Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A ciência dos e-mails de pós-venda

A ciência dos e-mails de pós-venda

Importante lembrar que temos constantemente sugerido a coleta de e-mails, o envio de peças de todos os tipos de email marketing, e o usuário já é bombardeado com e-mails o tempo todo.

Então, uma das peças mais efetivas, e ainda pouco utilizadas pelos pequenos marketeiros que lêem este blog, são os e-mails de pós-venda, e a ciência envolvida.

É importantíssimo deixar claro para o agora cliente o quanto a compra dele foi importante, o quão agradecida a empresa está, além é claro de aproveitar e demonstrar alguma seriedade, colocando todos os canais de contato disponíveis para ele, mas foque em formulários, e-mail e telefone apenas.

Mas crie uma experiência diferenciada, não use os templates padrão de email marketing que ele vai receber depois. Entregue algum amor ao seu cliente, uma imagem que deixe ele feliz, emocionado, que goste de lembrar da experiência que teve.

Mas não vá com tanta sede ao pote

Alguns dias depois do envio de agradecimento, envie outro e-mail, e neste peça a ele que se ainda não curtiu que curta os demais canais de redes sociais, e se tiver gostado da experiência que não apenas dê uma nota para a empresa, como se possível escreva um depoimento sobre o produto adquirido no site.

Dependendo pode pedir por uma pesquisa de satisfação específica, da loja que ele comprou, da maneira que a logística de entrega funcionou.

E depois

Coloque ele na régua de relacionamento. Envie e-mails personalizados, produtos que tenham alguma relação com o que ele comprou, dicas, truques, suporte técnico, o que mais for necessário.

Mas envie coisas diferentes da régua normal, cliente é uma coisa, possíveis interessados são outra.

Se ele mandou um depoimento, peça uma foto, peça autorização, em um envio mande o depoimento dele sobre o produto que comprou, vai criar uma grande afinidade com a sua empresa.

Mas tenha cuidado, olhe o timing, se ele comprou um carro ou um apartamento, não vai comprar outro tão cedo.

Se ele comprou uma jaqueta de couro, perguntar se ele quer outra no verão não faz sentido. Você tem que equacionar todas as variáveis.

Mas na maioria das vezes os resultados são fantásticos!

Planeje as suas ações com os e-mails de pós-venda e conte para nós. Comente aí.

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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