Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Faça sua agência crescer em 2020

Faça sua agência crescer em 2020

Que tal fazer sua agência crescer em 2020? Vamos ver algumas dicas e sugestões para expandir o seu negócio.

Contrate melhor

Sendo um funcionário, um terceirizado ou um fornecedor, contrate alguém melhor que você, preferencialmente.

Que receba as demandas e as produza, sem precisar de muita explicação.

É claro que gente experiente custa mais caro, mas a menos que você tenha tempo e disposição para treinar um novo aprendiz, então pense melhor.

Melhore seu marketing digital

É sempre mais fácil fazer para os outros do que para nós mesmos. Sim, casa de ferreiro, espeto de pau.

Mas vamos parar com isso, estamos em 2020! Faça melhor pelo menos o básico, régua de relacionamento, o funil, a produção de conteúdo, os e-mails na hora certa, os compartilhamentos sociais, os vídeos (sim, estamos em 2020, vá fazer vídeos) e também pense em anunciar no Google.

Obviamente estou esperando que o seu site esteja 100%, layout, conteúdo, SEO, velocidade de acesso, AMP, indexação, toda a parafernália.

Senão vá fazer o tema de casa antes de mais nada, confira outras dicas aqui.

Melhore seus processos

Revise tudo o que você faz, documente, padronize, melhore alguns métodos, entregue mais em menos tempo.

Lembre-se, tudo o que puder automatizar, automatize!

O seu tempo e dos seus colaboradores é muito mais valioso, utilize o tempo que sobrar para pensar mais.

Observe novas metodologias, estude os concorrentes, aprimore o que for possível. O Agile e o Kanban ajudam sim.

Outras ferramentas também auxiliam.

Fazer cursos e manter a melhoria contínua é fundamental.

Invista mais em tecnologia

Sim, você vende isso né? Então utilize mais as soluções que recomenda ou que pesquisa para seus clientes.

Uma pequena empresa com tecnologia consegue avançar muito mais rápido.

Teste novas ferramentas e avalie constantemente o que ela proporciona. Não tenha medo de mudar e ajustar a trajetória.

Foco nos clientes

Os clientes são certamente nosso maior ativo. Foque em atender bem, conhecer melhor os clientes sempre ajuda.

Se antecipe em resolver os problemas, crie uma cultura dentro da sua empresa para sempre colocar o cliente no lugar dele, no pedestal.

Reveja os processos de atendimento e o tempo médio de respostas. Ferramentas de tickets são particularmente eficientes para ajudar nisso.

Faça pesquisas recorrentes com eles. Utilize todos os canais e os meios disponíveis.

Melhore o networking

Sim, indicar um cliente para outro, porque tem necessidades, produtos ou serviços complementares é uma parte importante do negócio.

Mas também se você puder participar de eventos, cursos, treinamentos, palestras, workshops, webinars da sua área de atuação e de algumas áreas dos seus principais clientes vai lhe dar uma visão adicional importante.

Pouca gente faz isso. Você deveria fazer.

Cuide do seu dinheiro

Cuide do seu fluxo de caixa. Não espere surpresas, se antecipe. Fale mais com seu contador.

Se você for micro empresário do simples nacional e estiver em crescimento, fique bem atento às mudanças de alíquotas dos impostos.

Eventualmente a surpresa (ou ônus do crescimento) é bem salgada.

Controle as despesas, reveja fornecedores, calcule tudo novamente. Se puder utilize uma planilha ou um software específico para ajudar.

Ofereça mais

Oferecer novos pacotes de atualizações de produtos e serviços pode gerar uma receita adicional.

É muito mais fácil vender para clientes do que tentar conseguir novos.

Tudo o que puder virar receita adicional e recorrente é importante. Pacotes avulsos também são uma alternativa.

Mostre o que você sabe

Publique mais conteúdos no seu blog, grave mais vídeos, envie mais email marketing, demonstre suas habilidades.

Além disso a busca orgânica é importantíssima para melhorar o fluxo de visitantes no seu site e ser reconhecido.

O processo é contínuo

Eu poderia dizer que uma hora acalma e melhora, mas estaria mentindo, e também, que graça teria?

Mantenha-se sempre motivado e atualizado.

Conhecer os concorrentes, conhecer o mercado de atuação, conhecer os profissionais da área, as entidades e o que mais estiver relacionado ao seu universo e dos seus clientes sempre ajuda.

O que puder automatizar, o que puder delegar, o que puder melhorar, sempre buscando o melhor.

Nunca termina, mas é isso que queremos, certo?

😉

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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