Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Criando sua peça de email marketing

Criando sua peça de email marketing

Foi-se o tempo que você precisava dominar o HTML e as regras específicas de cada provedor e suas interfaces de webmail, ou mesmo as incompatibilidades do Outlook com ele mesmo e com o mundo.

Se você faz envios,  saiba que é possível fazer isso de diversas formas:

  • Fazendo seu próprio código;
  • Utilizando códigos e templates prontos e gratuitos;
  • Comprando templates;
  • Enviando um layout personalizado para ser codificado por especialistas;
  • Comprando templates ou geradores de templates;
  • Utilizando serviços profissionais de agências e freelancers;
  • Utilizando os templates da sua ferramenta de envios;
  • Utilizando o editor da sua ferramenta de envios;

Só para citar algumas alternativas.

Facilitadores do processo de criação

Crie listas, checklists, do processo de desenvolvimento da sua peça, lembre-se que tem muita coisa envolvida a cada envio:

  • Conteúdo a ser enviado, textos, links e imagens;
  • Design da peça e organização do conteúdo;
  • Links e botões específicos;
  • Codificação, HTML e CSS;
  • Fontes padrão;
  • Sequência de testes;

Cada uma das etapas acima ainda pode ser mais detalhada dependendo das necessidades da sua empresa e do seu processo, eventualmente ainda tem pessoas diferentes envolvidas, aprovações de diferentes níveis hierárquicos, disponibilização das imagens estáticas no site da empresa e por aí vai.

Ainda, com relação a peça propriamente, alguns pontos são fundamentais, nunca esqueça de:

  • Identidade visual;
  • Cabeçalho;
  • Pre-header (no máximo 50 caracteres);
  • Layout responsivo (tem que funcionar direito no mobile e no desktop);
  • Conteúdo textual revisado;
  • Imagens compactadas com links absolutos;
  • Links e call to action adequados;
  • Rodapé com dados de contato;

Se isso tudo está muito complexo, e você nem tem ideia de por onde começar, que tal baixar alguns templates e estudar como eles funcionam, e como pode ser personalizados para suas necessidades?

Existem alguns templates interessantes da Litmus, recomendo fortemente que você verifique os Community Templates deles, são gratuitos!

litmus community templates

Mas existem ótimas opções de templates pagos, desenvolvidos por especialistas, sugiro que você comece olhando aqui na Envato / Theme Forest, sempre utilizo os templates deles, é uma comunidade de designers e desenvolvedores que tem muita coisa interessante.

envato / theme forest email marketing templates

É importante lembrar ainda que o principal do seu envio é o conteúdo, foco na mensagem, simplifique, crie uma hierarquia, informações importantes vem primeiro, crie listas para organizar o conteúdo, SEMPRE tenha um Call to Action bem definido.

Lembre-se de manter a simplicidade no começo, depois vá sofisticando. Não entupa de elementos desnecessários e criadores de distrações.

Menos é mais. Um foco, um objetivo a cada envio, normalmente dá mais resultado.

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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