Como falei na coluna anterior, a Internet é um fenômeno social. Mas o termo rede social pode significar também outras coisas na Internet.
Com o aumento do número de pessoas online, a tendência é que o esforço outrora feito para reunir comunidades em torno de um determinado assunto ou objetivo – o que cria o senso de identidade, tenderá a diminuir.
Seguindo a onda, tem aparecido alguns softwares que tentam forçar um pouco o aumento das redes sociais de relacionamentos. Ora se utilizamos algum software de mensagens instantânea (ICQ, Messenger, etc) é normal que na minha lista de contatos tenha as pessoas as quais eu tenho algum tipo de relacionamento, ou no mínimo que eu espero ter num futuro próximo.
Esses softwares que citei partem da premissa que se eu tenho vários amigos, e você tem vários amigos, e nós nos relacionamos, então nossos amigos devem ser apresentados. Esquisito, mas de certa forma tem alguma lógica.
E além das teorias dos níveis de relacionamento (você já deve ter lido a respeito disso) algumas dessas empresas estão tentando provar que também é possível se valer dessas técnicas para o mundo dos negócios.
Na seqüência então surgiram outros serviços e softwares com o mesmo objetivo do Terceira Terça, fomentar o networking e proporcionar contatos mais interessantes do ponto de vista dos negócios.
E a maneira como os novos contatos são feitos seguem alguns padrões, alguns softwares só permitem os FOAF (friend of a friend), enquanto outros permitem acesso irrestrito as teias de relacionamento alheias.
Ainda, algumas ferramentas analisam as informações que trafegam em suas redes (quem contacta quem) para criar um modelo que pode entre outras coisas indicar um possível novo gerente para um grupo de pessoas.
Parece que começamos a fazer ferramentas que trazem algum retorno aos usuários e as empresas. Mas de qualquer forma antes de falar mal e cortar o acesso dos funcionários, é bom que eles sejam testados!
Links de apoio:
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