Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Funcionalidade e Usabilidade

Penso que nos dias de hoje ainda falta um pouco de tato para os desenvolvedores (de software e de produtos) para melhorarem a usabilidade – facilidade de utilização – e a funcionalidade de seus produtos.

É claro que avanços como o das interfaces de telefones celulares e de dispositivos pessoais como palmtops e PDAs em geral merecem destaque, pois lembro bem em 1998 quando começaram os testes com envio de mensagens SMS, e numa mesa de negociações com empresários, um deles falou: Quem é o maníaco que vai ficar escolhendo letras pra mandar uma mensagem nessa telinha desgraçada? Bem, de acordo com a Telemóvel, neste ano cerca de 200 a 250 bilhões de mensagens SMS serão enviadas.

Não que as telinhas tenham ficado maiores ou teclados tenham sido acoplados aos telefones (embora sim em alguns casos), mas tudo isso se deve a usabilidade e funcionalidade dos dispositivos, seus sistemas operacionais e seu design.

Quero dizer com isso que muito pode se fazer quando se pensa em quem vai utilizar determinado produto ou serviço. Como no caso de um site, que o designer insiste em utilizar aquelas minúsculas fontes em tamanho de 8 pixels, mesmo sabendo que o público que vai utilizar é de executivos na faixa dos 45-60 anos.

Via de regra pode ainda afirmar que é possível trabalhar melhor a usabilidade de seu produto ou serviço, agregando realmente o valor que é necessário para que seus usuários (aqueles que pagam a conta) sintam a diferença, e o seu departamento financeiro também.

Quer saber mais? Me pergunte agora ou cale-se!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *