Desde que a web é web, tem-se algumas idéias a respeito do que é certo e do que é errado, em se tratando de design e do conteúdo das páginas. Uma corrente de web designers prima pelas belas interfaces, onde os tons, as imagens e as “coisinhas de clicar” se sobrepõem ao principal, o conteúdo. Não que a Internet tenha que ser um lugar feio, mas existe uma barreira a ser ultrapassada.
Também não adianta pensar somente nas estruturas de TI de milhares de reais, dando suporte a diversos sistemas integrados, onde simplesmente o usuário não consegue encontrar a informação. Onde ela não seja trazida de forma tão delicada que pareça uma peça moldada pelas mãos divinas, mas que tenha o efeito de uma martelada aplicada pelo companheiro do inferno.
Em 1998 a IBM lançou uma campanha agressiva de marketing, você deve lembrar, ela falava algo do tipo, o que você está fazendo, precisa de alguma solução de e-commerce da IBM, ou não vai dar certo. No site da IBM na época a ferramenta mais utilizada era a busca, porque o site não era suficientemente claro e intuitivo para o seu público. O resultado disso foi uma força tarefa que levou várias semanas e refez o web site. Na primeira semana após o relançamento do site, a utilização da ferramenta de busca diminuiu cerca de 80%, porém as vendas aumentaram em cerca de 400%.
O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que o planejamento é importante, e quem manda é o usuário. Diversas vezes me deparei com o conflito de ter que explicar ao cliente que o ele gostaria de ter não é adequado ao que o público dele espera. Em outras palavras, devia convencer ele a me pagar para não deixar que ele fizesse o que ele gostaria, mas o que meus profissionais experientes definissem para o negócio dele. Não precisa pensar muito para imaginar o que aconteceu em diversas vezes.
Do surgimento até hoje, temos o salto do hipertexto puro para a interface multimídia dos sofisticados sistemas de retaguarda. É correto afirmar que o que tentamos explicar como as necessidades do usuário e os objetivos reais do web site são quase que abstratos no seu conceito. Porém a real característica de um web site é definida a partir das suas especificações funcionais, conteúdo, arquitetura de informação, interatividade, navegabilidade e interfaceamento com o usuário, e estes dependem, ou melhor, são extremamente facilitados pelo design. O design é a forma de apresentar a informação e facilitar sua compreensão.
Eu não quero falar o óbvio, mas pense um pouco a respeito. web designer, consulte um designer. Designer, consulte um programador. E você que vai se tornar meu cliente, é uma boa idéia consultar o seu cliente primeiro. Ele é quem manda.