Eu sei bem como é, dependendo da empresa onde você trabalha, pode ser mais difícil justificar o investimento em email marketing de maneira facilitada.
Escrevi este post aqui justamente para tentar auxiliar você nesta tarefa.
É importante que fique claro que o email marketing é um complemento, você deve utilizar ele como apoio ao seu conteúdo atual, seja ele o tipo que for, para dar alternativas adicionais aos seus usuários, até atingindo outros usuários de outras maneiras.
Ainda, é talvez a principal ferramenta para melhorar e manter o relacionamento com seus clientes!
Porque minha empresa deveria investir em email marketing?
A melhor resposta seria o ROI médio, hoje em torno de US$ 44,00 para cada US$ gasto. Se você acha bom saiba que pode melhorar isso ainda mais.
A combinação de recursos como personalização e automação podem melhorar isso ainda mais.
Porém, aliados a inbound, que é a utilização do marketing para trazer o cliente para “dentro” e mesmo do outbound, mais tradicional, o cenário é promissor.
Ainda acho que o email marketing não funciona
Então fique por dentro dos números, não precisa acreditar em mim!
- Praticamente todo mundo tem um endereço de e-mail;
- Mais de 75% da receita de e-mail é gerada por campanhas simples, segundo a DMA;
- Emails transacionais tem 8x mais taxas de abertura e geram até 6x mais vendas segundo a Experian;
- Segundo a eMarketer 8 entre 10 usuários vão acessar primeiro no mobile;
- Já também segundo a DMA campanhas automatizadas representam 21% da receita;
- Clientes que recebem e-mails de abandono de carrinho tem 2,4x mais chances de completarem a compra, segundo a Experian;
- A Epsilon tabulou que as mensagens automatizadas têm taxas de abertura de até 70,5% mais altas que as mensagens normais;
- Mais de 55% das empresas estão utilizando automação nos envios segundo a Email Monday;
- As empresas que costumam enviar e-mails automatizados têm 133% mais chances de enviar mensagens relevantes para o ciclo de compra do cliente, segundo Lenskold e Pedowitz;
- Segundo a Campaign Monitor, o email marketing gera 174% mais conversões do que as mídias sociais;
- Você pode facilmente reaproveitar conteúdos antigos para enviar;
O que é importante
Tudo é importante, mas vamos aos pontos mais interessantes para sua empresa considerar e ter mais resultados.
- Olhar os números, acompanhar relatórios, utilizar todos os recursos para monitorar os clientes/destinatários;
- Recursos comportamentais, definições de segmentos de usuários, micro-segmentos, são recursos cada vez mais utilizados;
- Utilizar os segmentos para melhorara a automação;
- Sempre trabalhar com templates responsivos, mobile first;
- Mensagens personalizadas e conteúdo dinâmico, quase um mantra;
- Mantenha a qualidade da sua base e utilize uma ferramenta de envios confiável;
- Cuide mais do assunto do que do restante da peça;
- Um call to action é melhor do que vários;
- O teste A/B é seu amigo;
- Automação economiza tempo e cria envolvimento com os clientes;
- Planejar o cronograma de envios e o que vai ser enviado dá algum trabalho;
E as métricas de email marketing?
Claro que são essenciais. Poderia dizer todas elas, mas principalmente algumas, considere o básico primeiro.
- Taxa de rejeição, 1% ou mais já é sinal de alerta;
- Taxa de desativação, ou se preferir taxa de mortalidade da lista, fica entre 25% a 30% ao ano, sim, fique esperto;
- Taca de abertura, embora depende muito de nichos e ações específicas, algo entre 10% e 15% já pode ser considerado excelente;
- Taxa de cliques, é aquela taxa entre quem leu a mensagem e clicou em algum link, dependente do CTA a CTR tendem a variar entre 1% e 5%;
- Taxa de conversão, é aquela entre os que você enviou, leram a mensagem e tenderam a “comprar” o que você estava querendo. Pode ser um produto, um post no blog para ser lido, um PDF. Essas são muito variáveis;
- Mas temos mais métricas além das clássicas, você deve ficar atento também ao seguinda;
- Posicionamento na caixa de entrada;
- Entregabilidade;
- Pontuação de SPAM;
- Conversões;
- Ciclo de vida do usuário;
- Engajamento;
- Complaints/Abusos;
Só isso?
Importante lembrar que o descadastro não é algo ruim, aceite e respeite o usuário. Ruim seria ele marcar seu e-mail como um SPAM qualquer.
Veja isso tudo não termina aqui. Você precisa estar preparado, precisa começar o quanto antes.
É fundamental a construção da sua base de usuários, e é a melhor ferramenta que você vai ter a sua disposição, sendo um pequeno negócio ou uma grande empresa, ou mesmo você e o seu blog!
Pode entender que é a melhor maneira de alcançar os seus clientes e futuros clientes, melhorar relacionamentos e aumentar vendas.
E para fechar, o investimento em email marketing pode ajudar a reduzir investimentos em outras áreas, pense nisso!