A Internet pode falhar, precisamos de um plano B

The Internet connects billions of people and machines; it’s the backbone of modern life. But tech pioneer Danny Hillis thinks the Internet just wasn’t designed to grow this big — and he fears that one big cyber-attack or glitch could shut it down and take civilization with it.

To head off a digital dark age, he sounds a clarion call to develop a Plan B: a parallel system to fall back on if — or when — the Internet crashes.

Na minha versão, embora o vídeo seja de 2013, o grande cientista William Daniel “Danny” Hillis consegue sintetizar de forma muito simples e precisa, como a infraestrutura da nossa querida Internet está largada, crescendo de maneira desproporcional ano após ano desde que foi instalada, e a facilidade que existe para que problemas aconteçam, e inevitavelmente irão acontecer.

E o pior disso tudo é que até o momento nenhuma iniciativa tem sido feita para termos o plano B em caso de problemas, nem para manter a comunicação de serviços essenciais.

Nos resta rezar.

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 325