Resolvi escrever algumas dicas para escrever seus posts. Cada um tem um método. Eu prefiro ler constantemente. Aí se algo me chama a atenção, crio um mapa mental com o XMind. E vou lendo e melhorando o mapa até achar que tenho massa crítica para escrever um post, ou artigo, livro, e-book ou seja lá o que esteja querendo escrever.
Depois de criado o mapa, começo a escrever. Escrevo para as “pessoas humanas” não para o SEO e mecanismos de busca. Faça assim no começo, se preocupe em escrever, cada vez mais, mais profundamente, e melhor. Escreva no Word ou Google Docs, e já faça as correções sugeridas.
Tenha em mente que você sendo especialista em alguma coisa, necessariamente para explicar a tal coisa, deve fazer de maneira clara e simplificada para nós os não especialistas entenderem. A menos que esteja escrevendo algum material técnico ou um artigo científico, aí você deve ser técnico mesmo.
Um post bom deve ter algo em torno de 2500 palavras pelo menos. Não que você não deva escrever nada menor que isso. Pode inclusive sofisticar, criar um calendário de conteúdo, sendo realista, 2 posts por semana, um raso e um mais aprofundado. Ou um post maior dividido em vários posts, também funciona.
Está em dúvida, conte uma história. Peça ajuda, peça um comentário, não tenha medo de ser espontâneo. A retórica também ajuda as vezes. Se você faz palestras, grave em vídeo, crie posts sobre o assunto, e coloque seus vídeos.
Formate simples e elegante de início. Não encha de imagens e gifs animados em tudo o que fizer. Demonstre seu conhecimento através do entusiasmo. Além da história que contar inclua fatos fascinantes. Escreva como você fala, pode funcionar para o seu público.
Tenho observado que quanto maior o post mais leitura ele tem, é claro, sem encher linguiça. Ninguém tem tempo a perder hoje em dia. Mas os mecanismos de busca gostam de conteúdo, e também gostam de links de referências de autoridades no assunto que você está escrevendo ou se referindo.
Respeite também a hierarquia do conteúdo, apenas um H1 (título), quantos H2 você precisar, e o texto propriamente. Abuse de imagens, vídeos e apresentações inseridas. Mas use apenas os links de referência necessários. Mais do que 5 já é meio exagerado. Se tiver muitos, utilize os principais, os demais apenas cite no texto.
É claro que o título deve ser fantástico, instigar ao clique e a leitura, mas não engane o usuário! Use o humor. Também no conteúdo use listas.
Também não esqueça de ter uma introdução, desenvolvimento e fechamento do assunto, ajuda a organizar. Se puder utilize iscas adicionais para o usuário baixar uma versão aprofundada, como um e-book. Também se estiver tendo muitos acessos pode permitir a leitura da metade do texto até o final mediante o usuário fornecer o e-mail ou compartilhar nas redes sociais.
Depois que tiver conteúdo suficiente, algumas visitações aí sim, comece a estudar SEO, posicionamento, palavras-chave e rankeamento de maneira mais expressiva.
Antes disso, se preocupe apenas em escrever! Antes que você conte minhas palavras tem cerca de 525 palavras este post.
Estou envolvido com atividades na ONG que apoio, prometo que para semana que vem vou fazer algo bem melhor.