Manutenção de um web site

A manutenção de um site é um ponto fundamental para o sucesso dele. Se você utiliza o WordPress, deveria estar preocupado em controlar algumas coisas pelo menos.

Mesmo que não utilize o WordPress, algumas coisas são comuns a qualquer tipo de site, com ou sem CMS.

Mas e para que serve a manutenção de um site? Para ter certeza que tudo está funcionando a pleno, que nada pare de funcionar e causa problemas – para seus clientes, leads e para os mecanismos de busca.

Então é como o seu carro, ele pode durar muitos anos fazendo a manutenção programada. Existe uma periodicidade adequada, e em cada uma delas, alguns itens devem ser verificados.

Manutenção diária do web site

  • Monitoramento de uptime (a cada minuto);
  • Controle de acesso indevido (quem está acessando o site, administrativamente);
  • Detecção de malware, para certificar que não está propagando vírus para quem acessa deu site.;
  • Detecção de arquivos indevidos, para certificar que não tem nada que não deveria estar lá;
  • Varredura do banco de dados, da mesma maneira, controlando os dados que são inseridos;
  • Verificação visual, eventualmente se percebe que tem algo errado com uma simples inspeção visual;

Manutenção semanal do web site

  • Atualizações de core, plugins e temas no caso do WordPress;
  • Verificação de tráfego no servidor e analytics, mantendo uma ideia do crescimento;
  • Moderação de comentários se tiver;
  • Verificação de desempenho do site com ferramentas de verificação de desempenho;
  • Otimização de imagens (se não for feito em tempo real);
  • Verificação de formulários (teste um por um);
  • Verificação de opt-in (certifique-se que quem se cadastra receberá o e-mail de double opt-in);

Manutenção mensal do web site

  • Otimização do BD com ferramentas especializadas;
  • Usuários inativos devem ser removidos;
  • Excluir plugins não utilizados no caso do WordPress;
  • Verificação de espaço em disco ocupado pelo site;
  • Verificação de consumo de banda, se está próximo do contratado;
  • Verificação de tempo de carregamento (performance);
  • Verifique links quebrados e redirecionamentos, com ferramentas específicas;
  • Verificação de SEO no conteúdo textual e imagens;
  • Verificação de logs de erros se existirem, ali você poderá encontrar indicativos de outros problemas;
  • Se o site oferece algum serviço online para seus usuários, verifique passo a passo se está funcionando como deveria;
  • Se o seu site vende alguma coisa, faça uma compra completa;

Manutenção trimestral do web site

  • Verificação do certificado SSL, mesmo com a renovação automática na maioria dos casos é bom verificar se ela ocorreu com sucesso;
  • Verifique o SEO dos conteúdos textuais e de imagens;
  • Verifique o backup dos dados se está sendo executado;
  • Verifique se o tema do site recebeu atualizações;

Manutenção anual do web site

  • Teste o site em todos os navegadores;
  • Verifique a renovação do domínio;
  • Verifique as informações de contato do site, cabeçalhos, rodapés, páginas de contato;
  • Verifique as notas legais e termos de uso;
  • Considere verificar o design e analisar se precisa de melhorias;
  • Verifique se a hospedagem está adequada, se for o caso, considere uma migração;

Isso é tudo? Não, isso é apenas uma sugestão inicial. Veja, diversos pontos ali você pode automatizar, e receber uma mensagem caso alguma coisa não esteja em conformidade.

Lembre-se, cuidar do seu negócio e cuidar da manutenção neste nível, pode não ser a melhor alternativa. Contrate ajuda profissional. E sim, vai custar algum dinheiro.

Lembre-se de revisar o documento que norteou o desenvolvimento do site de tempos em tempos, tenha certeza que os objetivos e as métricas de sucesso foram alcançadas, senão, avalie os motivos.

É importante você perceber que quem percebe esses erros na maioria das vezes é o seu cliente ou futuro cliente. Então avalie o impacto comercial dessa percepção no seu negócio.

E o outro impacto é no SEO, indexação e como o seu site será encontrado nos mecanismos de busca, então fique atento. Se quiser ajuda profissional entre em contato!

Se preferir, assista ao vídeo!

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 358
Translate »