

E o seu blog tem que ir para o ar com um sistema de envio de e-mail marketing, sim. Sua lista de e-mails precisa ser construída desde o momento zero, mesmo que você não saiba realmente o que vai fazer com ela!

É importante considerar o seguinte, seu blog é o seu restaurante, você vai inaugurar, na noite de inauguração, a menos que você tenha investido muito em mídia (TV, rádio, jornal, etc), precisará ser muito bem relacionado para encher a casa, mesmo com ajuda de um relações públicas.

Então tenha em mente: Comece pequeno, mas em grande estilo!

Sua lista de e-mails está ativada certo?

  • Cuide do e-mail de boas-vindas para os recém cadastrados na sua lista;
  • Deixe as chamadas para o opt-in da lista tanto nos widgets do blog quanto no final dos posts;
  • A partir do primeiro cadastrado tenha alguma frequência de envio de email marketing;
  • Utilize uma ferramenta confiável;
  • Configure o e-mail de envio corretamente;
  • Entregue alguma coisa antes de pedir o e-mail;
  • Janelas de saída funcionam também;

Algumas práticas de promoção poderosas

  • Seja útil;
  • Seja único;
  • Conte histórias;
  • Cite especialistas;
  • Responda rapidamente às tendências;
  • Pesquise as palavras-chave antes de escrever;
  • Crie imagens originais para seus posts;
  • Coloque texto dentro das imagens;
  • Use as imagens para atrair tráfego;
  • Invista mais tempo no design e conteúdo dos posts;
  • Crie mais conteúdo visual;
  • Se relacione com pessoas;
  • Construa uma audiência leal;
  • Compartilhe conteúdo dos outros;
  • Use as redes sociais para engajar, não para fazer spam;
  • Seja mais humano e tolerante nas redes sociais;
  • Entenda a sua audiência, conteúdo relevante = audiência relevante;
  • Seja pessoal ao enviar e-mails;
  • Responda as pessoas;
  • Colete mais leads;
  • Envie e-mails melhores;
  • Segmente o envio dos e-mails;
  • Envie conteúdo específico para audiências específicas;
  • Faça contato com outros influenciadores;
  • Priorize quem pode auxiliar mais na sua promoção;
  • Marque e mencione pessoas relevantes;
  • Adicione algum contexto ao que compartilhar;
  • Tenha mais exposição sempre que possível;
  • Cuide com o timing ao compartilhar;
  • Compartilhe em todos os lugares relevantes;
  • Faça, agora!

Faça o seguinte ao lançar o blog

  • Entre em contato pessoalmente com 100 pessoas pelo menos. Ligue e mande e-mails para lembrar e enviar o link para seu blog ser acessado!
  • Solicite a elas que encaminhem para quem puderem!
  • Lembre-se que conta toda a sua família, pessoal do prédio ou da rua, do escritório, está valendo!
  • Faça preferencialmente um vídeo introdutório sobre sua motivação, o que vão encontrar no blog e sua expectativa, demonstre sua paixão! Pode gravar com o celular na rua, tenha certeza apenas que o áudio tenha ficado bom, a iluminação o sol vai te salvar, não faça muita invenção na edição, e coloque no seu canal do YouTube, sim, você já deve ter um!
  • É claro, além disso tudo, o blog já deve estar cadastrado nos mecanismos de busca, o sitemap funcionando e todo conteúdo com algumas palavras chave e relevância né? Inicialmente faça no Google Webmaster Tools e Bing (que servirá para o Yahoo também).
  • Não podemos esquecer das mídias sociais. Para não inventar muito, sugiro você começar com Facebook (fan page), Twitter, Google+ e Instagram se for o caso, assim como se for algo direcionado para produtos e serviços pode ser interessante você também estar no LinkedIn.
  • Lembro para acompanhar o lançamento você deverá ter o Google Analytics ou algo semelhante instalado e funcionando, assim poderá medir o retorno do seu esforço inicial.

E nas redes sociais?

