Eu sou suspeito para falar sobre isso, mas sim, com alguns “hacks” é possível melhorar sim. Na verdade melhorando sua produção de conteúdo é meio que um mantra, sempre deve ser um processo contínuo e infinito de melhoria.
Produção de conteúdo
A escrita é uma excelente habilidade que deve ser desenvolvida desde cedo. Eu aprendi que o desenho também ajuda a melhorar a escrita.
Sou um tremendo fã de esquemas, gráficos, mapas mentais e todos os aparatos que me auxiliam a produzir mais conteúdos textuais.
Ainda que nossos filhos – eu tenho 47 anos – tendam a ter menos interesse por essa habilidade, tenho tentado fazer com que eles pelo menos entendam melhor o processo e tenham desde cedo algumas facilidades que eu não tive.
Mesmo que você ache que não produzirá conteúdo daqui a algum tempo, em detrimento dos avanços da IA, eu não creio que isso será um problema de fato, acho que no futuro teremos um diferencial humano nos conteúdos produzidos.
O processo de produção de conteúdo
Mesmo que você domine o assunto sobre o qual vai produzir o conteúdo, acho importante que você tenha no seu processo algumas etapas que acho importante.
- Definição da estrutura do documento: pode ser um esboço em linhas gerais, no papel, num documento no editor de textos, eu parto normalmente do rabisco de uma árvore, e em seguida vou acrescentando os galhos, seguindo até o nível das folhas;
- Pesquisa: normalmente mantenho um “banco de assuntos”, quando chego no tema que imagino escrever, vou lá e consulto senão o tema definido ou pelo menos os relacionados. Lá dentro das pastas tenho links, vídeos, documentos, rabiscos iniciais, imagens e o que mais for necessário e que achar válido;
- Autoridades no assunto: se souber quem eles são, pode dar uma olhada, nos seus sites, nas redes sociais, ler os livros que publicaram, ou mesmo outros tipos de artigos, científicos ou não, sempre ajuda;
Para quem estou escrevendo?
Isso é importante, eu mesmo no passado escrevia a esmo, sem ter a mínima ideia de quem eram os meus leitores – e se eu realmente os tinha – e analisando por esse lado, você pode sim escrever apenas por escrever, melhorar as suas habilidades, e ignorar isso por enquanto.
Não tem nada de errado nisso, acho que a maioria de nós começa assim.
Por outro lado, se você publicar seus próprios textos no seu blog, como eu aqui, tem ferramentas disponíveis para saber um pouco mais a respeito de quem é a sua audiência, pode começar pelo Google Analytics e depois se quiser ir mais a fundo pode utilizar algo como o Navegg.
Escrever é como mágica
Pois isso é realmente incrível, quanto mais você escreve, mais sorte tem, mais consegue escrever e melhorar sua produção de conteúdo!
Brincadeiras à parte, é a prática que vai elevar você a outro nível, mantenha a cabeça ocupada e escreve periodicamente.
Não me venha com bloqueios e brancos, mantenha a periodicidade.
Algumas dicas
Alguns processos que podem ajudar no seu processo!
- Escrever livremente: simplesmente escreva, escreva e vá escrevendo, você pode produzir um belo tijolo e depois vai organizando, reordenando e desmembrando para ficar melhor;
- Crie vários títulos e sub títulos, e comece daí: é praticamente o mesmo processo de desenhar um mapa mental, pode ajudar a organizar as ideias;
- Suma com as distrações: redes sociais, telefone no silencioso e virado pra baixo, nenhum barulho desnecessário, nem TV, nem nada. Uma música até pode ajudar, mas não abuse;
- Capture suas notas: eu uso um moleskine, você pode utilizar algum app no celular ou mesmo um papel e caneta. Isso mantém as ideias, e você lembrará depois, são excelentes pontos de partida;
- Pense no objetivo: é um texto livre? É um trabalho da escola? É um post no blog da empresa? É uma descrição de um produto ou serviço?
- Não pense demais: vá lá e escreva!
Importante
Sim, você deveria escrever para as pessoas, otimizar para os mecanismos de buscas e divulgar feito um louco em todas as redes sociais e canais que puder.
O SEO segue sendo importantíssimo, mas isso tudo é uma segunda etapa.
Primeiro você precisa começar a escrever, a colocar para fora, com o tempo – logo em seguida – comece a se preocupar com esses pontos.
E sim, eu escrevi um pequeno livro e fiz um curso mais detalhado sobre produção de conteúdo.
Você pode dar uma olhada lá se quiser, simplesmente pelos tópicos já poderá ter algumas ideias.