Atualizando conteúdos antigos

Você já produziu uma certa quantidade de conteúdos. Saiba que a maior parte deles não precisa morrer.

Você pode e deve atualizar sempre que encontrar informações relevantes e que farão diferença no artigo original.

Eu faço isso com alguma frequência. Você pode utilizar diversos recursos para atualizar, desde mexer no título e no texto (não altere a url amigável), revisar o que vale o que não vale, acrescentar mais imagens, vídeos, infográficos e links adicionais.

5.1 Reempacotando conteúdos

Lembre-se do que já falamos antes, um post pode virar um vídeo, um vídeo pode virar um podcast, o post pode também virar um e-Book, um infográfico.

Não há limites para reaproveitar. Pode inclusive se programar para fazer isso a partir de um tempo da publicação original.

Ainda que produza o conteúdo em diversos formatos, pode ir largando o mesmo em diferentes datas a partir do conteúdo original ser publicado.

Vai manter a sua publicação final ativa muito mais tempo e atingir diversos públicos diferentes que consomem diversos tipos de conteúdos. Pense nisso.

5.2 Analytics

É claro que você tem Analytics no seu site ou blog certo? Se não tem, essa é a sua primeira tarefa depois de terminar de ler.

Pode ser o Google Analytics, pode ser outra ferramenta. Pode ser analytics das suas redes sociais (sim a maioria tem), pode ser da sua ferramenta de publicação em redes sociais, do YouTube, pode ser o analytics da sua ferramenta de email marketing.

Esses dados são o que você tem de mais valioso depois do seu conteúdo. Eles vão retroalimentar sua produção de conteúdos.

É importante você criar o hábito de analisar os dados que gera, saber quem está consumindo o que, de onde eles vêm, os conteúdos que dão mais ou menos resultados.

É um dos recursos mais importantes que você terá à sua disposição para saber mais sobre seus usuários, até para voltar no começo e definir personas, lembra disso?

5.3 Posts de blog

De novo? Sim, novamente, vamos lá:

  • Atualize os conteúdos;
  • Crie listas de posts do mesmo assunto;
  • Coloque novas imagens;
  • Acrescente infográficos;
  • Adicione vídeos;
  • Crie links adicionais internos e externos;
  • Transforme o conteúdo para outras mídias, como Instagram se fizer sentido;
  • Faça uma publicação no Pinterest;
  • Transforme em um vídeo;
  • Crie um e-book;
  • Transforme em podcast;
  • Envie novamente por email marketing;

5.4 SEO

Está tudo certo os mecanismos de busca? Tem certeza?

É uma boa prática revisar se as otimizações para os mecanismos de busca estão corretas, senão você pode atualizar as mesmas.

Por exemplo o Google acabou de atualizar o tamanho da meta descrição de uma página (que aparece no resultado da busca) para 320 caracteres.

5.5 Imagens

Se achar que deve mudar alguma imagem, melhorar alguma coisa, mude!

Isso renova o post para quem observa.

5.6 Vídeos

Veja, você pode criar vídeos originais, que não são diretamente vinculados a nenhum tipo de postagem.

Mas se tiver um post muito bom (ou até um muito ruim olhando pelo lado de resultados, acesso e conversões), pode ser interessante criar um vídeo a partir dele, pode atingir um novo público e revigorar o mesmo.

Se tiver um vídeo já e quiser melhorar, caso ele seja muito longo, pense na possibilidade de editar em vários vídeos menores.

E se tiver assunto, que tal fazer um webinar?

5.7 Assunto

Você pode sim ajustar o assunto. Se fizer sentido, ajuste. Nada nesta vida é definitivo.

Mas cuidado apenas para não mexer na URL amigável de um post já indexado. Opte por manter a mesma.

Caso queira muito mexer na URL considere um redirecionamento adequado para avisar os mecanismos de busca da mudança definitiva da mesma.

5.8 Podcast

Não precisa começar um canal de podcasts do zero. Se já possui vídeos, transforme eles em podcasts primeiro.

Veja o resultado e aí comece a evoluir.

5.9 Reengenharia

Não esqueça que conteúdos vinculados a produtos e serviços tendem a caducar.

O produto saiu de linha, sofreu atualizações, não existe mais.

Então sempre mantenha canal aberto com os demais departamentos para manter estes tipos de conteúdos atualizados ou redirecionar o cliente quando for o caso.

Lembrando

Ajuste o que precisar, e tudo o que for ajustado pode e deve ser novamente compartilhado.

E até enviado por email marketing para os destinatários mais apropriados da sua base.

Material de apoio

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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