Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A importância do assunto no email marketing

A importância do assunto no email marketing

Muitas vezes relegado ao último minuto da saga de gerar conteúdo, construir a peça, selecionar a base e fazer o disparo, a importância do assunto no email marketing é muitas vezes deixada para o segundo plano.

Quem nunca colocou um assunto qualquer só para enviar logo que atire a primeira arroba!

Você já deve ter lido alguma estatísticas fantásticas como essas aqui:

  • Email marketing tem o maior ROI de todos os canais de marketing;
  • Email marketing gera até 40 vezes mais leads que as mídias sociais;
  • Email marketing gera um ticket de compras 17% maior por compra que as redes sociais;
  • E-mail é utilizado por 90% de todos os consumidores diariamente (pelo menos nos EUA);
  • Pessoas que recebem e-mails com ofertas gastam 138% mais do que as pessoas que não recebem e-mails;

Mas é importante lembrar que isso é uma consequência de todo o processo. Você precisa ficar atento a todas as particularidades antes de enviar seu email marketing.

O assunto do e-mail pode ser a coisa mais importante do seu envio!

Algumas coisas que aprendi sobre assunto da peça no e-mail marketing

  • Não precisa ser óbvio, mas não engane o usuário;
  • A coisa mais fácil que você pode fazer para testar o assunto é o teste A/B. Não existe nenhum motivo para você não fazer isso toda vez que for enviar seus e-mails;
  • Se for realizar um teste A/B você pode fazer campanhas simultâneas para ganhar tempo;
  • Utilize variações do mesmo assunto;
  • Utilize algumas letras maiúsculas (mas não todas);
  • Utilize emojis com cautela;
  • Se tiver os dados personalize o assunto com o nome do usuário, mas deixe interessante a combinação;
  • Manter o assunto entre 28 e 36 caracteres dá melhores taxas de cliques na peça;
  • O assunto com 6 a 10 palavras dá as melhores taxas de abertura;
  • O assunto de tamanho menor ou maior dá mais resultado que de tamanho médio;
  • Assuntos longos podem funcionar melhor as vezes, mas teste na sua base;
  • As palavras principais primeiro no assunto ajudam;
  • Caracteres diferentes como [ ] e ( ) podem funcionar;
  • Senso de urgência no assunto funciona para conversão;
  • Fazer o usuário rir quando ler ajuda;

E se quiser algumas dicas para fazer o seu assunto do e-mail lembre-se:

  • É útil ou valioso?
  • Não está muito longo?
  • Estou prometendo algo que não posso cumprir?
  • Poderia ser mais direto ou específico?
  • Alguma palavra adicional faria diferença?
  • Alguma palavra a menos faria diferença?
  • O usuário pode achar que é SPAM?

Ainda, é importante lembrar que o pre-header é o apoio do assunto, então utilize o mesmo para complementar o assunto de maneira inteligente, pois muito provavelmente será lido pelo usuário no seu dispositivo móvel.

Mais alguns dados importantes

  • 47% dos e-mails são abertos baseados no assunto;
  • 69% dos e-mails são marcados como spam baseados no assunto;
  • Utilizando a palavra newsletter no assunto a taxa de abertura cai até 18,7%

Sobre a taxa de abertura de acordo com a quantidade de palavras no assunto

  • 16% – 0 a 5 palavras;
  • 21% – 6 a 10 palavras;
  • 14% – 11 a 15 palavras;
  • 12% – 16 a 20 palavras;
  • 9% – 21 a 25 palavras;

Embora controverso, a quantidade de palavras no assunto produz coisas interessantes, segundo a Return Path, como muitos assuntos de e-mails enviados tem entre 41 e 50 caracteres, e assuntos com 61 a 70 caracteres produzem as maiores taxas de abertura!

Então utilize os dados acima para testar, embora sejam médias do mercado e de grandes amostras, pode ser diferente para a realidade da sua base, ainda mais se for de um nicho muito específico.

Fique a vontade para perguntar se precisar esclarecer alguma dúvida.

Fontes pesquisadas: Litmus, Invesp, Convince & Convert, Radicati, Return Path e Me & Myself 😉

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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