No início de 2000 tive a felicidade de prover meu escritório e minha máquina pessoal de casa com modems de alta velocidade. O terror estava apenas começando.
É correto afirmar que o crescimento da banda larga tem sido muito grande, grande parte pela malha de cabeamento das TVs a cabo no Brasil, que por ser em sua maioria nova, suportava de maneira bidirecional a troca de dados entre computadores conectados através dela. E mais recentemente a massificação das tecnologias (qualquer letra) DSL, que tornou nossos obsoletos pares metálicos a última palavra em conectividade.
Mas alguma vez você parou para pensar que simplesmente conectou sua máquina ou toda a rede da sua empresa pura e simplesmente a todos os usuários de determinada tecnologia da sua rua, bairro ou cidade? Passou pela sua cabeça que talvez por não saber nada sobre protocolos de comunicação, grupos de trabalho, permissões de usuários e outras coisas você simplesmente abriu a b*nda para o mundo?
Desde que percebi o quão vulnerável minha empresa tinha ficado, após um grande amigo do submundo eletrônico, subversivo do meio digital – um simples hacker – me informou o arquivo que eu estava trabalhando naquele momento, e me criou novas preocupações as quais me achava livre – pois eu mantinha os anti-vírus atualizados – fiquei um pouco mais paranóico, mas aprendi rapidinho o que é manter a rede segura e o firewall bem configurado.
Não estou invocando ninguém a testar minhas vulnerabilidades, estou apenas alertando que é preciso ir um passo além de instalar e deixar a sua b*nda larga.
Não sei se posso dizer que alguém tem culpa, mas certamente o seu provedor não alertou você sobre isso, alertou? A sua máquina de casa está bem configurada e protegida? Sabe se o seu vizinho do escritório ao lado utiliza um port scanner pra saber o que tem ao lado da parede dele?
Dê uma verificada você mesmo antes de chamar o seu responsável pelo departamento de TI, ou o sobrinho do seu amigo que tem um monte de cds com programas: Gibson Research Corp, http://www.grc.com/, clique em “Shields Up” e depois em Probe my ports e Test my shields só pra ver.
E esse é só um teste, vamos nos cuidar para não deixar a b*nda mais larga que o necessário.