Foi-se o tempo que você precisava dominar o HTML e as regras específicas de cada provedor e suas interfaces de webmail, ou mesmo as incompatibilidades do Outlook com ele mesmo e com o mundo.
Se você faz envios, saiba que é possível fazer isso de diversas formas:
- Fazendo seu próprio código;
- Utilizando códigos e templates prontos e gratuitos;
- Comprando templates;
- Enviando um layout personalizado para ser codificado por especialistas;
- Comprando templates ou geradores de templates;
- Utilizando serviços profissionais de agências e freelancers;
- Utilizando os templates da sua ferramenta de envios;
- Utilizando o editor da sua ferramenta de envios;
Só para citar algumas alternativas.
Facilitadores do processo de criação
Crie listas, checklists, do processo de desenvolvimento da sua peça, lembre-se que tem muita coisa envolvida a cada envio:
- Conteúdo a ser enviado, textos, links e imagens;
- Design da peça e organização do conteúdo;
- Links e botões específicos;
- Codificação, HTML e CSS;
- Fontes padrão;
- Sequência de testes;
Cada uma das etapas acima ainda pode ser mais detalhada dependendo das necessidades da sua empresa e do seu processo, eventualmente ainda tem pessoas diferentes envolvidas, aprovações de diferentes níveis hierárquicos, disponibilização das imagens estáticas no site da empresa e por aí vai.
Ainda, com relação a peça propriamente, alguns pontos são fundamentais, nunca esqueça de:
- Identidade visual;
- Cabeçalho;
- Pre-header (no máximo 50 caracteres);
- Layout responsivo (tem que funcionar direito no mobile e no desktop);
- Conteúdo textual revisado;
- Imagens compactadas com links absolutos;
- Links e call to action adequados;
- Rodapé com dados de contato;
Se isso tudo está muito complexo, e você nem tem ideia de por onde começar, que tal baixar alguns templates e estudar como eles funcionam, e como pode ser personalizados para suas necessidades?
Existem alguns templates interessantes da Litmus, recomendo fortemente que você verifique os Community Templates deles, são gratuitos!
Mas existem ótimas opções de templates pagos, desenvolvidos por especialistas, sugiro que você comece olhando aqui na Envato / Theme Forest, sempre utilizo os templates deles, é uma comunidade de designers e desenvolvedores que tem muita coisa interessante.
É importante lembrar ainda que o principal do seu envio é o conteúdo, foco na mensagem, simplifique, crie uma hierarquia, informações importantes vem primeiro, crie listas para organizar o conteúdo, SEMPRE tenha um Call to Action bem definido.
Lembre-se de manter a simplicidade no começo, depois vá sofisticando. Não entupa de elementos desnecessários e criadores de distrações.
Menos é mais. Um foco, um objetivo a cada envio, normalmente dá mais resultado.