  • Publique imediatamente;
  • Republique posteriormente, alguns dias depois e em diferentes horários;
  • Pode ser interessante impulsionar algum post no Facebook;
  • Transforme um post em um infográfico e divulgue;
  • Transforme um post em uma apresentação no SlideShare;
  • Tenha certeza de que o post contém uma imagem boa para cada rede social;
  • Divulgue em grupos específicos no Facebook e LinkedIn;

É importante lembrar que a indexação do conteúdo levará algum tempo para acontecer, e seu blog precisa ganhar relevância. Então escreva, bem, e escreva muito de preferência!

Mais importante neste momento é garantir que o seu blog está com as imagens otimizadas, carrega rápido, tem https funcionando e páginas em formato AMP para ganhar mais pontos com o Google.

Quer saber o que especialistas fazem para aumentar o crescimento dos seus blogs? Confira no post do Bill Acholla.

Se puder ainda comentar posts em blogs da mesma área e incluir link do seu blog, caso seu comentário seja aprovado, ajudará na relavância. Comente aqui inclusive! Isto é o básico para começar. 🙂

Meu blog não dá resultados, e agora?

Deixa adivinhar, você passa horas por semana escrevendo, lendo, coletando informações, tratando imagens, produzindo vídeos. Escreve, edita, posta, publica em redes sociais, comenta, compartilha links, troca links e nada…

Parece que os banners não são clicados, que o post que você se esforçou tanto para pesquisar e escrever não é tão lido quanto você imaginou. E o vídeo no YouTube? Pouquíssimas visualizações.

Algumas pessoas me enviam e-mails sempre dizendo isso: Meu blog não dá resultados. Você pode me ajudar?

Já se identificou com alguma situação acima? Isto é bem comum, mais do que você imagina. A maioria dos bloggers já passou ou passa por este tipo de situação.

Possíveis causas do baixo resultado do seu blog

  • Você não pesquisou seu nicho: resolveu um dia sair escrevendo e escrevendo, sem se preocupar se realmente existiam pessoas interessadas no assunto. Não adianta escrever muito e bem, e simplesmente esperar que as pessoas lhe encontrem pelos mecanismos de busca. Mas você precisa olhar as estatísticas, olhar os números, e se for o caso mudar.
  • Seu blog não é realmente sua prioridade: você se dedica a ele mas nem tanto. Quando dá escreve e posta, se está bom o post vai, e se não está tão bom vai igual. Não dá, exige alguns sacrifícios, exige dedicação, e talvez exija isso durante algum tempo antes de dar resultados expressivos.
  • Você quer ganhar dinheiro, mas não investe nada: já pensou que o blog está lento porque a hospedagem é bem ruinzinha? Se o blog é lento é ranqueado para baixo. Se não tem certificado SSL é ranqueado para baixo. Se você escreve e não divulga, não adianta muito. Postagens no Facebook sem pagar pela impulsão são como atirar com uma arma no oceano. Um banner no Google também ajuda. Um logotipo profissional, um e-book produzido com mais amor por um designer especializado. Então, você vai investir alguma coisa no blog?
  • E a concorrência? Sabe quem são? Já tentou se aproximar? Trocou links alguma vez? Fez algum post como convidado? Sabe o que eles têm feito de bom – e de ruim? Descubra quem são os líderes do seu nicho, copie as coisas boas reinventando-as.
  • Os leitores até entram no blog: e você faz o que? Coleta os e-mails? Envia e-mail marketing? Fez um funil básico? Envia conteúdo relevante? Criou uma isca para baixar um conteúdo ou desbloquear algo especial com um e-mail ou uma compartilhada em rede social?
  • E o que você escreve, como está? Já pediu uma opinião sincera? Uma avaliação sobre seus posts? Não adianta ser muito bonito e não ser atrativo e engajante para a audiência. Gravou um vídeo? Pediu uma curtida ou compartilhamento? Ou mesmo um comentário? Talvez deva rever seus padrões e ajustar.
  • Pense mais no conteúdo: Pense que ele tem que ser altamente compartilhável, bonito de ver, ou seja, uma imagem destaque atrativa. Se puder insira mais informações visuais, gráficos, esquemas, infográficos. Faça o leitor rir. Depois de publicar pense em compartilhar, redes sociais, grupos de discussão, fóruns, grupos do Facebook. Mas cuide, não faça largar lá o link, tem que ser relativo a algum assunto sendo discutido, tenha cuidado. Cuide do SEO, se puder estude palavras de cauda longa, mas não pense só nisso ao escrever.
  • Procure criar relevância: links de outros blogs para o seu auxiliam incrivelmente o rankeamento e relevância. Mas faça só com blogs honestos e relevantes também. Procure os melhores.
  • Tenha certeza de estar indexado: Google e Bing tem ferramentas para webmasters, tenha certeza de que está lá, seus arquivos de sitemap estejam cadastrados e atualizados;
  • Mantenha regularidade de conteúdo.
  • Quer saber mais sobre seu público? Pergunte, crie questionários, quizes. Saiba o que eles querem e buscam.
  • Entregue mais do que retire: dê para a sua audiência antes de pedir algo em troca. Crie a sua relevância.
  • Escreva posts mais relevantes, 3000-5000 palavras. Planeje conteúdos fantásticos e publique. Em algum tempo você vai perceber a diferença.

