Desde 2000 quando comecei a “blogar”, no Blogger ainda, nem era da Google, já tinha ativado uma “caixinha” para o pessoal se cadastrar e receber quem sabe a minha newsletter.
Porém é que o tempo foi passando e em alguns anos eu tinha cerca de 350 e-mails na minha lista. Alguns amigos, alguns internautas que gostavam do que eu escrevia, e seguramente alguns e-mails cadastrados por robôs (crawlers) com algum propósito específico.
E aí? E aí que hoje esse povo todo não me serve mais, em 14 anos pessoas morreram, trocaram de provedor de serviços, provedores deixaram de existir, e muitos deles seguramente viraram spamtraps.
O que vou fazer agora? Simples, começar novamente, inclusive aproveite e se cadastre ali na lateral por favor, quem sabe me motivará a enviar uma newsletter periódica?
E escrevi isso tudo pra alertar que vale a mesma coisa para sua empresa, tenha em mente sempre o seguinte:
- Base com mais de 6 meses é velha, descarte;
- Mas eu tenho algum relacionamento com a minha base já! Ótimo, isso é relevante, selecione por exemplo todo mundo que visualizou ou clicou em algum link digamos nos últimos 6 meses. Isso vai lhe dar uma lista engajada, essa lista sim deve ser mantida;
- Ao colocar form para cadastramento sempre ative o double opt-in, vai garantir que quem se cadastrou possivelmente é uma pessoa humana;
- Se possível colocar mais informações junto do e-mail, nome, estado, data do cadastro e origem (tipo, web site, blog, evento tal) e isso lhe dará mais alguma informação para futuras segmentações de envio. Se forem seus clientes enriqueça com o máximo de dados que puder;
- Não deixe de fazer um envio periódico para a base. Observe os relatórios, analise, limpe, descarte, sem pena.
Lembre-se da Severina, e-mail nasce, cresce, envelhece e morre!