Que tal fazer sua agência crescer em 2020? Vamos ver algumas dicas e sugestões para expandir o seu negócio.
Contrate melhor
Sendo um funcionário, um terceirizado ou um fornecedor, contrate alguém melhor que você, preferencialmente.
Que receba as demandas e as produza, sem precisar de muita explicação.
É claro que gente experiente custa mais caro, mas a menos que você tenha tempo e disposição para treinar um novo aprendiz, então pense melhor.
Melhore seu marketing digital
É sempre mais fácil fazer para os outros do que para nós mesmos. Sim, casa de ferreiro, espeto de pau.
Mas vamos parar com isso, estamos em 2020! Faça melhor pelo menos o básico, régua de relacionamento, o funil, a produção de conteúdo, os e-mails na hora certa, os compartilhamentos sociais, os vídeos (sim, estamos em 2020, vá fazer vídeos) e também pense em anunciar no Google.
Obviamente estou esperando que o seu site esteja 100%, layout, conteúdo, SEO, velocidade de acesso, AMP, indexação, toda a parafernália.
Senão vá fazer o tema de casa antes de mais nada, confira outras dicas aqui.
Melhore seus processos
Revise tudo o que você faz, documente, padronize, melhore alguns métodos, entregue mais em menos tempo.
Lembre-se, tudo o que puder automatizar, automatize!
O seu tempo e dos seus colaboradores é muito mais valioso, utilize o tempo que sobrar para pensar mais.
Observe novas metodologias, estude os concorrentes, aprimore o que for possível. O Agile e o Kanban ajudam sim.
Outras ferramentas também auxiliam.
Fazer cursos e manter a melhoria contínua é fundamental.
Invista mais em tecnologia
Sim, você vende isso né? Então utilize mais as soluções que recomenda ou que pesquisa para seus clientes.
Uma pequena empresa com tecnologia consegue avançar muito mais rápido.
Teste novas ferramentas e avalie constantemente o que ela proporciona. Não tenha medo de mudar e ajustar a trajetória.
Foco nos clientes
Os clientes são certamente nosso maior ativo. Foque em atender bem, conhecer melhor os clientes sempre ajuda.
Se antecipe em resolver os problemas, crie uma cultura dentro da sua empresa para sempre colocar o cliente no lugar dele, no pedestal.
Reveja os processos de atendimento e o tempo médio de respostas. Ferramentas de tickets são particularmente eficientes para ajudar nisso.
Faça pesquisas recorrentes com eles. Utilize todos os canais e os meios disponíveis.
Melhore o networking
Sim, indicar um cliente para outro, porque tem necessidades, produtos ou serviços complementares é uma parte importante do negócio.
Mas também se você puder participar de eventos, cursos, treinamentos, palestras, workshops, webinars da sua área de atuação e de algumas áreas dos seus principais clientes vai lhe dar uma visão adicional importante.
Pouca gente faz isso. Você deveria fazer.
Cuide do seu dinheiro
Cuide do seu fluxo de caixa. Não espere surpresas, se antecipe. Fale mais com seu contador.
Se você for micro empresário do simples nacional e estiver em crescimento, fique bem atento às mudanças de alíquotas dos impostos.
Eventualmente a surpresa (ou ônus do crescimento) é bem salgada.
Controle as despesas, reveja fornecedores, calcule tudo novamente. Se puder utilize uma planilha ou um software específico para ajudar.
Ofereça mais
Oferecer novos pacotes de atualizações de produtos e serviços pode gerar uma receita adicional.
É muito mais fácil vender para clientes do que tentar conseguir novos.
Tudo o que puder virar receita adicional e recorrente é importante. Pacotes avulsos também são uma alternativa.
Mostre o que você sabe
Publique mais conteúdos no seu blog, grave mais vídeos, envie mais email marketing, demonstre suas habilidades.
Além disso a busca orgânica é importantíssima para melhorar o fluxo de visitantes no seu site e ser reconhecido.
O processo é contínuo
Eu poderia dizer que uma hora acalma e melhora, mas estaria mentindo, e também, que graça teria?
Mantenha-se sempre motivado e atualizado.
Conhecer os concorrentes, conhecer o mercado de atuação, conhecer os profissionais da área, as entidades e o que mais estiver relacionado ao seu universo e dos seus clientes sempre ajuda.
O que puder automatizar, o que puder delegar, o que puder melhorar, sempre buscando o melhor.
Nunca termina, mas é isso que queremos, certo?
😉