E comente ali abaixo as suas dúvidas, eu sempre respondo!

Não pense que é uma exclusividade sua, muita gente (a maioria talvez) que me procura, tem praticamente as mesmas dúvidas – e certezas, meu blog não está dando resultados, socorro, me ajude!

Poxa, você se esforça, escreve posts com regularidade, é inteligente, é ligado, conhece bem o seu nicho ou aqui que escreve a respeito, e ainda assim percebe que as coisas não estão andando como deveriam, isto é, o resultado, visitação, conversão, opt-in e tudo mais atrelado a isso parece dar poucos resultados.

E aí bate aquela sensação ruim, que seus esforços (e eu sei o quanto isso consome) não dão resultados que você esperava. Mas as coisas são assim, não, não é para não dar resultado, quis dizer que são assim mesmo, difíceis. Ainda mais no começo.

E mesmo que não seja no começo, se manter atualizado com as alterações frequentes do Google ainda complica mais.

Mas o que fazer para melhorar os resultados do blog?

Se o problema parece ser de iniciante, comece pelas coisas mais básicas para verificar o que está acontecendo.

  • Você está voando as cegas? Segue pesquisando blogs do mesmo nicho e as melhores maneiras de escrever seus posts?
  • Está observando o que a audiência quer e analisando as estatísticas do Google Analytics?
  • Está conferindo os posts mais lidos dos blogs do mesmo nicho?
  • Se a audiência está muito diversa – e os seus posts também – tente mirar em um único perfil nos próximos posts;
  • Lembre-se do que atrai muito a audiência, sua personalidade, sua paixão, seu estilo, sua opinião e sua experiência única;
  • Já estabeleceu a missão do seu blog?
  • Quem sabe você está escrevendo muito sobre várias coisas e aparecendo de menos? Já pensou que a sua figura é importante para o público estabelecer um vínculo de confiança?
  • Sucesso da noite para o dia não existe. Mesmo que você escreva algo que viralize, repetir isso é muito difícil. Pense que o trabalho a longo e o resultado aparecerá depois de muito esforço;
  • Você está divulgando o que escreve adequadamente, via redes sociais e email marketing?
  • Planeje os conteúdos para frente, não precisa ser um planejamento de um projeto, mas pelo menos 30 dias a frente ajuda a ter o calendário editorial mais claro e a você estabelecer os pontos para trabalhar no período.
  • Se alguém entrar em contato, comentar ou mesmo criticar em algum canal, não deixe de responder!

Ainda assim pode parecer uma tarefa gigantesca mudar a situação. E talvez seja mesmo. Não existe fórmula mágica, senão todos teriam blogs de extremo sucesso. Da noite para o dia.

Você precisa ter em mente, siga mais seus instintos. Tenha em mente que pode ser necessário alguma ajuda, um designer se você tiver dificuldades gráficas, um programador ou desenvolvedor para ter certeza de que o blog está adequado, algum impulsionamento (pago) em redes sociais ou mesmo no Google.

Nem tudo vem fácil e gratuitamente. Não fiquei extremamente estressado com os números, foque em escrever – mais e melhor – trabalhe melhor as suas ideias, enriqueça seus posts com elementos gráficos, vídeos e listas. Não tenha medo de citar as fontes.

