Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Empresas de Ruptura

Lendo um artigo fantástico de Scott Anthony (da Innosight) e Clayton Christensen (da mesma empresa e professor de Administração na Harvard Business School), intitulado “Inovação a partir de ruptura”, percebi que todas as empresas de tecnologia aqui são empresas de ruptura.

Essa inovação a partir de ruptura sugere simplesmente que as soluções tecnológicas a serem avaliadas e utilizadas pelas empresas (de qualquer porte) podem ser diretas e simples, tão simples a ponto de vencerem os obstáculos de quem decide o que vai ser feito ou não.

Logo, mesmo empresas principiantes podem ter soluções técnicas relativamente simples e que podem e devem ser implementadas. É claro, que é preciso filtrar o que aparece, e avaliar a solução. Mas dando ênfase naquilo que ela se propõe, e não no tamanho da empresa que a desenvolve.

Isso exige um nível de maturidade que ainda não temos aqui, no sul pelo menos, onde se avaliam os fornecedores pelos seus aspectos técnicos e não pelo tamanho da empresa ou por outros tipos de qualificações.

Acredito que isso possa ser viável em curto prazo. Empresas que não querem soluções prontas e com excesso de recursos que não irão utilizar em softwares proprietários, poderão – após análise criteriosa – escolher fornecedores de soluções similares (não genéricas!) a preços mais convidativos. Isso proporcionará economia e ruptura!

Observamos então que o simples fato de considerar este tipo de solução para problemas tecnológicos, já é fator de mudanças. A tarefa de exercitar constantemente o leque de fornecedores para determinadas soluções é ardua. Mas somente desta forma se obterá resultados concretos ? ganhos, com esse modelo de ruptura.

Acredito agora que a inovação é o motor da ruptura, e não há inovação sem quebra de paradigmas.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *