Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Email Marketing

Comecei a fazer email marketing para minha empresa e meus clientes lá pelo ano 2000. Confesso que não lembro se o termo era realmente email marketing na época.

Para fazer os envios utilizava um software muito específico. Que não só poderia fazer o envio pelo seu próprio SMTP interno, através da minha rede (sei que parece feio), como também poderia utilizar o SMTP da minha empresa de hospedagem, ou dos meus clientes.

Rudimentar mas era o que tinha, e era como se fazia. Com o passar do tempo, más práticas generalizadas, tanto de construção da base, quanto de envio, a coisa foi ficando pior.

Realmente muitas empresas passaram a abusar, coletar e-mails indevidamente, harvesting, “emprestando listas”, a situação começou a piorar muito.

O cenário começou a mudar

Passei a utilizar uma ferramenta profissional de envio de e-mails, de uma empresa parceira, chamada Dinamize.

Na época recém migrando de uma empresa de desenvolvimento de software para produto SAAS.

A empresa na época estava situada em uma sala no meu próprio escritório, e começamos a nos aproximar cada vez mais.

Não foi uma coisa simples de fazer, clientes indagavam: mas se eu mando de graça, porque tenho que pagar para enviar agora?

A pergunta na verdade estava errada, pois o que estava em jogo era a qualidade da entrega.

E começou o mercado de email marketing

Na mesma época, por volta de 2005, o mercado de envio de e-mail começou a aquecer, tanto no Brasil como no exterior, eram diversas empresas surgindo.

Porém nem tudo era um mar de rosas, algumas más práticas seguiam sendo feitas.

Mas o cenário estava mudando, evoluindo. Não só empresas surgindo, como o mercado entendendo a importância do envio profissional de email.

E como tinha que ser

A proximidade com a Dinamize fez com que apresentasse pessoas, uma nova sociedade surgiu, eles começaram a crescer e rapidamente alçaram voo solo, mudando para uma nova sede própria.

Embora tenha recebido um convite para me juntar ao time ainda em 2005, declinei.

E eu segui prestando serviços a eles, utilizando a ferramenta de envios para mim e para meus clientes.

Com o tempo veio o novo convite, para fazer parte da empresa, como sócio, cuidando do desenvolvimento das ferramentas com minha pequena equipe.

E em 2008 eu fui, me juntei ao time, levei meus colaboradores e sócio e ficamos melhores!

E a coisa cresceu

E a empresa a partir daí começou a crescer em vários sentidos, faturamento, colaboradores, maturidade das ferramentas, do mercado, qualidade de entrega, melhoria no atendimento e muitos outros processos.

Eu segui no desenvolvimento, passei o bastão para pessoas mais qualificadas, permaneci na gestão, posteriormente fiquei à frente do departamento de atendimento a clientes, atendendo mais de 10.000 marcas, do Brasil e do exterior, consegui profissionalizar a área e agregar mais valor ao atendimento e suporte, interno e externo.

Mas tudo muda

Em 2016 resolvi que deveria seguir meu rumo solo, ao final do ano me desliguei da empresa, e voltei a empreender meu antigo negócio, hoje a Agência Dupla, novamente com meu sócio original.

Conhecimento adquirido

Eu nunca deixei de me interessar e utilizar as ferramentas disponíveis no mercado, testei centenas de ferramentas, ainda testo e utilizo algumas.

Na verdade o que era uma parte do meu job description virou uma espécie de necessidade.

Além das ferramentas do mercado que testei, utilizei, testo e utilizo, ainda escrevi muita coisa sobre o mercado de email marketing, hábito que mantenho com alguma regularidade.

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