Faça contatos e estabeleça relacionamentos com outros blogueiros. Divulgue bem. Para quem acha que o Twitter está morto, não se engane, o resultado ali pode ser importante para você.

Claro, existem regras para algumas coisas, mas não se prenda somente as regras. Não ache que tem que escrever todos os dias. Assim como escrever apenas quando tem vontade. Um post mais ou menos pode ser melhor que nenhum post para a sua audiência. Mostrar algumas falhas faz de você tão humano quanto os demais.

As coisas boas acontecem com o tempo. Escreva do jeito que gostaria de ler. Nunca deixe de aprender coisas novas, nós nunca saberemos o suficiente.

E se divirta, para mim pelo menos se não tiver diversão não terá valido a pena!

Está com dúvidas? Comente aí!

Como divulgar o seu blog

Todo mundo que almeja sucesso com seu blog precisa pensar em como vai divulgar o seu blog. Não é porque está na Internet que vai bombar sozinho desde o primeiro minuto.

Não apenas divulgar vou colocar dicas mais genéricas junto, pois para divulgar algo tem que ter a contrapartida do seu lado, seu blog precisa ser minimamente atrativo e adequado.

Algumas coisas ajudam muito

  • Conteúdo: desnecessário falar que tudo isso abaixo começa com você publicando conteúdo bom, relevante e que interesse a um determinado grupo de pessoas. Na dúvida conte histórias.
  • Email marketing: a construção da sua lista deve começar no instante zero! Ela será o seu maior ativo na sua jornada.
  • Design: não quero dizer que o tema do blog tem que ser pago e caro. Mas o layout no geral tem que ser agradável e privilegiar a leitura, ser bonito aos olhos de quem vê. Lembre-se que se o sujeito chega no seu blog para ler, não invente colocar a cor da fonte aquele cinza chato sobre o fundo branco. Texto para ser lido é preto sobre fundo branco, e fonte com tamanho agradável.
  • Se não puder medir: então você não tem nada! Nunca esqueça do Analytics no seu blog. Ali é que você vai encontrar o ouro das métricas de visitação, e os resultados da maioria dos seus investimentos externos, ou seja, medir o retorno do que está fazendo;
  • Tenha uma marca: mesmo sendo o seu nome, mesmo não tendo um nome específico, deixe a marca adequada, clara e consistente. Deixe bonita e agradável. Se não souber fazer, fale com alguém que saiba;
  • Infográficos: são legais e atraem público. Faça eventualmente algum legal e fomente o compartilhamento. Mas não esqueça de assinar a peça dentro da imagem.
  • Faça uma pesquisa: claro que é bom ter alguma audiência para isso funcionar, e aí pergunte sinceramente o que deseja saber, para aumentar a qualidade do seu trabalho.
  • Assinatura do e-mail: pouca gente faz, mas a assinatura do e-mail ajuda muito a divulgação, coloque o link do seu blog ali;
  • O propósito do blog: precisa estar muito claro. É o seu foco. Mesmo que mude depois, você deve tentar focar em alguma coisa no começo.
  • Links internos: ajudam fantasticamente a aumentar a circulação do visitante e até no Google dá uma ajuda no ranking. Utilize plug-ins específicos se o seu tema não fizer isso.
  • O calendário editorial: deve manter alguma consistência, uma programação adequada e a periodicidade deve ser buscada a todo custo. Se não tiver ideia comece com posts semanais.
  • Anúncios: é algo necessário. Eu começaria impulsionando posts e a sua fan page no Facebook (e Instagram) e depois passaria a investir alguma coisa no Google AdWords. Mas não é só desembolsar o $, é preciso fazer anúncios adequados e direcionados.
  • Participe de grupos: e divulgue sempre que puder, Facebook, fóruns de discussão, outros blogs do mesmo nicho. Mas não seja chato, seja sutil.
  • Curtidas e seguidores: ajudam muito, em qualquer rede social, mas lembre-se, é fundamental fazer ele visitar o seu blog! É lá que ele deve ir. Não ao Facebook ou ao Twitter.
  • As mídias sociais: precisam ser utilizadas, principalmente Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, dependendo do caso LinkedIn. A frequência de compartilhamento é importante. Posts mais antigos também devem ser republicados. Deixe os perfis sociais bonitos e linkados para o seu blog.
  • Dê coisas grátis: freebies, e-books e outras coisas, mediante divulgação em mídias sociais, mas preferencialmente coletando e-mails para fazer sua base crescer.
  • Comente: no blog dos outros, colocando link de volta para o seu;
  • Engajar: a sua audiência tende a ajudar muito com o passar do tempo. Perca tempo com isso, responda comentários, e-mails no blog e em mídias sociais;
  • Treinamentos: se você tiver habilidades, pode criar vídeos para o YouTube, ajudam fantasticamente a divulgação. Mas não esqueça, trate o vídeo no YouTube como um post, o título, descrição, palavras-chave, tudo isso influencia e deve ser observado.
  • Webinar: ajuda violentamente a divulgar o seu blog, produto ou serviço. Pense a respeito.
  • Os posts: são fundamentais para o sucesso do seu blog, não deixe de incluir imagens, preferencialmente fotos tiradas por você ou editadas, e não descuide do SEO.
  • Concorrência: sempre monitore a concorrência. Primeiro para saber o que eles estão fazendo, segundo para fazer a sua homenagem (se basear em algum conteúdo para fazer algo melhor) e terceiro para eventualmente ajudar e receber mutuamente mais visitantes.
  • Releases para imprensa: podem funcionar, se você for bem relacionado ou se souber os veículos certos pode ter algum sucesso. De outra forma precisará de alguém mais profissional para esta tarefa.

