Como ganhar dinheiro com seu blog?

Como ganhar dinheiro com seu blog?

É uma pergunta complexa: Como ganhar dinheiro com seu blog? Pois existem muitas variáveis.

Desde o nicho, assunto, nível das publicações, promoção, leitores, e muitos outros.

Para ganhar dinheiro com o blog precisamos

  • Produzir conteúdo.
  • Produzir conteúdo de qualidade.
  • Produzir conteúdo relevante para a audiência.
  • Produzir conteúdo que seja minimamente indexado pelos mecanismos de busca.
  • Produzir conteúdo que seja facilmente acessado em diversas mídias e dispositivos.

Repetitivo, eu sei, mas esse é o fator principal e chave para o sucesso. É importante manter a frequência e relevância.

Demonstre suas habilidades específicas e conhecimentos únicos

Publique conteúdos de terceiros que fizerem sentido. Ofereça depoimentos sempre que possível. Crie vídeos, utilize imagens de qualidade. Lembre-se que fazer vídeos pode permitir a você ganhar dinheiro no YouTube. Mesmo assim tem muito a ver com seu blog.

É claro que ainda é preciso considerar e trabalhar muito em outros aspectos. O mestre Darren Rowse publicou certa vez um interessante artigo onde falava entre outras coisas como você poderia fazer as fundações adequadas do seu blog, e deveria alocar seu tempo mais ou menos desta forma:

  • 50% do tempo para criar conteúdo;
  • 25-30% do tempo para promover o blog;
  • 15-20% do tempo para construir uma comunidade;
  • 5-10% do tempo em monetização

É claro, que estes 5 a 10% do tempo em monetização significam muitas coisa. Você poderia focar em alguns pontos para começar a monetizar seu blog:

  • Anúncios: o problema é que dependem muito do tráfego. Pouco tráfego, pouco resultado. O Google AdSense é uma boa alternativa.
  • Afiliados: se você atua em um nicho, pode fazer sentido para empresas que atuem nesse nicho. Talvez inclusive vendendo anúncios diretamente.
  • Ofertas exclusivas: oferecer produtos exclusivos, ou em ofertas e condições exclusivas de empresas para seus leitores pode ser uma excelente fonte de monetização.
  • Venda de e-books ou outros entregáveis eletrônicos: sim, muita gente faz, e você também pode fazer. Reunir muitas publicações, escrever sobre um assunto bem específico, criar um curso, entregar algo de valor podem significar mais receitas recorrentes para seu blog.
  • Escrever uma análise de um produto: se for o caso, você tiver nicho e audiência, pode ser que uma marca peça a você para escrever sobre um produto de maneira isenta. Depois começarão a pedir que você faça isso (lhe pagando ou enviando produtos) e você escreverá da mesma maneira isenta.
  • Venda de produtos: aí fica um pouco mais amplo, sem necessariamente ser de uma empresa do nicho mas vender produtos (do seu blog, personalizados ou não) pode fazer algum sentido. Muita gente vende canecas, camisetas e outros produtos, tendo uma comunidade e um bom número de leitores pode dar certo.
  • Palestras, workshops e webinars: se você tem conhecimento, pode ter muita gente querendo, e disposta a pagar por isso.
  • Comunidade e base: Nunca deixe de construir sua base de e-mails desde o instante zero do blog ir ao ar. Ali você terá uma excelente fonte de conhecimento quando for oferecer alguma coisa.

Mas não ofereça tudo apenas mediante pagamento. Ofereça coisas boas e gratuitas também.

Se o gratuito já é bom, o pago será melhor, pensarão.

Existem muitas formas de ganhar dinheiro na Internet, o seu blog é uma delas, mas não pense apenas nisso, pense no seu legado.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.