Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Melhorando o design do email marketing

Melhorando o design do email marketing

Algumas pessoas me perguntam, pois tem relativa dificuldade com esse assunto, melhorando o design do email marketing.

Mas a notícia boa é que existem alternativas, vamos lá!

Algumas dicas para melhorar o design do email marketing

  • Peça ajuda a outras pessoas da sua equipe, sugestões são sempre bem-vindas, ainda mais de pessoas com habilidades;
  • Utilizar um freelancer ou empresa especializada pode ser uma alternativa para construir um template reaproveitável e customizável;
  • Adote um modelo de produção para melhorar as suas etapas de construção da peça de email marketing;
  • Reutilize templates, códigos, CSS já criados, botões e outros elementos que tenha feito anteriormente;
  • Adote sempre um modelo responsivo de template. Não existe mais espaço para e-mails não adequados aos dispositivos mobile. Todos perdem, principalmente você e sua empresa;
  • Cuide da qualidade do material que vai enviar, links quebrados, palavras mal escritas, imagens bem produzidas e demais elementos da peça;
  • Ao enviar vá direto ao ponto. Não entregue tudo no e-mail, afinal o objetivo é fazer o usuário clicar e ir para o destino, certo?
  • Utilize mais recursos de automatização de envios. Vá mais a fundo nesse assunto, faça bom uso dos triggers e aproveite os recursos de automação da sua ferramenta de envios;
  • Prefira não utilizar tabelas;
  • Lembre-se do ALT nas imagens;

Sugestões de templates gratuitos de email marketing

Algumas dicas adicionais como incluir prova social, melhorar o Call to Action (CTA), parecer mais profissional possível, utilizar algum GIF animado, um assunto personalizado, facilitar a vida do usuário entregando algo útil, oferecer algum brinde sempre ajudarão nos seus esforços.

Veja, se você tem muitos pontos a melhorar, comece de algum lugar e vá evoluindo, a cada envio uma melhoria.

Senão o esforço necessário pode ser muito grande e você poderá perder a motivação!

Lembre-se que o e-mail é uma demanda que exigirá algum planejamento, determinar os objetivos do envio previamente é um ponto importante e necessário.

Planeje antes de colocar a mão na massa.

Mas uma dica útil e válida é você criar seus blocos de conteúdos, e na hora de compor a peça para o envio fica fácil selecionar e reutilizar os mesmos.

Um cabeçalho padronizado, uma notícia destaque com imagem, título, texto e CTA.

Um bloco secundário com duas colunas ou lista de conteúdos adicionais. Um específico para artigos com o autor se for o caso, e o rodapé padronizado.

Mas é importante manter os seus templates sempre em constante evolução. Pesquise muito e observe não apenas a concorrência como as grandes empresas, se aproprie das coisas boas e melhore seus envios!

Que o visual do e-mail é importante você sabe, mas é importante manter a unidade da sua marca. Isso dará consistência à suas campanhas.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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