Ah, mas isso tudo é muito difícil

Não é, só dá trabalho. Mas vou novamente utilizar o exemplo do restaurante. Neste caso o seu blog é um restaurante para exemplificar melhor.

Você vai inaugurar o seu restaurante, precisa encher a casa na noite da inauguração. O sucesso depende de você. O que você pode fazer?

Pode convidar pessoalmente todos os seus vizinhos, do prédio ou da sua rua. Ao fazer isso ainda pode pedir a eles que repliquem o convite para quem acharem que ele é válido;

Pode ligar para todos os seus parentes e mandar e-mail pessoalmente para reforçar. E pedir que façam o mesmo para os amigos deles;

Pode pessoalmente avisar seus colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho e até clientes que já atendeu. Isso pode ser feito pessoalmente, por telefone e por e-mail;

Então eu tenho certeza de que com essa simples estratégia você teria 100 pessoas para a noite de inauguração do seu restaurante.

E com o blog é a mesma coisa. Sua meta deve ser convidar adequadamente 100 pessoas para inaugurar o blog. Seja claro, explique sua motivação. Mostre sua paixão com o que está fazendo.

Os resultados podem ser surpreendentes!

Como aumentar o tráfego do meu blog?

Sempre que alguém pergunta como aumentar o tráfego do meu blog, me surgem diversas respostas na cabeça. Embora isso dependa de muitos fatores, vamos aos fatos.

Não tem volta, tem que produzir conteúdo bom

É claro que você pode procurar as melhores palavras-chave no seu nicho, trabalhar bem isso com técnicas mais avançadas de SEO, mas primeiro escreva mais, mais profundamente, para pessoas lerem, depois pense nas máquinas. Escreva posts profundos, que prendam a atenção, ou 2.500 palavras pelo menos.

Mas nada impede de utilizar alguma ferramenta para auxiliar nessa tarefa, pode usar o Google AdWords Keyword Tool, ou outra paga, mas pode também espionar a concorrência pelos resultados da busca do Google, lhe dá algumas dicas e direcionamentos.

Vá espionar o post, palavras-chave, até vídeos no YouTube podem lhe fornecer pistas.

Faça “upgrades de conteúdo” naqueles conteúdos que dão mais resultados. Ou seja, peça um e-mail, um compartilhamento em rede social para liberar todo o conteúdo. Ou se o conteúdo for muito grande pense em fazer um e-book, o post com conteúdo suficiente para prender a atenção, e o upgrade com todo o restante do conteúdo fantástico que você produziu.

