Antigamente eu achava complexo explicar a quem me perguntava com o que trabalhava, o significado de “Editoração Eletrônica”, mas na realidade era muito simples e fácil.
O tempo foi passando e resolvi alavancar novas oportunidades e meter o nariz onde não era chamado. A coisa foi complicando, pois quando comecei a trabalhar com “Publicações Eletrônicas e Multimídia”, explicar exatamente o significado disso para as pessoas não era tarefa fácil. Afinal, colocar imagens, vídeos, animações, textos, criar interfaces com o usuário, e gravar tudo num CD para Mac ou PC não era coisa normal à época. No fundo todo mundo ficava feliz quando eu dizia que “trabalhava com informática”, afinal se tem computador é tudo a mesma coisa, né?
E por fim, por volta de 1995/96 pra fechar com chave de ouro, escolhi uma coisa mais fácil para fazer, estufava o peito para falar “Trabalho com Internet”. Afinal trabalhar com Internet era fazer sites. E como o tempo vai passando, o nosso produto e conhecimento atingindo níveis inimagináveis de sofisticação, nossos clientes precisando de coisas novas recém criadas ou ainda, coisas criadas especificamente para cada um deles. Aí a coisa realmente começou a complicar, as pessoas diziam, “Ah, tu faz sites”.
E na realidade ficou bem complicado de novo, explicar que hoje o “web site” é a ponta, a camada mais externa e mais simples daquilo que fazemos, ir ao fundo, explicar sucintamente o mecanismo de workflow por trás de tudo, ou o sistema especializado que controla e troca informações com diversas fontes de dados, mas que coisa mais louca! “Ah, porque tu não falaste logo que trabalha com programação”. É, isso, programação, mas não é só isso!
Vou continuar me especializando, mas me sinto obrigado a explicar da maneira correta aquilo que faço, embora as vezes fique complicado ou mais demorado. Mas o objetivo é esse.
E você, trabalha com o que mesmo?