Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Dados sobre email marketing 2017

Resolvi compilar dados e estatísticas de email marketing de diversas empresas, como forma de dar conteúdo relevante à você.

Utilize estes dados da maneira que achar conveniente, e de preferência cite a fonte se for utilizar!

Email marketing 2017

  • Gastamos em média 2,1 horas por dia lendo e-mails, e uma pessoa normal lê cerca de 122 deles diariamente (Adestra);
  • E-mail marketing deve ser responsivo, 55% deles são abertos no mobile (Blue Fountain Media);
  • Desses 55% acima, 90% são abertos em um dispositivo da Apple;
  • Campanhas de B2B tiveram taxa de cliques 47% maior do que a do B2C em 2016 (Pinpointe);
  • E-mails transacionais tem em média 8x mais aberturas e clicks do que os outros tipos de envios, e geram cerca de 6x mais vendas (Experian);
  • Existem cerca de 4,35 bilhões de contas de e-mail, que chegarão a 5,59 bilhões ao final de 2019 (Radicati Group);
  • A maioria dos usuários checa e-mail no primeiro horário da manhã, por volta das 7h30 (Adestra);
  • 73% dos millennials prefere e-mail para uso corporativo, pois é parte do dia a dia (Procurious);
  • Cerca de 62% dos marketeiros estão produzindo e-mails responsivos (Adestra);
  • Empresas que enviam e-mails automatizados enviam até 133% mais informações relevantes que impactam no ciclo de compra do usuário (Lenskold and Pedowitz Groups);
  • As pessoas olham o celular cerca de 150 vezes ao dia (KPCB);
  • Cerca de 72% dos usuários acham que o e-mail favorece a comunicação com empresas que eles se relacionam, 61% aceita receber promoções semanais e 28% aceita receber e-mails com maior frequência(MarketingSherpa);
  • Os e-mails são muito efetivos porque não tem intermediários (Adestra)
  • A verba de marketing para 2017 deve ficar igual a 2015 e 2016, então os marketeiros precisam aproveitar o que tem (Econsultancy);
  • Email marketing está parelho com SEO em termos de ROI, 73%;
  • Em média um e-mail leva duas semanas entre ser planejado, produzido e enviado;
  • Se você não personalizar o e-mail as pessoas pensarão que você não as conhece realmente;
  • Adicionar vídeo no e-mail pode elevar a taxa de cliques em 300% (Emma);
  • Você tem cerca de 3 a 4 segundos para capturar a atenção do usuário no e-mail e fazer ele ler a mensagem (Litmus);
  • O endereço de e-mail é a chave de todas as informações do seu usuário;
  • O usuário em média tem 3 e-mails, o de trabalho, o pessoal e o do lixo que ele recebe e não dá muita bola;
  • Se seus usuários fornecem muitos e-mails falsos no cadastro significa que não confiam em você;
  • Apenas 33% dos marketeiros fazem segmentação avançada de e-mails;
  • E-mails de abandono de carrinho tem em o ROI mais alto;
  • Inovação em 2017 será triggers comportamentais, elementos dinâmicos, vídeos e contadores;
  • Em média 71% dos e-mails que não abrem adequadamente no dispositivo do usuário serão deletados imediatamente (Blue Hornet);
  • Os clientes de e-mail mais utilizados em dezembro de 2016 foram Apple iPhone 33%, Gmail 19%, Apple iPad 12%, Google Android 8%, Apple Mail 7%, Outlook 6%, Outlook.com 5% e o resto não importa (Litmus);
  • E-mail bate social media em 40x na aquisição e conversão de clientes (Campaing Monitor);
  • Segundo a Fast Company a previsão do ROI do e-mail marketing para 2017 é de 4.300%, apoiado por DMA e OutboundEngine;
  • O e-mail ainda é 40 vezes mais efetivo que o Facebook e o Twitter (McKinsey e Company);
  • 91% dos consumidores nos EUA utilizam e-mail diariamente, e o número cresce diariamente (Radicati Group);
  • 64% dos tomadores de decisões das empresas lêem e-mails no mobile (Email Expert);

Isso é tudo até o momento. Mas eu manterei esta página atualizada, então volte aqui de tempos em tempos.