E a lista de e-mails vai crescendo. Enviar um e-mail marketing periódico também relembra as pessoas de lerem seus posts e alimenta o ciclo virtuoso da sua relevância e do engajamento dos leitores.

Sempre é importante ter disponível ao final (antes e no meio talvez), opções para que o usuário compartilhe em redes sociais, envie por e-mail e até salve o seu conteúdo. Isso sempre ajuda a disseminar o que você faz.

Lembro que compartilhar o que você escreveu em redes sociais e em outros locais do mesmo nicho também auxilia na relevância dos mecanismos de busca.

O título do post também é fundamental no processo de indexação e de apanhar a atenção do leitor. Mas não faça click baiting!

Para começar a o processo de escrita sempre uso um mapa mental, depois pesquiso, atualizo se for o caso, e só aí começo a escrever. Para esta tarefa uso o XMind, é gratuito!

Ao escrever não faça parágrafos muito longos, e mantenha o texto (fonte) com contraste (preto no fundo branco, para com essa coisa de texto na cor cinza) e de tamanho agradável para leitura facilitada. Ou seja, fonte grande, não pequena! E ainda respeite blocos de texto, título do post é H1, subtítulos H2 e por aí vai. Use bullets, ajudam a organizar.

Ao terminar de escrever e publicar divulgue. Muito. Por todo o lugar. Quem não é visto não é lembrado. Talvez leve mais tempo para divulgar do que para escrever.

Responda aos comentários que aparecerem. Responda as interações sociais que surgirem. Interaja com seu público, mesmo que sejam críticas, defenda o seu ponto de vista, não perca a educação.

Não descuide da imagem de destaque do post, e nem das imagens internas dele. Elas são importantíssimas. Se puder produza suas próprias fotos. Fica sempre original.

O que faço para aumentar o tráfego do meu blog

  • Mantenha a periodicidade de publicações
  • Coloque botões de compartilhamento nos posts
  • Crie uma página Comece aqui com dias como se fosse um índice
  • Coloque botões de compartilhamento na newsletter
  • Crie um vídeo promocional
  • Crie uma página de recursos do blog
  • Faça “upgrades de conteúdo” quando possível
  • Conte histórias
  • Apareça em eventos
  • Participe de webinars
  • Cuide da sua lista de e-mails
  • Crie mais álbuns de imagens
  • Ao usar imagens tenha certeza de que o nome dela faz parte do conteúdo
  • Republique conteúdos nas redes sociais
  • Se tiver produtos ou serviços sendo vendidos, dê de presente a influenciadores
  • Escreva em outros blogs
  • Confira as estatísticas e veja os posts que dão resultado, repita
  • Produza mais e-books
  • Transforme posts em infográficos e compartilhe no Pinterest
  • Se o usuário precisa fazer algo, deixe isso bem claro e peça a ele que faça
  • Faça parte de uma comunidade no seu nicho
  • Dê prêmios
  • Estimule a curiosidade dos usuários
  • Cuide dos perfis sociais
  • Crie e use grupos do Facebook e do LinkedIn
  • Use mais o YouTube
  • Convide outros blogueiros para escreverem como convidados no seu
  • Utilize pop-ups de saída, mas com cuidado
  • Crie uma régua de e-mails automática para quem se cadastrar
  • Faça webinars com frequência
  • Pesquise conteúdos antes de escrever, veja o que tem funcionado
  • Se tiver uma apresentação publique no SlideShare e depois insira num post
  • Crie pesquisas
  • Teste eventualmente telas inteiras de entrada
  • Depoimentos de terceiros sempre ajudam
  • Se puder anuncie no Google e no Facebook
  • Crie listas de posts populares

As dicas serviram para mim, servirão para você! Não precisa fazer tudo, mas comece fazendo alguma coisa.

Estimule os usuários, peça opiniões, peça que comente, peça que compartilhem. Não é fácil, tem várias outras ações mais complexas, mas resolvi começar pelo mais simples, e você também deve começar.

Algum resultado exige algum esforço. Grandes resultados aparecem depois de muito esforço.

Comece agora!

Se preferir assista ao vídeo!

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 320