A manutenção de um site é um ponto fundamental para o sucesso dele. Se você utiliza o WordPress, deveria estar preocupado em controlar algumas coisas pelo menos.
Mesmo que não utilize o WordPress, algumas coisas são comuns a qualquer tipo de site, com ou sem CMS.
Mas e para que serve a manutenção de um site? Para ter certeza que tudo está funcionando a pleno, que nada pare de funcionar e causa problemas – para seus clientes, leads e para os mecanismos de busca.
Então é como o seu carro, ele pode durar muitos anos fazendo a manutenção programada. Existe uma periodicidade adequada, e em cada uma delas, alguns itens devem ser verificados.
Manutenção diária do web site
- Monitoramento de uptime (a cada minuto);
- Controle de acesso indevido (quem está acessando o site, administrativamente);
- Detecção de malware, para certificar que não está propagando vírus para quem acessa deu site.;
- Detecção de arquivos indevidos, para certificar que não tem nada que não deveria estar lá;
- Varredura do banco de dados, da mesma maneira, controlando os dados que são inseridos;
- Verificação visual, eventualmente se percebe que tem algo errado com uma simples inspeção visual;
Manutenção semanal do web site
- Atualizações de core, plugins e temas no caso do WordPress;
- Verificação de tráfego no servidor e analytics, mantendo uma ideia do crescimento;
- Moderação de comentários se tiver;
- Verificação de desempenho do site com ferramentas de verificação de desempenho;
- Otimização de imagens (se não for feito em tempo real);
- Verificação de formulários (teste um por um);
- Verificação de opt-in (certifique-se que quem se cadastra receberá o e-mail de double opt-in);
Manutenção mensal do web site
- Otimização do BD com ferramentas especializadas;
- Usuários inativos devem ser removidos;
- Excluir plugins não utilizados no caso do WordPress;
- Verificação de espaço em disco ocupado pelo site;
- Verificação de consumo de banda, se está próximo do contratado;
- Verificação de tempo de carregamento (performance);
- Verifique links quebrados e redirecionamentos, com ferramentas específicas;
- Verificação de SEO no conteúdo textual e imagens;
- Verificação de logs de erros se existirem, ali você poderá encontrar indicativos de outros problemas;
- Se o site oferece algum serviço online para seus usuários, verifique passo a passo se está funcionando como deveria;
- Se o seu site vende alguma coisa, faça uma compra completa;
Manutenção trimestral do web site
- Verificação do certificado SSL, mesmo com a renovação automática na maioria dos casos é bom verificar se ela ocorreu com sucesso;
- Verifique o SEO dos conteúdos textuais e de imagens;
- Verifique o backup dos dados se está sendo executado;
- Verifique se o tema do site recebeu atualizações;
Manutenção anual do web site
- Teste o site em todos os navegadores;
- Verifique a renovação do domínio;
- Verifique as informações de contato do site, cabeçalhos, rodapés, páginas de contato;
- Verifique as notas legais e termos de uso;
- Considere verificar o design e analisar se precisa de melhorias;
- Verifique se a hospedagem está adequada, se for o caso, considere uma migração;
Isso é tudo? Não, isso é apenas uma sugestão inicial. Veja, diversos pontos ali você pode automatizar, e receber uma mensagem caso alguma coisa não esteja em conformidade.
Lembre-se, cuidar do seu negócio e cuidar da manutenção neste nível, pode não ser a melhor alternativa. Contrate ajuda profissional. E sim, vai custar algum dinheiro.
Lembre-se de revisar o documento que norteou o desenvolvimento do site de tempos em tempos, tenha certeza que os objetivos e as métricas de sucesso foram alcançadas, senão, avalie os motivos.
É importante você perceber que quem percebe esses erros na maioria das vezes é o seu cliente ou futuro cliente. Então avalie o impacto comercial dessa percepção no seu negócio.
E o outro impacto é no SEO, indexação e como o seu site será encontrado nos mecanismos de busca, então fique atento. Se quiser ajuda profissional entre em contato!