Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Dicas e truques de email marketing

Compilei algumas dezenas de dicas e truques de email marketing para você, então aproveite!

Os tipos de e-mail que você deveria enviar mais e que dão mais resultados, segundo a Return Path:

  • E-mail de boas vindas;
  • Email marketing;
  • E-mails promocionais;

Os problemas mais comuns no HTML enviado por e-mail, segundo a Litmus:

  • Imagens não aparecem como deveriam;
  • Tags não fechadas adequadamente;
  • Fontes não aparecem corretamente;

Os 22 erros que comprometem seus resultados com email marketing, segundo a Rock Content:

  1. O assunto é longo demais;
  2. Neglicenciar o pre-header;
  3. Endereço de resposta inválido ou noreply;
  4. E-mail sem nenhum valor para o cliente;
  5. E-mail focado nos seus produtos e não nos seus clientes;
  6. Muitos call to action ao longo da mensagem;
  7. Muitas imagens, ou nenhuma imagem;
  8. Frequência de envios alta ou baixa demais;
  9. Mensagens que contradizem outras ofertas;
  10. Erros de português no texto;
  11. Enviar para lista não segmentada;
  12. Não existe uma pessoa de verdade assinando as mensagens;
  13. A mensagem não é pessoal;
  14. Esquecer de explorar o P.S.: no final da mensagem;
  15. A imagem destaque ultrapassa o tamanho da tela;
  16. O fluxo de nutrição não está adequado;
  17. Você só tem uma campanha ativa, tudo para todo mundo;
  18. Os contatos não deram permissão adequada para o envio;
  19. O conteúdo é uma imagem única, sem nenhum texto;
  20. Não definir indicadores claros a cada envio;
  21. Não monitorar e otimizar as campanhas a cada envio;
  22. Não fazer teste A/B;

Se você quiser fazer email marketing avançado, vai precisar de algumas coisas segundo a ClickMail:

  • Gerenciamento de dados e integração entre plataformas diversas;
  • Lead scoring;
  • Automação;
  • Segmentação avançada;
  • Código responsivo;
  • Analytics no e-mail;
  • Integração com mídias sociais;
  • Engine de recomendação;
  • Abandono de carrinho;

As  métricas que você deve se concentrar inicialmente, segundo o Search Engine Journal são:

  • Taxa de abertura;
  • CTR ou clickthrough rate;
  • Bounces (erros);
  • Descadastros;

Se quiser ter uma boa entrega nos seus envios, segundo a Vertical Response, cuide:

  • Use sempre double opt-in;
  • Não compre ou use listas de outras empresas;
  • Tenha um ou mais links de opt-in;
  • Não faça forms com javascript, flash ou activeX;
  • Atenda as expectativas de quem se cadastrou para receber seus e-mails;
  • Não manda repetidamente o mesmo e-mail para os mesmos destinatários;
  • Envie um e-mail de boas vindas;
  • Não faça links para IPs ou endereços desconhecidos nos seus envios;
  • Segmente usuários engajados de não engajados;
  • Não ignore os relatórios;
  • Cuide das boas práticas e regras de SPAM;
  • Não envie e-mails esporadicamente, mantenha periodicidade;
  • Envie conteúdo bom e relevante;
  • Teste todas as imagens e links;

Como enviar um e-mail (em 1984)