Muita gente não sabe, mas talvez o e-mail de boas-vindas seja o e-mail mais importante que você vai enviar!
O mais adequado é ele ser enviado imediatamente após a confirmação do cadastro (double opt-in), e é claro, automaticamente.
Veja que estou sendo genérico, mas após o cadastro na lista, após demonstrar interesse em um freebie, download, etc, sempre pode ser considerado um e-mail de boas-vindas.
Mas é importante enviar e-mails de boas-vindas?
Sim, por diversos motivos, vamos aos fatos:
- Até 74% das pessoas esperam receber um e-mail de boas-vindas imediatamente após se cadastrarem;
- Se ele não for enviado logo, corre o risco de o usuário “esquecer” que se cadastrou e ainda sinalizar seus e-mails como spam;
- Se ele está aguardando imediatamente, vai olhar em todos os locais, caixa de entrada, spam, e fazer com que seja considerado legítimo normalmente;
- A taxa de abertura dos e-mails de boas-vindas normalmente é alta, 50%, ou cerca de 85% maior que a média das newsletters normais;
- Segundo a Return Path quem lê uma mensagem de boas-vindas normalmente lê mais de 40% dos e-mails enviados durante pelo menos 180 dias;
Então na prática o que devo fazer?
- Configurar sua ferramenta para tal prática;
- Confeccionar uma peça adequada, contendo agradecimento, dados para entrar em contato, e outras informações úteis ao usuário, como pedir para ele colocar seu remetente em uma whitelist;
- Pode colocar um resumo do que ele normalmente vai receber;
- Seus links de redes sociais;
- Se ficar muito grande, você pode fazer uma sequência intervalada de e-mails de boas-vindas, pense nisso!
As sequências de e-mails também podem ser chamadas de autoresponders em algumas ferramentas, são normalmente o primeiro passo para você se familiarizar com a fantástica funcionalidade da automação de envios!
Alguns exemplos práticos do que pode (ou deve) ser enviado:
- Agradecimentos e informações sobre a empresa (ou sobre você);
- Seu melhor conteúdo já publicado;
- Uma enquete perguntando as expectativas do usuário;
- Você pode fazer alguma oferta;
Entenda que a partir daí você pode criar diversos tipos de automações, fazendo sua ferramenta e todos seu esforço em criar conteúdo trabalharem automaticamente por você.
Pense a respeito. Se tiver dúvidas comente aí que eu respondo rapidamente!