Como divulgar o seu blog

Todo mundo que almeja sucesso com seu blog precisa pensar em como vai divulgar o seu blog. Não é porque está na Internet que vai bombar sozinho desde o primeiro minuto.

Não apenas divulgar vou colocar dicas mais genéricas junto, pois para divulgar algo tem que ter a contrapartida do seu lado, seu blog precisa ser minimamente atrativo e adequado.

Algumas coisas ajudam muito

Conteúdo: desnecessário falar que tudo isso abaixo começa com você publicando conteúdo bom, relevante e que interesse a um determinado grupo de pessoas. Na dúvida conte histórias.

Email marketing: a contrução da sua lista deve começar no instante zero! Ela será o seu maior ativo na sua jornada.

Design: não quero dizer que o tema do blog tem que ser pago e caro. Mas o layout no geral tem que ser agradável e privilegiar a leitura, ser bonito aos olhos de quem vê. Lembre-se que se o sujeito chega no seu blog para ler, não invente colocar a cor da fonte aquele cinza chato sobre o fundo branco. Texto para ser lido é preto sobre fundo branco, e fonte com tamanho agradável.

Se não puder medir: então você não tem nada! Nunca esqueça do Analytics no seu blog. Ali é que você vai encontrar o ouro das métricas de visitação, e os resultados da maioria dos seus investimentos externos, ou seja, medir o retorno do que está fazendo;

Tenha uma marca: mesmo sendo o seu nome, mesmo não tendo um nome específico, deixe a marca adequada, clara e consistente. Deixe bonita e agradável. Se não souber fazer, fale com alguém que saiba;

Infográficos: são legais e atraem público. Faça eventualmente algum legal e fomente o compartilhamento. Mas não esqueça de assinar a peça dentro da imagem.

Faça uma pesquisa: claro que é bom ter alguma audiência para isso funcionar, e aí pergunte sinceramente o que deseja saber, para aumentar a qualidade do seu trabalho.

Assinatura do e-mail: pouca gente faz mas a assinatura do e-mail ajuda muito a divulgação, coloque o link do seu blog ali;

O propósito do blog: precisa estar muito claro. É o seu foco. Mesmo que mude depois, você deve tentar focar em alguma coisa no começo.

Links internos: ajudam fantasticamente a aumentar a circulação do visitante e até no Google dá uma ajuda no ranking. Utilize plug-ins específicos se o seu tema não fizer isso.

O calendário editorial: deve manter alguma consistência, uma programação adequada e a periodicidade deve ser buscada a todo custo. Se não tiver ideia comece com posts semanais.

Anúncios: é algo necessário. Eu começaria impulsionando posts e a sua fan page no Facebook (e instagram) e depois passaria a investir alguma coisa no Google AdWords. Mas não é só desembolsar o $, é preciso fazer anúncios adequados e direcionados.

Participe de grupos: e divulgue sempre que puder, Facebook, fóruns de discussão, outros blogs do mesmo nicho. Mas não seja chato, seja sutil.

Curtidas e seguidores: ajudam muito, em qualquer rede social, mas lembre-se, é fundamental fazer ele visitar o seu blog! É lá que ele deve ir. Não ao Facebook ou ao Twitter.

As mídias sociais: precisam ser utilizadas, principalmente Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Google+, YouTube, dependendo do caso LinkedIn. A frequência de compartilhamento é importante. Posts mais antigos também devem ser republicados. Deixe os perfis sociais bonitos e linkados para o seu blog.

Dê coisas grátis: freebies, e-books e outras coisas, mediante divulgação em mídias sociais mas preferencialmente coletando e-mails para fazer sua base crescer.

Comente: no blog dos outros, colocando link de volta para o seu;

Engajar: a sua audiência tende a ajudar muito com o passar do tempo. Perca tempo com isso, responda comentários, e-mails no blog e em mídias sociais;

Treinamentos: se você tiver habilidades, pode criar vídeos para o YouTube, ajudam fantasticamente a divulgação. Mas não esqueça, trate o vídeo no YouTube como um post, o título, descrição, palavras chave, tudo isso influencia e deve ser observado.

Webinar: ajuda violentamente a divulgar o seu blog, produto ou serviço. Pense a respeito.

Os posts: são fundamentais para o sucesso do seu blog, não deixe de incluir imagens, preferencialmente fotos tiradas por você ou editadas, e também não descuide do SEO.

Concorrência: sempre monitore a concorrência. Primeiro para saber o que eles estão fazendo, segundo para fazer a sua homenagem (se basear em algum conteúdo para fazer algo melhor) e terceiro para eventualmente ajudar e receber mutuamente mais visitantes.

Releases para imprensa: podem funcionar, se você for bem relacionado ou se souber os veículos certos pode ter algum sucesso. De outra forma precisará de alguém mais profissional para esta tarefa.

Ah, mas isso tudo é muito difícil

Não é, só dá trabalho. Mas vou novamente utilizar o exemplo do restaurante. Neste caso o seu blog é um restaurante para exemplificar melhor.

Você vai inaugurar o seu restaurante, precisa encher a casa na noite da inauguração. O sucesso depende de você. O que você pode fazer?

Pode convidar pessoalmente todos os seus vizinhos, do prédio ou da sua rua. Ao fazer isso ainda pode pedir a eles que repliquem o convite para quem acharem que ele é válido;

Pode ligar para todos os seus parentes e mandar e-mail pessoalmente para reforçar. E pedir que façam o mesmo para os amigos deles;

Pode pessoalmente avisar seus colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho e até clientes que já atendeu. Isso pode ser feito pessoalmente, por telefone e por e-mail;

Então eu tenho certeza que com essa simples estratégia você teria 100 pessoas para a noite de inauguração do seu restaurante.

E com o blog é a mesma coisa. Sua meta deve ser convidar adequadamente 100 pessoas para inaugurar o blog. Seja claro, explique sua motivação. Mostre sua paixão com o que está fazendo.

Os resultados podem ser surpreendentes!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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