Tipos de envios de e-mail marketing

Dentre os tipos de envios de e-mail marketing, temos alguns mais utilizados normalmente. Então abaixo uma breve lista com alguns tipos. Fique ligado e observe as diferenças.

E-mails de boas-vindas

Seja simpático, o usuário se cadastrou, então poderia receber na primeira oportunidade um e-mail agradecendo seu interesse, recebendo informações sobre como entrar em contato com sua empresa, e que tipo de e-mails vai receber.

Newsletter informativa/institucional

São as mais comuns. Mas mantenha o foco, envie o necessário, converta o usuário para visualizar o conteúdo completo ou adicional no seu site/blog. Se estiver muito extensa ele não vai ler.

E-mail promocional

Relativamente comum, não é apenas um e-mail informando que sua loja vai entrar na temporada de 50% de desconto.

Também pode informar outros aspectos como fazer um teste, dicas de uso de um produto, oferecer um brinde, depoimento de clientes satisfeitos, frete grátis, sentimos a sua falta ou novo produto que chegou.

Normalmente é bem reduzido no tamanho, tem prazo de validade, e tem destaque maior para a imagem do que para o conteúdo textual. Mas não abuse.

Newsletters de vendas

Pense sempre no que quer vender e para quem. Lembre-se que num e-mail de vendas temos muito mais elementos de pontuação de spam.

Com o passar do tempo algumas empresas caem na tentação de automatizar tanto este tipo de envio que acabam por mandar imagens e mais imagens, pouco conteúdo textual e nenhuma relevância para o usuário que recebe.

Não caia nessa armadilha, foque, envie coisas do interesse ou que despertem o interesse.

E-mails de aviso

Normalmente e-mails desse tipo tendem a ser transacionais, ou seja, enviados por um sistema com propósito específico. Avisar que a revisão do veículo se aproxima, que o produto de interesse está novamente disponível e por aí vai.

Mas cuidado, a sua ferramenta de e-mail marketing é feita para enviar e-mails 1:n ou seja, para muitos. Envios unitários não são adequados, mas existem alternativas nas nossas ferramentas para lhe auxiliar a fazer isso.

Aniversário

São pouco utilizadas e a mais fácil de ser feita automaticamente sem sua interferência. Além disso o usuário adora receber – na data correta – e-mail de felicitações de aniversário.

Também é importante enviar com o nome correto! Utilize os recursos das nossas ferramentas e os templates prontos para este fim. Mas não esqueça de coletar nome e data de nascimento na hora do cadastro.

E-mails de boas-vindas


Muita gente não sabe, mas talvez o e-mail de boas-vindas seja o e-mail mais importante que você vai enviar!

O mais adequado é ele ser enviado imediatamente após a confirmação do cadastro (double opt-in), e é claro, automaticamente.

Veja que estou sendo genérico, mas após o cadastro na lista, após demonstrar interesse em um freebie, download, etc, sempre pode ser considerado um e-mail de boas-vindas.

Mas é importante enviar e-mails de boas-vindas?

Sim, por diversos motivos, vamos aos fatos:

  • Até 74% das pessoas esperam receber um e-mail de boas-vindas imediatamente após se cadastrarem;
  • Se ele não for enviado logo, corre o risco de o usuário “esquecer” que se cadastrou e ainda sinalizar seus e-mails como spam;
  • Se ele está aguardando imediatamente, vai olhar em todos os locais, caixa de entrada, spam, e fazer com que seja considerado legítimo normalmente;
  • A taxa de abertura dos e-mails de boas-vindas normalmente é alta, 50%, ou cerca de 85% maior que a média das newsletters normais;
  • Segundo a Return Path quem lê uma mensagem de boas-vindas normalmente lê mais de 40% dos e-mails enviados durante pelo menos 180 dias;

Então na prática o que devo fazer?

  • Configurar sua ferramenta para tal prática;
  • Confeccionar uma peça adequada, contendo agradecimento, dados para entrar em contato, e outras informações úteis ao usuário, como pedir para ele colocar seu remetente em uma whitelist;
  • Pode colocar um resumo do que ele normalmente vai receber;
  • Seus links de redes sociais;
  • Se ficar muito grande, você pode fazer uma sequência intervalada de e-mails de boas-vindas, pense nisso!

As sequências de e-mails também podem ser chamadas de autoresponders em algumas ferramentas, são normalmente o primeiro passo para você se familiarizar com a fantástica funcionalidade da automação de envios!

Alguns exemplos práticos do que pode (ou deve) ser enviado:

  • Agradecimentos e informações sobre a empresa (ou sobre você);
  • Seu melhor conteúdo já publicado;
  • Uma enquete perguntando as expectativas do usuário;
  • Você pode fazer alguma oferta;

Entenda que a partir daí você pode criar diversos tipos de automações, fazendo sua ferramenta e todos seu esforço em criar conteúdo trabalharem automaticamente por você.

Pense a respeito. Se tiver dúvidas comente aí que eu respondo rapidamente!

A ciência dos e-mails de pós-venda

Importante lembrar que temos constantemente sugerido a coleta de e-mails, o envio de peças de todos os tipos de email marketing, e o usuário já é bombardeado com e-mails o tempo todo.

Então, uma das peças mais efetivas, e ainda pouco utilizadas pelos pequenos marketeiros que leem este blog, são os e-mails de pós-venda, e a ciência envolvida.

É importantíssimo deixar claro para o agora cliente o quanto a compra dele foi importante, a quão agradecida a empresa está, além é claro de aproveitar e demonstrar alguma seriedade, colocando todos os canais de contato disponíveis para ele, mas foque em formulários, e-mail e telefone apenas.

Mas crie uma experiência diferenciada, não use os templates padrão de email marketing que ele vai receber depois. Entregue algum amor ao seu cliente, uma imagem que deixe ele feliz, emocionado, que goste de lembrar da experiência que teve.

Mas não vá com tanta sede ao pote

Alguns dias depois do envio de agradecimento, envie outro e-mail, e nesta peça a ele que se ainda não curtiu que curta os demais canais de redes sociais, e se tiver gostado da experiência que não apenas dê uma nota para a empresa, como se possível escreva um depoimento sobre o produto adquirido no site.

Dependendo pode pedir por uma pesquisa de satisfação específica, da loja que ele comprou, da maneira que a logística de entrega funcionou.

E depois

Coloque ele na régua de relacionamento. Envie e-mails personalizados, produtos que tenham alguma relação com o que ele comprou, dicas, truques, suporte técnico, o que mais for necessário.

Mas envie coisas diferentes da régua normal, cliente é uma coisa, possíveis interessados são outra.

Se ele mandou um depoimento, peça uma foto, peça autorização, em um envio mande o depoimento dele sobre o produto que comprou, vai criar uma grande afinidade com a sua empresa.

Mas tenha cuidado, olhe o timing, se ele comprou um carro ou um apartamento, não vai comprar outro tão cedo.

Se ele comprou uma jaqueta de couro, perguntar se ele quer outra no verão não faz sentido. Você tem que equacionar todas as variáveis.

Mas na maioria das vezes os resultados são fantásticos!

Planeje as suas ações com os e-mails de pós-venda e conte para nós.

Se preferir assista ao vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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