Algumas pessoas me perguntam, pois tem relativa dificuldade com esse assunto, melhorando o design do email marketing.
Mas a notícia boa é que existem alternativas, vamos lá!
Algumas dicas para melhorar o design do email marketing
- Peça ajuda a outras pessoas da sua equipe, sugestões são sempre bem-vindas, ainda mais de pessoas com habilidades;
- Utilizar um freelancer ou empresa especializada pode ser uma alternativa para construir um template reaproveitável e customizável;
- Adote um modelo de produção para melhorar as suas etapas de construção da peça de email marketing;
- Reutilize templates, códigos, CSS já criados, botões e outros elementos que tenha feito anteriormente;
- Adote sempre um modelo responsivo de template. Não existe mais espaço para e-mails não adequados aos dispositivos mobile. Todos perdem, principalmente você e sua empresa;
- Cuide da qualidade do material que vai enviar, links quebrados, palavras mal escritas, imagens bem produzidas e demais elementos da peça;
- Ao enviar vá direto ao ponto. Não entregue tudo no e-mail, afinal o objetivo é fazer o usuário clicar e ir para o destino, certo?
- Utilize mais recursos de automatização de envios. Vá mais a fundo nesse assunto, faça bom uso dos triggers e aproveite os recursos de automação da sua ferramenta de envios;
- Prefira não utilizar tabelas;
- Lembre-se do ALT nas imagens;
Sugestões de templates gratuitos de email marketing
- Pook – Litmus
- Ink – Zurb
- Diversos – Hubspot
- 3 modelos – 99 Designs
- Template responsivo – Email on Acid
- Template Pack – HTML Email
Algumas dicas adicionais como incluir prova social, melhorar o Call to Action (CTA), parecer mais profissional possível, utilizar algum GIF animado, um assunto personalizado, facilitar a vida do usuário entregando algo útil, oferecer algum brinde sempre ajudarão nos seus esforços.
Veja, se você tem muitos pontos a melhorar, comece de algum lugar e vá evoluindo, a cada envio uma melhoria.
Senão o esforço necessário pode ser muito grande e você poderá perder a motivação!
Lembre-se que o e-mail é uma demanda que exigirá algum planejamento, determinar os objetivos do envio previamente é um ponto importante e necessário.
Planeje antes de colocar a mão na massa.
Mas uma dica útil e válida é você criar seus blocos de conteúdos, e na hora de compor a peça para o envio fica fácil selecionar e reutilizar os mesmos.
Um cabeçalho padronizado, uma notícia destaque com imagem, título, texto e CTA.
Um bloco secundário com duas colunas ou lista de conteúdos adicionais. Um específico para artigos com o autor se for o caso, e o rodapé padronizado.
Mas é importante manter os seus templates sempre em constante evolução. Pesquise muito e observe não apenas a concorrência como as grandes empresas, se aproprie das coisas boas e melhore seus envios!
Que o visual do e-mail é importante você sabe, mas é importante manter a unidade da sua marca. Isso dará consistência à suas campanhas.