Importante lembrar que temos constantemente sugerido a coleta de e-mails, o envio de peças de todos os tipos de email marketing, e o usuário já é bombardeado com e-mails o tempo todo.
Então, uma das peças mais efetivas, e ainda pouco utilizadas pelos pequenos marketeiros que lêem este blog, são os e-mails de pós-venda, e a ciência envolvida.
É importantíssimo deixar claro para o agora cliente o quanto a compra dele foi importante, o quão agradecida a empresa está, além é claro de aproveitar e demonstrar alguma seriedade, colocando todos os canais de contato disponíveis para ele, mas foque em formulários, e-mail e telefone apenas.
Mas crie uma experiência diferenciada, não use os templates padrão de email marketing que ele vai receber depois. Entregue algum amor ao seu cliente, uma imagem que deixe ele feliz, emocionado, que goste de lembrar da experiência que teve.
Mas não vá com tanta sede ao pote
Alguns dias depois do envio de agradecimento, envie outro e-mail, e neste peça a ele que se ainda não curtiu que curta os demais canais de redes sociais, e se tiver gostado da experiência que não apenas dê uma nota para a empresa, como se possível escreva um depoimento sobre o produto adquirido no site.
Dependendo pode pedir por uma pesquisa de satisfação específica, da loja que ele comprou, da maneira que a logística de entrega funcionou.
E depois
Coloque ele na régua de relacionamento. Envie e-mails personalizados, produtos que tenham alguma relação com o que ele comprou, dicas, truques, suporte técnico, o que mais for necessário.
Mas envie coisas diferentes da régua normal, cliente é uma coisa, possíveis interessados são outra.
Se ele mandou um depoimento, peça uma foto, peça autorização, em um envio mande o depoimento dele sobre o produto que comprou, vai criar uma grande afinidade com a sua empresa.
Mas tenha cuidado, olhe o timing, se ele comprou um carro ou um apartamento, não vai comprar outro tão cedo.
Se ele comprou uma jaqueta de couro, perguntar se ele quer outra no verão não faz sentido. Você tem que equacionar todas as variáveis.
Mas na maioria das vezes os resultados são fantásticos!
Planeje as suas ações com os e-mails de pós-venda e conte para nós. Comente aí.