Pode parecer até um pouco intransigente, afinal, diversos tipos de sites, diversos tipos de necessidades diferentes, então como falar em estrutura mínima de páginas?
Sim, de fato é verdade. Mas uma estrutura mínima se justifica, não só para os usuários, como também para algum resultado em mecanismos de busca.
Então vamos lá.
Página principal
É a porta de entrada, ali teremos a identificação visual no topo do site, normalmente o logotipo, em seguida o menu, o destaque principal, os destaques secundários, demais elementos de destaque ou call to action (CTA), e por fim o rodapé.
É claro que pode variar, mas em linhas gerais é alguma coisa perto disso que devemos esperar.
Sobre / Informações institucionais
É onde normalmente encontramos informações mais específicas sobre a empresa, ou profissional, digamos “dono” do site.
Pequeno histórico, currículo, missão, visão, toda aquela parte de fundação, palavra do presidente, e por aí vai.
Produtos / Serviços
São as páginas exclusivas para detalhamentos de linhas de produtos ou serviços oferecidos, normalmente listas, acompanhadas ou não de imagens, mas que facilmente remetam a tudo o que a empresa ou profissional “faz” de fato.
Blog
É atualmente a parte mais atualizável do site. Alguns sites são realmente apenas blogs, mas ainda assim é uma área de conteúdo mais frequentemente atualizada.
Não existe um formato padrão, coluna de conteúdo, coluna de “widgets”, normalmente mantém a mesma identidade do site, se fizer parte de um, mas a página principal do blog normalmente lista os últimos posts, por ordem cronológica, exibindo além do título da postagem, imagem destaque, pequeno resumo introdutório textual e link para a postagem completa.
Contato
Uma das páginas mais importantes, embora empresas mais evoluídas utilizam os cabeçalhos e rodapés para informar como entrar em contato, normalmente é nesta página que se encontram todas as informações sobre a empresa.
Endereço, mapa de localização, formulários de contato, lista de departamentos, telefones, links para redes sociais, links para áreas de suporte e outras informações importantes para o usuário entrar em contato.
O foco normalmente é direcionado para o formulário por razões óbvias, melhor atender alguns usuários por e-mail ao mesmo tempo do que pelo telefone apenas um!
Informações legais
Ainda não tão comum, mas agora graças a alterações legais, leis de proteção e outras, no exterior e no Brasil, esta página tende a ser importantíssima, é nela que aspectos legais devem ser esclarecidos ao usuário.
Que tipos de dados são coletados, como são armazenados, por quanto tempo e com que propósito são algumas das informações que devem estar nesta página.
Se algum tipo de mecanismo de coleta de dados é utilizado, é aqui que deve ser detalhado.
Bem como a política de privacidade, termos de serviços ou outras informações das novas legislações de proteção aos dados dos usuários.
Fique atento à LGPD!
Só isso?
Bem, estrutura mínima de páginas! Isso aqui é só para lhe dar uma ideia de onde começar a desenhar a estrutura.
Dependendo da área de atuação o tamanho da estrutura poderá variar.